Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5957
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A recepção da obra de Graciliano Ramos no Brasil e nos EUA: da crítica inaugural nos jornais aos estudos acadêmicos |
Título(s) alternativo(s): | The reception of Graciliano Ramos work in Brazil and in the USA: from the inaugural review in the newspapers to the academic studies |
Autor: | Sousa, Izaura Vieira Mariano de |
Primeiro orientador: | Soares, Marcus Vinicius Nogueira |
Primeiro membro da banca: | Rocha, Fátima Cristina Dias |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Ana Lúcia Machado de |
Terceiro membro da banca: | Navarro, Roberto José Bozzetti |
Quarto membro da banca: | Santos, Claudete Daflon dos |
Resumo: | A literatura brasileira, no que tange à divulgação das obras e à crítica sobre as mesmas, teve uma grande parcela de desenvolvimento nos jornais. Na primeira metade do século XX, as faculdades de Letras ainda estavam se formando, logo, a veiculação de críticas literárias nos periódicos era de extrema importância para a discussão e apropriação dos textos literários. Nesse sentido, um dos objetivos dessa pesquisa é analisar a recepção crítica da obra de Graciliano Ramos à época de sua publicação, entre as décadas de 1930 e 1950, em jornais de grande circulação no Rio de Janeiro, verificando como essa recepção inaugural reverberou nos escritos acadêmicos posteriores. Outro propósito dessa tese é investigar como se deu a recepção da obra do escritor alagoano nos Estados Unidos da América, por meio da análise dos principais trabalhos críticos difundidos em solo norte-americano, também nos decênios de 1930 a 1950, assim como nos estudos vigentes da pesquisadora Darlene Sadlier, professora e diretora do Programa de Português da Indiana University, que identifica os anos da política da boa vizinhança (1933-1945) como um momento fundamental para a aproximação cultural entre Brasil e EUA. Para nosso exame, consideraremos os estudos de Samuel Putnam (1892-1950), um dos primeiros ensaístas e tradutores americanos que se dedicou à literatura do Brasil, o artigo de Ralph Dimmick (1916-2015), The Brazilian literary generation of 1930 , de 1951, o livro de Fred P. Ellison (1922-2014), Brazil s new novel: four northeastern masters, de 1954, que dedica um capítulo a Graciliano, e o livro de Érico Veríssimo, Brazilian Literature: an outline, publicado nos EUA, em 1945. Por meio dessa pesquisa será possível ampliar os horizontes de investigação nas dimensões estética e histórica, observando a relevância do discurso crítico para a repercussão da recepção da obra do autor de São Bernardo dentro e fora do contexto brasileiro |
Abstract: | Brazilian literature, regarding the dissemination of works and the criticism about them, had a great deal of development in the newspapers. In the first half of the twentieth century, the languages and literature colleges were still in formation, therefore, the circulation of literary criticism in the periodicals was extreme important to the discussion and appropriation of literary texts. Because of that, one of the objectives of this research is to analyze the critical reception of Graciliano Ramos work at the time of its publication, between 1930 and 1950, in newspapers of great circulation in Rio de Janeiro, verifying how this inaugural reception reverberated in the later academic writings. Another purpose of this thesis is to investigate the reception of the work of the writer from Alagoas in the United States of America, by analyzing the main critical works published in North American land, also in the 1930s and 1950s, as well as in the current studies of the researcher Darlene Sadlier, professor and director of the Portuguese Program at Indiana University, who identifies the years of good neighbor policy (1933-1945) as a fundamental moment for the cultural approximation between Brazil and the United States. For our examination, we shall consider the studies of Samuel Putnam (1892-1950), one of the first American essayists and translators dedicated to Brazilian literature, Ralph Dimmick s (1916-2015) article, The Brazilian literary generation of 1930 (1951), Fred P. Ellison s book (1922-2014), Brazil's new novel: four northeastern masters (1954), which dedicates a chapter to Graciliano, and Érico Veríssimo s book, Brazilian Literature: an outline, published in the USA, in 1945. Through this research it will be possible to broaden the horizons of investigation in the aesthetic and historical dimensions, observing the relevance of the critical discourse to the repercussion of the reception of Graciliano Ramos work inside and outside the Brazilian context |
Palavras-chave: | Critical reception Newspapers Academic studies USA Ramos, Graciliano, 1892-1953 - Crítica e interpretação Literatura brasileira História e crítica Crítica literária História - Estados Unidos Leitores Reação crítica Jornais na literatura Séc. XX Literatura brasileira Estados Unidos Graciliano Ramos Recepção crítica Jornais Estudos acadêmicos EUA |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SOUSA, Izaura Vieira Mariano de. A recepção da obra de Graciliano Ramos no Brasil e nos EUA: da crítica inaugural nos jornais aos estudos acadêmicos. 2019. 198 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5957 |
Data de defesa: | 27-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Izaura Vieira Mariano de Sousa_Tese.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.