Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5954
Tipo do documento: Tese
Título: Aruanda e Banho de cheiro: o percurso autobiográfico da escritora paraense Eneida
Título(s) alternativo(s): Aruanda and Banho de cheiro: the autobiographical route of the writer paraense Eneida
Autor: Santos, Edimara Ferreira 
Primeiro orientador: Rocha, Fátima Cristina Dias
Primeiro membro da banca: Pereira, Júlio César França
Segundo membro da banca: Lopez, Anna Faedrich Martins
Terceiro membro da banca: Santos, Matildes Demetrio dos
Quarto membro da banca: Viegas, Ana Cristina Coutinho
Resumo: A partir do debate contemporâneo sobre a autobiografia, esta tese procura construir uma leitura das obras Aruanda (1957) e Banho de Cheiro (1962), da escritora paraense Eneida de Moraes. Para este estudo, buscamos apoio teórico de Leonor Arfuch (2010; 2013) com as ideias de espaço biográfico e de morada da subjetividade, ambas categorias que ajudaram a pensar sobre Biografia do livro , Autocrítica e Carta testamento . Do mesmo modo, a contribuição teórica de Sylvia Molloy (2004) nos ajudou a fazer a leitura das obras a partir das categorias autobiografemas e retórica autobiográfica. Neste sentido, levamos em conta o espaço biográfico, as autoimagens, as fabulações de si, os autobiografemas e a retórica autobiográfica com que Eneida organiza, em Aruanda e Banho de cheiro, as etapas de sua vida. Nos textos mencionados, a escritora estrutura seu percurso em três etapas infância, mocidade e fase adulta , marcadas pelos seguintes autobiografemas: a) a ficção da infância, o romance familiar, os lugares da memória, os tipos populares da cidade de Belém e da vida nos colégios; b) a relação com a mãe, a cumplicidade com os irmãos e a formação na Faculdade; c) a formação intelectual e política (a militância e as prisões); e d) a vida com os amigos na cidade do Rio de Janeiro. Dessa perspectiva, é possível perceber que a escrita de si de Eneida e a criação de suas autoimagens decorrem de diferentes estratégias que mobilizam a memória da escritora, levando à construção de imagens de si dispersas e fragmentárias. Nesse processo, ganham importância as crônicas de Aruanda, os relatos autobiográficos de Banho de Cheiro, e os suportes que definem a morada da subjetividade da autora paraense um conjunto de textos nos quais a escritora, mesmo que de modo descontínuo e inconcluso, configura-se como mulher forte, que escolheu e trilhou seu caminho sem hesitações, fazendo da escrita e da militância política a mobília de seu percurso ético e estético
Abstract: Having as starting point the contemporary debate on autobiography, this thesis seeks to construct a reading of the works Aruanda (1957) and Banho de Cheiro (1962), by paraense writer Eneida de Moraes. For this study, we sought theoretical support from Leonor Arfuch (2010, 2013) with the ideas of biographical space and home of subjectivity, both categories that helped thinking about Biografia do livro , Autocrítica e Carta testamento . Similarly, the theoretical contribution of Sylvia Molloy (2004) helped us to read the works from the autobiographical categories and the autobiographical rhetoric. In this sense, we consider the biographical space, the self-images, the fables of self, the autobiographies and the autobiographical rhetoric with which Eneida organizes, in Aruanda and Banho de cheiro, the stages of his life. In the mentioned works, the writer structures her life course in three stages childhood, youth and adulthood marked by the following autobiographies: a) childhood fiction, family romance, places of memory, popular types of the city of Belém and life in colleges; b) the relationship with the mother, the complicity with the brothers and the formation in University; c) intellectual and political formation (militancy and prisons); and d) life with friends in the city of Rio de Janeiro. From this perspective, it is possible to perceive that Eneida's self-writing and the creation of her self-images derive from different strategies that mobilize the writer's memory, leading to the construction of scattered and fragmentary self-images. In this process, the chronicles of Aruanda, the autobiographical stories of Banho de Cheiro, and the media that define the home of the author's subjectivity a set of texts in which the writer, even though in a discontinuous and inconclusive way, shows off an identity of a strong woman, who chose and walked her way without hesitation, making writing and political militancy the furniture of her ethical and aesthetic journey
Palavras-chave: Autobiography
Autobiographical rhetoric
Autobiographemes
Home of subjectivity
Eneida, 1903-1971 Crítica e interpretação
Eneida, 1903-1971 Autobiografia
Eneida, 1903-1971. Aruanda
Eneida, 1903-1971. Banho de cheiro
Autobiografia na literatura
Memória autobiográfica
Autobiografia
Retórica autobiográfica
Autobiografemas
Morada da subjetividade
Eneida de Moraes
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SANTOS, Edimara Ferreira. Aruanda e Banho de cheiro: o percurso autobiográfico da escritora paraense Eneida. 2018. 143 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5954
Data de defesa: 26-Set-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Edimara Ferreira Santos_Tese.pdf1,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.