Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5984
Tipo do documento: Tese
Título: O insólito revolucionário na literatura e na fotografia de Lewis Carroll
Título(s) alternativo(s): El insólito revolucionario en la literatura y en la fotografia de Lewis Carroll
Autor: Bellon, Ana Carla Vieira 
Primeiro orientador: Melo, Flavio Garcia Queiroz de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Ana Lúcia Machado de
Segundo membro da banca: Bruno, Mário
Terceiro membro da banca: Gama-khalil, Marisa Martins
Quarto membro da banca: Cardoso, Andre Cabral de Almeida
Resumo: Esta pesquisa intermidiática se propõe a revelar o insólito stricto e lato sensu comum à literatura e à fotografia de Lewis Carroll com base, principalmente, em Mil platôs, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, enfrentando usuais categorizações dicotômicas à teoria. Seu fio é o tempo-espaço, centrando-se nos livros Alice in Wonderland (1865) e Alice trought the looking glass (1871) e nas fotografias The Dream (1863), Annie Rogers e Mary Jackson (1863), The Elopement (1862), Reginald Southey e esqueletos (1857), Fair Rosamund (1863), Saint Georges and the Dragon (1875), Henrietta e Margaret Lutwidge (1859). Colaboraram na pesquisa, no que tange à intermidialidade, os instrumentais teóricos advindos de Adalberto Müller, Claus Clüver; às relações entre fotografia e semiótica, Boris Kossoy, Susan Sontag, Roland Barthes, Martine Joly; aos estudos do insólito ficcional, Marisa Gama-Khalil, Flavio García, Lenira Covizzi; à pesquisa iconográfica, Anne Higonnet, Morton Cohen. Confrontam-se pensamentos e estratégias que constroem e desconstroem a tradição teórica para construir um outro insólito, lato sensu, próprio de toda ficção, seja realista, seja insólita stricto sensu. O insólito stricto sensu se apresenta, na obra de Carroll, como combustível, responsável pela proliferação de sentidos, sendo potencializado pelo insólito lato sensu, seu mecanismo revolucionário .
Abstract: Esta investigación, que se hace por la intermidialidad, busca revelar el insólito stricto y lato sensu común a la literatura y fotografía de Lewis Carroll, basado principalmente en Mil platós, de Gilles Deleuze y Félix Guattari, que enfrenta las categorizaciones dicotómicas habituales de la teoría. El hilo que conduce es el espacio-tiempo, centrándose en los libros Alice in Wonderland (1865) y Alice Through the Looking Glass (1871) y en las siguientes fotografías: The Dream (1863), Annie Rogers y Mary Jackson (1863), The Elopement (1862), Reginald Southey y esqueletos (1857), Fair Rosamund (1863), Saint Georges and the Dragon (1875), Henrietta y Margaret Lutwidge (1859). Han colaborado para esta investigación con respecto a la intermidialidad, los instrumentales teóricos advindos de Adalberto Müller, Claus Clüver; a la relación entre fotografía y semiótica, Boris Kossoy, Susan Sontag, Roland Barthes, Martine Joly; a los estudios de la ficción insólita, Marisa Gama-Khalil, Flavio García, Lenira Covizzi; a la investigación iconográfica, Anne Higonnet, Morton Cohen. Los pensamientos y estrategias que construyen y deconstruyen la tradición teórica se confrontan para construir otro insólito lato sensu, característico de toda la ficción, ya sea insólito stricto sensu o realista. El insólito stricto sensu se presenta en el trabajo de Carroll como combustible, responsable por la proliferación de los sentidos, potenciado por el insólito lato sensu, su mecanismo "revolucionario".
Palavras-chave: Insólito
Intermidialidad
Literatura y fotografía
Esquizoanálisis
Insólito
Intermidialidade
Literatura e Fotografia
Lewis Carroll
Esquizoanálise
Carroll, Lewis, 1832-1898 Crítica e interpretação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BELLON, Ana Carla Vieira. O insólito revolucionário na literatura e na fotografia de Lewis Carroll. 2019. 156 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5984
Data de defesa: 23-Set-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Carla Vieira Bellon_tese.pdf1,92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.