Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5984
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O insólito revolucionário na literatura e na fotografia de Lewis Carroll |
Título(s) alternativo(s): | El insólito revolucionario en la literatura y en la fotografia de Lewis Carroll |
Autor: | Bellon, Ana Carla Vieira |
Primeiro orientador: | Melo, Flavio Garcia Queiroz de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Ana Lúcia Machado de |
Segundo membro da banca: | Bruno, Mário |
Terceiro membro da banca: | Gama-khalil, Marisa Martins |
Quarto membro da banca: | Cardoso, Andre Cabral de Almeida |
Resumo: | Esta pesquisa intermidiática se propõe a revelar o insólito stricto e lato sensu comum à literatura e à fotografia de Lewis Carroll com base, principalmente, em Mil platôs, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, enfrentando usuais categorizações dicotômicas à teoria. Seu fio é o tempo-espaço, centrando-se nos livros Alice in Wonderland (1865) e Alice trought the looking glass (1871) e nas fotografias The Dream (1863), Annie Rogers e Mary Jackson (1863), The Elopement (1862), Reginald Southey e esqueletos (1857), Fair Rosamund (1863), Saint Georges and the Dragon (1875), Henrietta e Margaret Lutwidge (1859). Colaboraram na pesquisa, no que tange à intermidialidade, os instrumentais teóricos advindos de Adalberto Müller, Claus Clüver; às relações entre fotografia e semiótica, Boris Kossoy, Susan Sontag, Roland Barthes, Martine Joly; aos estudos do insólito ficcional, Marisa Gama-Khalil, Flavio García, Lenira Covizzi; à pesquisa iconográfica, Anne Higonnet, Morton Cohen. Confrontam-se pensamentos e estratégias que constroem e desconstroem a tradição teórica para construir um outro insólito, lato sensu, próprio de toda ficção, seja realista, seja insólita stricto sensu. O insólito stricto sensu se apresenta, na obra de Carroll, como combustível, responsável pela proliferação de sentidos, sendo potencializado pelo insólito lato sensu, seu mecanismo revolucionário . |
Abstract: | Esta investigación, que se hace por la intermidialidad, busca revelar el insólito stricto y lato sensu común a la literatura y fotografía de Lewis Carroll, basado principalmente en Mil platós, de Gilles Deleuze y Félix Guattari, que enfrenta las categorizaciones dicotómicas habituales de la teoría. El hilo que conduce es el espacio-tiempo, centrándose en los libros Alice in Wonderland (1865) y Alice Through the Looking Glass (1871) y en las siguientes fotografías: The Dream (1863), Annie Rogers y Mary Jackson (1863), The Elopement (1862), Reginald Southey y esqueletos (1857), Fair Rosamund (1863), Saint Georges and the Dragon (1875), Henrietta y Margaret Lutwidge (1859). Han colaborado para esta investigación con respecto a la intermidialidad, los instrumentales teóricos advindos de Adalberto Müller, Claus Clüver; a la relación entre fotografía y semiótica, Boris Kossoy, Susan Sontag, Roland Barthes, Martine Joly; a los estudios de la ficción insólita, Marisa Gama-Khalil, Flavio García, Lenira Covizzi; a la investigación iconográfica, Anne Higonnet, Morton Cohen. Los pensamientos y estrategias que construyen y deconstruyen la tradición teórica se confrontan para construir otro insólito lato sensu, característico de toda la ficción, ya sea insólito stricto sensu o realista. El insólito stricto sensu se presenta en el trabajo de Carroll como combustible, responsable por la proliferación de los sentidos, potenciado por el insólito lato sensu, su mecanismo "revolucionario". |
Palavras-chave: | Insólito Intermidialidad Literatura y fotografía Esquizoanálisis Insólito Intermidialidade Literatura e Fotografia Lewis Carroll Esquizoanálise Carroll, Lewis, 1832-1898 Crítica e interpretação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | BELLON, Ana Carla Vieira. O insólito revolucionário na literatura e na fotografia de Lewis Carroll. 2019. 156 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5984 |
Data de defesa: | 23-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Ana Carla Vieira Bellon_tese.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.