Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5952
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O ensino da leitura e da escrita nos anos finais do Ensino Fundamental: a notícia e a crítica de filmes |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of reading and writing in the final years of elementary school: the news and film s criticism |
Autor: | Jadel, Jardeni Azevedo Francisco |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Segundo membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Terceiro membro da banca: | Silva, Edila Vianna da |
Quarto membro da banca: | Freitas, Fernanda Farias de |
Resumo: | Uma das críticas mais contundentes em relação ao ensino de Língua Portuguesa tem sido a dissociação da realidade social e o seu conceito subjacente de linguagem, prioritariamente gramatical. Embora as discussões sejam abundantes, na perspectiva da língua como interação verbal, as lacunas teórico-metodológicas existentes na formação e na prática pedagógica colaboram para que a questão não se efetive plenamente nas salas de aula. Os estudos enveredam para teorias e/ou metodologias que colocam o aluno como sujeito/autor de discursos materializados em gêneros textuais, sintetizados pelos documentos oficiais de orientação para o Ensino Fundamental, com destaque para a Base Nacional Comum Curricular. Para dar conta desse desafio, optou-se pela elaboração de unidades didáticas para a leitura e para a escrita, a partir dos gêneros notícia e crítica de filmes, com embasamento teórico de autores como Geraldi (1997, 2004), Bakhtin (2004, 2011), Koch (2002, 2004 e 2013), Travaglia (2009), além dos apontamentos de Solé (1998), Lerner (2002), Menegassi (2004, 2010), Bonini (2004), Bazerman (2007, 2011), Marcuschi (2008), Antunes (2010), entre outros. A ideia é mostrar que, para realizar leituras e produzir textos, é necessário consciência sobre para que , para quem , quando , onde e por quem um texto é escrito e lido, na expectativa de que ampliar competências e habilidades desenvolvidas no uso da palavra, dominando o discurso nas diversas situações comunicativas, deve ser o objetivo das aulas de Língua Portuguesa |
Abstract: | One of the most compelling critiques of Portuguese language teaching has been the dissociation of social reality and its underlying concept of language, primarily grammatical. Although the discussions are abundant, in the academic context, from the perspective of language as verbal interaction, the theoretical and methodological gaps in the pedagogical practice collaborate that the issue is not fully effective in classrooms. The studies have turned to theories and / or methodologies that put the student as subject / author of speeches materialized in textual genres, synthesized by official orientation documents for Elementary School, especially the National Curricular Common Base. In order to deal with this challenge, we chose to elaborate didactic units for reading and writing, from the genres of news and criticism's film, with the theoretical basis of authors such as Geraldi (1997, 2004), Bakhtin (2004, 2011), Koch (2002, 2004 and 2013), Travaglia (2009), and the notes of Solé (1998), Lerner (2002), Menegassi (2004, 2010), Bonini (2004), Bazerman (2008), Antunes (2010), among others. The idea is to show that in order to carry out readings and produce texts, it is necessary to be aware of "for what", "for whom", "when", "where" and "why" a text is written and read, in the expectation that expand skills and abilities developed in the use of the word, dominating the discourse in the diverse communicative situations, should be the objective of the Portuguese Language classes |
Palavras-chave: | Elementary School Reading and writing News Movie review Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino Compreensão na leitura Língua portuguesa Português escrito Jornais Manchetes Crítica cinematográfica Ensino Fundamental Leitura e escrita Notícia Crítica de filmes |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | JADEL, Jardeni Azevedo Francisco. O ensino da leitura e da escrita nos anos finais do Ensino Fundamental: a notícia e a crítica de filmes. 2018. 248 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5952 |
Data de defesa: | 20-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Jardeni Azevedo Francisco Jadel_Tese.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.