Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5952
Tipo do documento: Tese
Título: O ensino da leitura e da escrita nos anos finais do Ensino Fundamental: a notícia e a crítica de filmes
Título(s) alternativo(s): The teaching of reading and writing in the final years of elementary school: the news and film s criticism
Autor: Jadel, Jardeni Azevedo Francisco 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Segundo membro da banca: Santos, Denise Salim
Terceiro membro da banca: Silva, Edila Vianna da
Quarto membro da banca: Freitas, Fernanda Farias de
Resumo: Uma das críticas mais contundentes em relação ao ensino de Língua Portuguesa tem sido a dissociação da realidade social e o seu conceito subjacente de linguagem, prioritariamente gramatical. Embora as discussões sejam abundantes, na perspectiva da língua como interação verbal, as lacunas teórico-metodológicas existentes na formação e na prática pedagógica colaboram para que a questão não se efetive plenamente nas salas de aula. Os estudos enveredam para teorias e/ou metodologias que colocam o aluno como sujeito/autor de discursos materializados em gêneros textuais, sintetizados pelos documentos oficiais de orientação para o Ensino Fundamental, com destaque para a Base Nacional Comum Curricular. Para dar conta desse desafio, optou-se pela elaboração de unidades didáticas para a leitura e para a escrita, a partir dos gêneros notícia e crítica de filmes, com embasamento teórico de autores como Geraldi (1997, 2004), Bakhtin (2004, 2011), Koch (2002, 2004 e 2013), Travaglia (2009), além dos apontamentos de Solé (1998), Lerner (2002), Menegassi (2004, 2010), Bonini (2004), Bazerman (2007, 2011), Marcuschi (2008), Antunes (2010), entre outros. A ideia é mostrar que, para realizar leituras e produzir textos, é necessário consciência sobre para que , para quem , quando , onde e por quem um texto é escrito e lido, na expectativa de que ampliar competências e habilidades desenvolvidas no uso da palavra, dominando o discurso nas diversas situações comunicativas, deve ser o objetivo das aulas de Língua Portuguesa
Abstract: One of the most compelling critiques of Portuguese language teaching has been the dissociation of social reality and its underlying concept of language, primarily grammatical. Although the discussions are abundant, in the academic context, from the perspective of language as verbal interaction, the theoretical and methodological gaps in the pedagogical practice collaborate that the issue is not fully effective in classrooms. The studies have turned to theories and / or methodologies that put the student as subject / author of speeches materialized in textual genres, synthesized by official orientation documents for Elementary School, especially the National Curricular Common Base. In order to deal with this challenge, we chose to elaborate didactic units for reading and writing, from the genres of news and criticism's film, with the theoretical basis of authors such as Geraldi (1997, 2004), Bakhtin (2004, 2011), Koch (2002, 2004 and 2013), Travaglia (2009), and the notes of Solé (1998), Lerner (2002), Menegassi (2004, 2010), Bonini (2004), Bazerman (2008), Antunes (2010), among others. The idea is to show that in order to carry out readings and produce texts, it is necessary to be aware of "for what", "for whom", "when", "where" and "why" a text is written and read, in the expectation that expand skills and abilities developed in the use of the word, dominating the discourse in the diverse communicative situations, should be the objective of the Portuguese Language classes
Palavras-chave: Elementary School
Reading and writing
News
Movie review
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Compreensão na leitura
Língua portuguesa Português escrito
Jornais Manchetes
Crítica cinematográfica
Ensino Fundamental
Leitura e escrita
Notícia
Crítica de filmes
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: JADEL, Jardeni Azevedo Francisco. O ensino da leitura e da escrita nos anos finais do Ensino Fundamental: a notícia e a crítica de filmes. 2018. 248 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5952
Data de defesa: 20-Dez-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jardeni Azevedo Francisco Jadel_Tese.pdf3,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.