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Tipo do documento: Tese
Título: Discursos contra-hegemônicos na obra de José J. Veiga e Mia Couto
Título(s) alternativo(s): Counter-hegemonic speeches in the work of José J. Veiga and Mia Couto
Autor: Trindade Junior, João Olinto 
Primeiro orientador: Melo, Flavio Garcia Queiroz de
Primeiro membro da banca: Gama-khalil, Marisa Martins
Segundo membro da banca: Miranda, Maria Geralda de
Terceiro membro da banca: Carreira, Shirley de Souza Gomes
Quarto membro da banca: Silva, Luciana Morais da
Resumo: Esta pesquisa, na perspectiva comparativista, estuda procedimentos de construção narrativa utilizados pelos escritores brasileiro José J. Veiga e moçambicano Mia Couto na produção de discursos contra-hegemônicos, trazendo à tona a voz de marginalizados, silenciados da/pela história, com o que burlam a censura e desconstroem o poder dominante. Assumindo o papel de contadores de histórias, descortinam o factual pelo recurso ao ficcional e possibilitam a leitura da desordem do cotidiano por meio da transgressão que suas narrativas, interconectadas pela língua portuguesa, herança do período de dominação colonial pelo qual seus países passaram, instauram, recriando ficcionalmente feições do sertão brasileiro e da savana africana. Assim, parte de seus textos, em que se verificam a paródia, a carnavalização, a polifonia, a metaficção historiográfica e o fantástico, pode ser considerada discurso contra-hegemônico, evidenciando diferenças e similitudes que valorizam a temática e o cruzamento entre o imaginário de brasileiros e moçambicanos
Abstract: This research, on a comparative perspective, studies some procedures of a narrative construction used by the writer José J. Veiga (Brazilian) and Mia Couto (Mozambican) on the production of counter-hegemonic speeches, bringing up the voice of marginalized, muted of/by the history, with the ones that circumvent the censorship and deconstruct the dominant power. Taking on the role of storytellers, they unveil the factual by using the fictional and enable the reading of everyday disorder through transgression that its narratives, interconnected by the Portuguese language, inheritance of the period of colonial domination by which their countries went through, they set up, re-creating, fictionally, Brazilian backwoods features and the African savannah. So, part of its texts, in which we check the carnivalization, the polyphony, the historiographic metafiction and the fantastic, may be considered a counter-hegemonic speech, showing differences and likenesses that value the thematic and the crossing between the imaginary of Brazilian and Mozambican people
Palavras-chave: Carnivalization
Parody
Polyphony
Historiographic metafiction
Fantastic
Short narratives
Carnavalização
Paródia
Polifonia
Metaficção historiográfica
Fantástico
Narrativas curtas
Veiga, José J. (José Jacinto), 1915-1999 Crítica e interpretação
Couto, Mia, 1955- Crítica e interpretação
Literatura comparada Brasileira e moçambicana
Literatura comparada Moçambicana e brasileira
Análise do discurso literário
Pós-colonialismo na literatura
Intertextualidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: TRINDADE JUNIOR, João Olinto. Discursos contra-hegemônicos na obra de José J. Veiga e Mia Couto. 2019. 162 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5977
Data de defesa: 24-Set-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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