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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6001
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A facultatividade da concordância: português formal real versus gramática escolar |
Título(s) alternativo(s): | The concordance suppying option: portuguese royal formal vs grammar school |
Autor: | Gonçalves, Marcos Antônio |
Primeiro orientador: | Oliveira, Helênio Fonseca de |
Primeiro membro da banca: | Shepherd, Tania Maria Granja |
Segundo membro da banca: | Rosa, Paulo César Costa da |
Terceiro membro da banca: | Pauliukonis, Maria Aparecida Lino |
Quarto membro da banca: | Machado, Mônica de Toledo Piza Costa |
Resumo: | No ensino de língua nacional, concordância é um dos tópicos em cujo aprendizado observa dificuldade por parte dos discentes, principalmente pelo grande número de regras facultativas das gramáticas, que muitas vezes não levam em conta o uso formal real da língua. Este trabalho visa a descrever esse uso, a partir da observação de um corpus do caderno opinião de jornais de grande circulação, confrontando os resultados com as prescrições da norma gramatical escolar, a fim de separar, em tais prescrições, a parte aproveitável da não coincidente com a realidade do corpus, se for o caso. Pretende-se, dessa forma, contribuir para a boa qualidade do ensino da língua portuguesa nos níveis fundamental e médio, especificamente no que se refere à concordância |
Abstract: | In first language teaching, topics related to verbal agreement present a high degree of difficulty for students to master, mainly because of optional rules that only emphasize a strictly grammatical teaching and disregards reality in the stantard use of language.Through the analysis of a language corpus extracted from O Globo and Folha de São Paulo, the two most notorious newspapers in Brazil, this work aims at verifying trends in the standard use of language as to verbal agreement, comparing the corpus data with rules prescribed by traditional grammarians. The final goal is to demonstrate that it is possible to minimize the overwhelming number of optional rules whose main application is to establish paradigms that hinders the performance of students proficient in their language.In short, the research was conducted both qualitatively and quantitatively, and is based on prescriptive and descriptive approaches to language teaching and also on the author's experience in educational institutions. The conclusion is that, with the help of this comparative study, the construction of a quality teaching can be achieved through more interaction |
Palavras-chave: | Verbal agreement Corpus Linguistics Teaching Língua portuguesa Concordância Linguística de corpus Língua portuguesa Português escrito Norma linguística Língua portuguesa Estudo e ensino Concordância verbal Ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | GONÇALVES, Marcos Antônio. A facultatividade da concordância: português formal real versus gramática escolar. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6001 |
Data de defesa: | 31-Mar-2010 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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