Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6016
Tipo do documento: Tese
Título: Neologismos na mídia escrita: os empréstimos na publicidade
Título(s) alternativo(s): Neologisms in the press media: loans in the publicity
Autor: Pimentel, Marta Nascimento Faraco 
Primeiro orientador: Valente, André Crim
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Henriques, Claudio Cezar
Terceiro membro da banca: Santos, Denise Salim
Quarto membro da banca: Oliveira, Maria Lilia Simões de
Resumo: Esta pesquisa cita os dois processos pelos quais podem ser formados os neologismos e estuda os formados por empréstimos, em corpus constituído por dados colhidos em textos publicitários da mídia em corpus escrito da língua portuguesa do Brasil. As fontes de dados foram variados veículos de comunicação. Objetivou-se identificar a diversidade de classes/funções, campos semânticos, funções do uso nos textos, veículos de comunicação (como os jornais, as revistas, os sítios da internet, a televisão, o outdoor, o busdoor, o wallpaper, o folheto e a mala direta) que apresentaram esses itens neológicos. Tratando ainda dos empréstimos, foram descritas as ocorrências da influência das línguas de outros países nos usuários da língua portuguesa do Brasil. Constatou-se que o inglês foi a língua fonte que contribuiu com mais empréstimos e que há um continuum nos estágios de adaptação desses itens. Apontou-se a descrição discursiva da língua materna para resolver o conflito e a polêmica que envolvem o uso desses empréstimos. Finalizando, construiu-se um glossário com os neologismos formados por empréstimos encontrados no corpus
Abstract: This research points to two processes by which can be formed neologisms and studying the neologisms originated by borrowing in corpus constituted by data collected of advertising copy written media in the Brasilian Portuguese. The data sources were varied media such as newspapers, magazines, internet, television, and the period of data collection was the range between January 2008 through June 2009 for consideration of using these lexical items.The objective was to identify the diversity of classes / functions, semantic fields, functions of its use, grammatical gender, source or communication vehicle that had more items of neologisms. Conside ring the loans, were described the occurences of the influence of the languages of other countries in the users of Brazilian Portuguese. The research found that English was the source language that contributed for more borrowing and that have a continuum in the adaptation stages of these items. In this way pointed that the teaching of the language is the object that will resolve the conflict and controversy envolving the use of borrowing
Palavras-chave: Neologisms
Lexical-semantical-discourse
Publicity
Leaching portuguese language
Neologismos
Publicidade
Léxico-semântica-discurso
Descrição da língua portuguesa.
Língua portuguesa - Neologismos
Publicidade
Língua portuguesa Lexicologia
Semântica
Comunicação escrita
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PIMENTEL, Marta Nascimento Faraco. Neologismos na mídia escrita: os empréstimos na publicidade. 2011. 190 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6016
Data de defesa: 28-Mar-2011
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marta N Faraco Pimentel_dissertacao.pdf4,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Anexos A-L_dissertacao.pdf5,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Anexos M-V_dissertacao.pdf4,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.