Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5963
Tipo do documento: Tese
Título: Aventuras do personagem-leitor em metaficções de Cervantes, Borges e Calvino (e o que encontrou lá)
Título(s) alternativo(s): Adventures of the reader-character in metafictions of Cervantes, Borges and Calvino (and what he found there)
Autor: Ramos, Juliana Silva 
Primeiro orientador: Carneiro, Flávio Martins
Primeiro membro da banca: Oliveira, Ana Lúcia Machado de
Segundo membro da banca: Motta, Marcus Alexandre
Terceiro membro da banca: Klein, Kelvin Falcão
Quarto membro da banca: Chiarelli, Stefania Rota
Resumo: O personagem-leitor é o ponto de partida desta tese. Ele é o pilar que torna evidente a construção de uma metaliteratura que se busca compreender por meio do conceito de narcisismo literário (HUTCHEON, 1984) voltado para o processo de recepção; é a chave de acesso do leitor ao mundo intersticial que se manifesta entre ficção e realidade (PIGLIA, 2006, p. 26), e entre ficção e reflexões críticas e teóricas, sendo um entrelugar (BHABHA, 1998). Essa figura é determinante para a seleção do corpus central de estudo: produções que, discutindo também a figura e o papel de personagens-leitores conscientes do ato da leitura, perscrutam representações da arte de ler e do leitor de literatura. São elas: Don quijote de la Mancha (1605/2009), de Cervantes, os contos Pierre Menard, autor del Quijote , Examen de la obra de Herbert Quain e El jardín de senderos que se bifurcan , de Ficciones (1944/1984m), de Borges, e Se una notte d inverno un viaggiatore (1979/2002), de Calvino; textos que, em razão do discurso crítico e teórico que desenvolvem, evidenciam-se enquanto manifestações tangíveis de recepção e como expressões de um ensaísmo resultante do autocentramento. Ao analisá-las, objetivam-se compreender e discutir os mecanismos de articulação e funcionamento dessas redes de simulacro em que se insere o leitor e refletir sobre os efeitos de sentido produzidos a partir dos procedimentos adotados, predominando a observação do texto enquanto espaço de presentificação da metatécnica (BAUDRILLARD, 1991) relacionada à recepção. Nesse contexto, reconhece-se que cada uma dessas obras é uma materialização da leitura de personagens-leitores-autores de ficção que são grandes conhecedores de ficção e que, conscientemente, praticam a chamada recepção autoral, colocando-a em protagonismo e empregando-a como uma estratégia para alcançar um livro infinito, uma leitura eterna e, portanto, também uma espécie de biblioteca infinita. Percebe-se, ainda, essa série de interseções como um centro invisível que instaura a aparição de dois espectros: leitor-militante e leitor-eterno. Cabe destacar a discussão sobre os termos desenvolvidos: centros invisíveis (pontos de interseção intra e/ou extratextual que se estabelecem livremente, podendo ou não se tornarem conhecidos), leitor-autor (mais do que coautor; com sua força criativa, extrapola os limites do leitor implícito e do leitor-modelo), recepção autoral (realizada pelo leitor-autor em sua atividade criadora), leitor-militante (tipo específico de leitor-autor que emprega a recepção autoral em favor de uma causa) e leitor-eterno (espectro cuja aparição se instaura junto à do livro e da biblioteca infinitos). Esses elementos estéticos são examinados também enquanto produtores de simulacros (BAUDRILLARD, 1991) dotados de plasticidade e que se manifestam em encruzilhada (PUCHEU, 2004), multiverso (HAWKING; HERTOG, 2018) e espectro (DERRIDA, 1994); por conseguinte, estudam-se também: texto-encruzilhada, texto-multiverso e texto-espectro noções propostas neste trabalho. E percebe-se que obras como essas investigadas tornam, pela metatécnica, o leitor consciente do texto lido e do seu artifício (BARTHES, 2007), mas também de si, e de sua prática leitora, projetando para o leitor um espelho em que se (re)conhecer e apontando novas formas de compreender e interpretar a recepção de produções literárias, como o é a estética da recepção autoral
Abstract: The reader-character is this thesis starting point. He is the pillar that makes clear the construction of a metaliterature that seeks to understand through the concept of literary narcissism (HUTCHEON, 1984) focused on the reception s process; it is the reader s key to the interstitial world that manifests itself between fiction and reality (PIGLIA, 2006, p. 26), and between fiction and critical and theoretical reflections, being an in-between space (BHABHA, 1998). This figure is determinant for the selection of the study s central corpus: productions that, also discussing the figure and the role of readers-characters conscious of the act of reading, look for representations of the art of reading and the reader of literature. They are: Don quijote de la Mancha (1605/2009), by Cervantes, the tales Pierre Menard, autor del Quijote , Examen de la obra de Herbert Quain and El jardín de senderos que se bifurcan , in Ficciones (1944/1984m), by Borges, and Se una notte d inverno un viaggiatore (1979/2002), by Calvino; texts that, because of the critical and theoretical discourse that develop, reveal themselves as tangible manifestations of reception and as expressions of an essayism that resulting from self-centering. We aim to understand and discuss the mechanisms of articulation and operation of these simulacrum networks in which the reader is inserted and to reflect about the sense effect produced from the adopted procedures, prevailing the observation of the text as a space of presentification of the metatechnique (BAUDRILLARD, 1991) related to the reception. In this context, each of these works is a materialization of the reading of authors-readers-characters of fiction who are great connoisseurs of fiction and who, consciously, practice the so-called authorial reception, placing it in prominence and employing it as a strategy to reach an infinite book, an eternal reading and, therefore, also a kind of infinite library. It is worth highlighting the discussion about the terms developed: invisible centers (intra and/or extratextual points of intersection that freely establish themselves, and may or may not become known), reader-author (more than coauthor; with his creative force, he goes beyond the limits of the implied reader and the model reader), authorial reception (performed by the author-reader in his creative activity), militant-reader (specific type of author-reader who employs authorial reception in favor of a cause) and eternal-reader (spectrum whose appearance is established next to that of the infinite book and library). These aesthetic elements are also examined as producers of simulacra (BAUDRILLARD, 1991) that have plasticity and manifest themselves in crossroads (PUCHEU, 2004), multiverse (HAWKING; HERTOG, 2018) and spectrum (DERRIDA, 1994); therefore, we also study: crossroads-text, multiverse-text and spectral-text ideas that are proposed in this research. We therefore understand that works such as these investigated ones make, through the metatechnique, the reader aware not only of the read text and its artifice (BARTHES, 2007), but also of himself and his reading practice, projecting to the reader a mirror in which he meets and recognizes himself, and also aiming new forms of understanding and interpreting the literary productions reception, as the authorial reception s aesthetics
Palavras-chave: Metaliterature
Reader-character
Reception
Miguel de Cervantes
Jorge Luis Borges
Italo Calvino
Metaliteratura
Personagem-leitor
Recepção
Personagens literários
Metaficção
Cervantes Saavedra, Miguel de, 1547-1616 - Crítica e interpretação
Borges, Jorge Luis, 1899-1986 - Crítica e interpretação
Calvino, Italo, 1923-1925 - Crítica e interpretação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: RAMOS, Juliana Silva. Aventuras do personagem-leitor em metaficções de Cervantes, Borges e Calvino (e o que encontrou lá). 2019. 247 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5963
Data de defesa: 28-Mar-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Juliana Silva Ramos_dissertacao.pdf1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.