Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6001
Tipo do documento: Tese
Título: A facultatividade da concordância: português formal real versus gramática escolar
Título(s) alternativo(s): The concordance suppying option: portuguese royal formal vs grammar school
Autor: Gonçalves, Marcos Antônio 
Primeiro orientador: Oliveira, Helênio Fonseca de
Primeiro membro da banca: Shepherd, Tania Maria Granja
Segundo membro da banca: Rosa, Paulo César Costa da
Terceiro membro da banca: Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
Quarto membro da banca: Machado, Mônica de Toledo Piza Costa
Resumo: No ensino de língua nacional, concordância é um dos tópicos em cujo aprendizado observa dificuldade por parte dos discentes, principalmente pelo grande número de regras facultativas das gramáticas, que muitas vezes não levam em conta o uso formal real da língua. Este trabalho visa a descrever esse uso, a partir da observação de um corpus do caderno opinião de jornais de grande circulação, confrontando os resultados com as prescrições da norma gramatical escolar, a fim de separar, em tais prescrições, a parte aproveitável da não coincidente com a realidade do corpus, se for o caso. Pretende-se, dessa forma, contribuir para a boa qualidade do ensino da língua portuguesa nos níveis fundamental e médio, especificamente no que se refere à concordância
Abstract: In first language teaching, topics related to verbal agreement present a high degree of difficulty for students to master, mainly because of optional rules that only emphasize a strictly grammatical teaching and disregards reality in the stantard use of language.Through the analysis of a language corpus extracted from O Globo and Folha de São Paulo, the two most notorious newspapers in Brazil, this work aims at verifying trends in the standard use of language as to verbal agreement, comparing the corpus data with rules prescribed by traditional grammarians. The final goal is to demonstrate that it is possible to minimize the overwhelming number of optional rules whose main application is to establish paradigms that hinders the performance of students proficient in their language.In short, the research was conducted both qualitatively and quantitatively, and is based on prescriptive and descriptive approaches to language teaching and also on the author's experience in educational institutions. The conclusion is that, with the help of this comparative study, the construction of a quality teaching can be achieved through more interaction
Palavras-chave: Verbal agreement
Corpus Linguistics
Teaching
Língua portuguesa Concordância
Linguística de corpus
Língua portuguesa Português escrito
Norma linguística
Língua portuguesa Estudo e ensino
Concordância verbal
Ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: GONÇALVES, Marcos Antônio. A facultatividade da concordância: português formal real versus gramática escolar. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6001
Data de defesa: 31-Mar-2010
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_ Marco Antonio.pdf625,62 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.