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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5950
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A nota jornalística no ensino de língua portuguesa: propostas práticas e aplicações |
Título(s) alternativo(s): | The genre newspaper note in the teaching of portuguese: practices, proposals and applications |
Autor: | Lopes, Bruno Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Valente, André Crim |
Terceiro membro da banca: | Martins, Ana Lúcia Monteiro Ramalho Poltronieri |
Quarto membro da banca: | Pimentel, Carmen |
Resumo: | Esta tese propõe uma abordagem teórico-didática do gênero discursivo nota jornalística, tendo em vista as relações dialógicas calcadas na argumentatividade. De início, adotando uma perspectiva que privilegia a dimensão interacional e dialógica da linguagem, busca-se fazer uma abordagem descritivo-interpretativa do gênero, com base, sobretudo, nos ensinamentos do Círculo de Bakhtin. Para tal, exploram-se, a partir de um corpus formado por aproximadamente 2745 notas extraídas da coluna de Ancelmo Gois (jornal O Globo), os aspectos sócio-históricos e ideológicos das notas, sua dinâmica interativa, seus elementos estruturantes e sua vocação argumentativa. Neste ponto, promove-se uma abordagem interdisciplinar, de modo a trazer as contribuições da grande área da Comunicação Social para melhor compreendermos o funcionamento da esfera jornalística e, por corolário, do gênero dentro desse espaço. Além disso, tenciona-se promover um produtivo diálogo entre os postulados do Círculo e os dos teóricos da argumentação, como Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), de sorte a compreender como se manifesta, no gênero, a argumentatividade. Relativamente à exploração didática das notas jornalísticas, foco da segunda parte deste estudo, tenciona-se propor, conforme orientações do Grupo de Genebra (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), uma sequência didática que concorra, em especial, com o aperfeiçoamento de habilidades de leitura e de escrita necessárias ao domínio do gênero. Essa sequência foi aplicada aos nossos alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ/campus Valença), os quais participaram, durante o ano de 2017, de um projeto de Extensão intitulado Cefet em Folha, cuja proposta consistiu em criar um jornal discente on line chamado Deu na Telha. Nesta parte da tese, seguindo o paradigma interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), relatamos, sucintamente, uma experiência com a escrita das notas que tivemos com nossos alunos no projeto de Extensão. O estudo que ora trazemos a público aponta para um gênero que, a despeito de receber pouca atenção dos estudiosos da linguagem brasileiros, se apresenta não só como um espaço fecundo para o estudo das relações dialógicas de base argumentativa, servindo, não raras vezes, ao convencimento e à persuasão do auditório, mas também como um instrumento didático que pode efetivamente contribuir para o aperfeiçoamento de habilidades e competências atinentes ao saber argumentativo dos educandos |
Abstract: | This dissertation proposes both a theoretical and a didactic approach to the speech genre newspaper note, taking into account the dialogical relations based on argumentativity. Initially, by adopting an interactional and dialogical perspective on language, it is intended to make a descriptive-interpretative approach of such genre, based, above all, on the teachings of the Bakhtin Circle. To this end, a corpus of approximately 2745 notes extracted from the column of Ancelmo Gois (Brazilian newspaper O Globo) is focused. Also, the socio-historical and ideological aspects, the interactive dynamics, the structuring elements and the argumentative vocation of the newspaper notes are explored. At this point, an interdisciplinary approach is promoted, so as to bring the contributions of the larger area of Social Communication to better understand how the journalistic sphere functions and, consequentially, the genres within such sphere. In addition, it is intended to promote a productive dialogue between the Circle s postulates and theorists of argumentation such as Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005), in order to understand how argumentativity is manifested in the genre under study. Regarding the didactic exploration of the newspaper notes, the second part of this study proposes, according to the Geneva Group (DOLZ, SCHNEUWLY, 2004), a didactic sequence that contributes in particular to the improvement of reading and writing skills needed to master the genre. This sequence was carried out with our students at the Federal Center of Technological Education Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ/campus Valença), who participated over the year of 2017 in the Extension project entitled Cefet em Folha, whose proposal consisted of creating an online newspaper called Deu na Telha. In this part of the dissertation, following the interpretative paradigm (BORTONI-RICARDO, 2008), we briefly report an experience with our students, who wrote newspaper notes during the Extension project. The research presented here points to a genre that, despite receiving little attention from language scholars, can be understood not only as a fertile space for the study of dialogical relations of argumentative basis, serving to the persuasion of the audience too often, but also as a didactic tool that can effectively contribute to the improvement of skills and competences related to students' argumentative knowledge |
Palavras-chave: | The teaching of Portuguese Reading Writing Genre Newspaper note Língua portuguesa Estudo e ensino Língua portuguesa - Análise do discurso Estudo e ensino Redação de textos jornalísticos Comunicação escrita Ensino Leitura Escrita Gênero do discurso Nota jornalística |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | LOPES, Bruno Silva. A nota jornalística no ensino de língua portuguesa: propostas práticas e aplicações. 2018. 300 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5950 |
Data de defesa: | 13-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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