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Tipo do documento: Tese
Título: Uma história da violência: reciprocidade e formação de comunidades em Facundo e O Guarani
Título(s) alternativo(s): A history of violence: reciprocity and community formation in Facundo and O Guarani
Autor: Silva, Pedro Sette Câmara e 
Primeiro orientador: Rocha, João Cezar de Castro
Primeiro membro da banca: Souza, Roberto Acízelo Quelha de
Segundo membro da banca: Fonseca, José Luís Jobim de Salles
Terceiro membro da banca: Klein, Kelvin Falcão
Quarto membro da banca: Alison, James
Resumo: Separados por doze anos, Facundo ou civilização e barbárie (1845), do argentino Domingo Faustino Sarmiento, e O Guarani (1857), do brasileiro José de Alencar, estão unidos por sua proximidade da questão da fundação de suas respectivas literaturas nacionais e por sua arguta percepção da violência embora esta venha junto com certos impasses que virão a demarcar o espaço em que pode existir uma literatura "nacional". Começando pelo fascínio pela onça como símbolo natural da violência desenfreada, as duas obras, lidas uma contra a outra, revelam os esquemas de reciprocidade que permeiam essa mesma violência, e não podem furtar-se à questão de como, afinal, contê-la. A resposta, indicada pelo mecanismo do bode expiatório de René Girard, está numa contenção violenta da própria violência, que se torna paradoxal ao tentar dirigi-la para um alvo ao mesmo tempo que essa tentativa, às claras, só pode parecer na melhor das hipóteses uma hipocrisia. A "comunidade imaginada" que é a nação moderna quer-se fundada por uma violência legítima, ou mesmo por uma ausência de violência, ao mesmo tempo em que não pode deixar de enxergá-la, solapando a própria coesão. Como não pode sair desse impasse, a nação fica re-narrando a si mesma
Abstract: Twelve years apart from each other, Facundo o civilización y barbarie (1845), by the Argentinian Domingo Faustino Sarmiento, and O Guarani (1857), by the Brazilian José de Alencar, are united both by their association with the foundation of their respective national literatures and their keen perception of violence even though this perception is associated to certain impasses which will define the space where a national literature can exist. Starting from a fascination with the jaguar as a natural symbol of unfettered violence, the two works, read against one another, outline the reciprocity pervading this violence. Thus they are unable to avoid the question of how to eventually contain it. The answer, suggested by René Girard s scapegoat mechanism, lies in a violent containment of violence, which becomes paradoxical as it attempts to direct it to a target while the same attempt, once revealed, can at best look like a form of hypocrisy. The imagined community that is the modern nation would like to believe it is founded upon a legitimate violence, or even in an absence of violence, but at the same time it cannot stop seeing violence, undermining it own cohesion. As it cannot leave this impasse, it keeps re-narrating itself
Palavras-chave: Mimetic theory
National literature
Brazilian literature
Argentinian literature
Latin-American literature
Violence
Reciprocity
Scapegoat
Hypocrisy
Teoria mimética
Literatura nacional
Literatura brasileira
Literatura latino-americana
Violência
Reciprocidade
Bode expiatório
Domingo Sarmiento
José de Alencar
René Girard
Literatura comparada Brasileira e argentina
Literatura comparada Argentina e brasileira
Sarmiento, Domingo Faustino, 1811-1888 - Crítica e interpretação
Sarmiento, Domingo Faustino, 1811-1888. Facundo ou civilização e barbárie
Alencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretação
Alencar, José de, 1829-1877. O guarani
Violência na literatura
Mimese na literatura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5983
Data de defesa: 26-Mar-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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