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Tipo do documento: Tese
Título: Identidade em crise: a década de 1930 e seus reflexos na obra de Graciliano Ramos
Título(s) alternativo(s): Identity in crisis: the 30 s and its repercussions in the works of Graciliano Ramos
Autor: Felipe, Márcia da Gama Silva 
Primeiro orientador: Simões, Darcilia Marindir Pinto
Primeiro membro da banca: Santos, Denise Salim
Segundo membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Terceiro membro da banca: Oliveira, Rosane Reis de
Quarto membro da banca: Rei, Cláudio Artur de Oliveira
Resumo: A combinação dos temas língua, cultura e identidade é uma questão necessária e urgente no ensino de línguas, razão pela qual são desenvolvidas as investigações aqui propostas. A tese que se busca comprovar é a de que as obras São Bernardo, Angústia e Vidas Secas refletem, ainda que não intencionalmente, uma crise na identidade de boa parte do povo brasileiro, provocada pelos acontecimentos vigentes na década de 1930. As pesquisas foram desenvolvidas a partir da análise lexical dos três romances, buscando identificar de que forma a referida crise é refletida no tecido textual. Em função da amplitude do córpus, propõe-se o recorte calcado nas estratégias usadas pelo autor para a construção da identidade de cada protagonista, assim como para o desencadeamento das respectivas crises de identidade. Devido à especificidade dos textos-córpus e do tema, é necessária a confluência de embasamentos teóricos de áreas distintas, porém complementares. A análise linguística é baseada na seleção lexical, segundo os pressupostos da Teoria da Iconicidade Verbal (SIMÕES), teoria de base semiótica, que trata do potencial icônico, indicial e simbólico do léxico. Também foram analisadas as expressões lexicalizadas devido à sua relevância no ensino de Língua Portuguesa, em função do potencial de significação que comportam. Para o tratamento dessas expressões, buscou-se respaldo teórico em Xatara e Succi (2008), com base nos critérios: tradição, autoridade, polifonia, ideologia, contexto e intertextualidade, usados na classificação dessas expressões, tendo como parâmetro as características do provérbio. As análises acerca da construção e da crise da identidade são fundamentadas nas áreas da Psicanálise e das Ciências Sociais, principalmente, nos pressupostos de Morin (2007) e Woodward (2014). As abordagens partem do pressuposto de Freud (1997), segundo o qual, o corpo, o mundo externo e os relacionamentos representam a fonte do sofrimento do ser humano. Devido à extensão do córpus eleito, o levantamento dos vocábulos usados na composição do texto contou com o suporte tecnológico do software Antconc. Para melhor direcionar as investigações, foram elaboradas três questões que são respondidas no corpo da tese, a saber: É possível identificar traços de identidade a partir do estudo da iconicidade lexical nas obras em foco? De que modo os signos icônicos e indiciais podem refletir as tensões que fundamentam a construção da identidade (eu X eu, eu X outro, eu X mundo)? As formas icônicas e indiciais levantadas nas obras podem atestar a verossimilhança entre o mundo narrado e o cenário sociopolítico da época na qual as obras são localizadas? Pretende-se, pois, contribuir tanto para o entendimento dos romances aqui analisados como obras literárias representantes de um período histórico, quanto para um profícuo ensino da leitura e da interpretação de textos nas aulas de Língua Portuguesa
Abstract: The intersection of the subject matters of language, culture and identity is a necessary and urgent issue on the language learning, in which the proposed investigations are developed. The argument we intend to prove is that works such as São Bernardo, Angústia and Vidas Secas reflect, yet not intentionally, an identity crisis in good part of the Brazilian people, instigated by the events established in the 30 s. The researches were developed from the lexical analysis of the three novels, seeking to identify in which way the referred crisis is reflected in the textual conception. Due to the magnitude of the corpus it is proposed to focus on the strategies used by the author to construct the identity of each protagonist, as well as the development of the respective crisis of such identities. Due to the specificity of the corpus-text and the theme it is necessary the congruence of theoretical basis from distinct but complementary areas. The linguistic analysis is based on the lexical selection according to Verbal Iconicity Theory Assumption (SIMÕES), of semiotic basis, which deals with the iconic, indicial and symbolic potential of the lexicon. The lexicalized expressions are also analyzed due to its relevance in the Portuguese Language learning, due to the meaning potential they bear. For the approach of these expressions, the theoretical support is sought in Xatara and Succi (2008), based on the following criteria: tradition, authority, polyphony, ideology, context and intertextuality, used in the classification of these expressions as a proverb. The analysis about the construction and about the identity crisis are based on the Psychoanalysis and Social Cience fields, mainly on Morin (2007) and Woodward assumptions (2014). The approaches are based on Freud assumption (1997), according whom, body, outside world and relationships represent the source of human suffering. Due to the magnitude of the selected corpus, the list of words used in the text composition relies on the technological support of the Antconc1 software. In order to better conduct the investigations, three questions were elaborated, and their answers will be sought on the body of the thesis: Is it possible to identify features from the lexical iconicity study in the focused works? How can iconical and indicial signs reflect the tensions that are responsible for the identity construction (me X me, me X other, me X world)? Can the iconical and indicial forms listed in these works certify the verissimilitude between the world narrated and the sociopolitical scenario of the time in wich the works are situated? It is intended, therefore, to contribute to the understanding of the novel here analyzed both as literary works representing an historical era and as effective Portuguese Language learning
Palavras-chave: Culture
Language
Verbal Iconicity
Identity
Literature
Cultura
Língua
Iconicidade verbal
Identidade
Literatura
Ramos, Graciliano, 1892-1953 - Crítica e interpretação
Iconicidade (Linguística)
Identidade (Conceito filosófico) na literatura
Literatura e história
Língua portuguesa Lexicologia
Alteridade
Língua portuguesa Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FELIPE, Márcia da Gama Silva. Identidade em crise: a década de 1930 e seus reflexos na obra de Graciliano Ramos. 2019. 167 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5975
Data de defesa: 12-Ago-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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