Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6027
Tipo do documento: Tese
Título: Técnicas de comunicação e expressão: a semiótica como vetor para a produção textual em diferentes gêneros
Título(s) alternativo(s): Les medios de comunicación y expresión: la semiótica como un vector para la producción de textos en diferentes géneros
Autor: Bernardo, Claudio José 
Primeiro orientador: Simões, Darcilia Marindir Pinto
Primeiro membro da banca: Valente, André Crim
Segundo membro da banca: Ribeiro, Alexandre do Amaral
Terceiro membro da banca: Martins, Aira Suzana Ribeiro
Quarto membro da banca: Santade, Maria Suzett Biembengut
Resumo: Esta tese tem como objetivo apresentar uma nova atitude diante do ensino de produção de textos. Trata-se do resultado de uma experiência didático-pedagógica cuja meta é deflagrar nos discentes a competência em produção textual. Então, são descritas técnicas que, explorando as várias linguagens e códigos, estimulam os discentes à expressão verbal, em especial, à produção de textos escritos. Baseadas em pressupostos semiótico-linguísticos, as dinâmicas utilizadas nas aulas criam um espaço no qual a produção de textos se dá de forma lúdica, atraente, longe dos bloqueios que normalmente impedem que os alunos sejam proficientes na interação sociocomunicativa e, especificamente, na produção textual escrita em diferentes gêneros textuais. As três técnicas que originaram esta tese integram um conjunto de quinze propostas de atividades reunidas sob o título de Técnicas de Comunicação e Expressão TCE. Tais técnicas buscam desinibir e promover a expressão verbal escrita, em especial. TCE (ou a eletiva Semiótica & Linguagem) surge como um novo paradigma no ensino de produção de textos, trazendo, para os futuros professores, elementos motivadores para a prática textual, de forma a dinamizar esse momento que, quase sempre, é sinônimo de tortura, medo, insegurança e, consequentemente, fracasso
Abstract: Esta tesis tiene como objetivo presentar una nueva actitud hacia la enseñanza de la producción de textos. Este es el resultado de una experiencia didáctica y pedagógica, cuyo objetivo es despertar en los estudiantes la competencia de producción textual. A continuación, se describen las técnicas que exploran distintos lenguajes y códigos, para estimular los estudiantes a la expresión verbal, en particular la producción de textos escritos. Sobre una base teórica semiótico-lingüística, dinámicas son utilizadas en las clases para crear un espacio en el que la producción de textos ocurre de una manera lúdica, atractiva, lejos de los bloques que normalmente impiden que los estudiantes sean competentes en en la interacción sociocomunicativa y, más específicamente, en la producción textual escrita en los diversos géneros. Las tres técnicas que dieron origen a esta tesis forman parte de un conjunto de quince propuestas de actividades - reunidas bajo el título de Técnico de Comunicación y Expresión - TEC. Estas técnicas tratan de desinhibir a los estudiantes y promover su expresión verbal escrita. TEC (o la disciplina de elección Semiótica & Linguagem ) emerge como un nuevo paradigma en la enseñanza de la producción de textos, con lo que los futuros maestros podrán propulsionar la práctica textual transformándola en experiencias reveladoras del talento verbal de los sujetos
Palavras-chave: Técnicas de comunicación y expresión
Producción textual
Semiótica
Géneros textuales
Técnicas de comunicação e expressão
Produção de textos
Gêneros textuais
Língua portuguesa Composição e exercícios Estudo e ensino
Comunicação escrita
Semiótica
Linguagem e línguas
Redação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BERNARDO, Claudio José. Técnicas de comunicação e expressão: a semiótica como vetor para a produção textual em diferentes gêneros. 2012. 164 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6027
Data de defesa: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Claudio Bernardo tese.pdf723,13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.