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Tipo do documento: Tese
Título: O ethos do compositor da música popular brasileira no contexto da ditadura militar
Título(s) alternativo(s): The ethos of brazilian popular music composers in the military dictatorship
Autor: Gouvêa, Maria Aparecida Rocha 
Primeiro orientador: Valente, André Crim
Primeiro membro da banca: Azeredo, José Carlos Santos de
Segundo membro da banca: Oliveira, Helênio Fonseca de
Terceiro membro da banca: Favero, Leonor Lopes
Quarto membro da banca: Matos, Lucia Helena Lopes de
Resumo: No período da ditadura militar no Brasil de 1964 a 1985 a arte, especialmente a música produzida no país, assumiu postura de oposição ao regime militar. Para isso, os compositores tinham de utilizar princípios e recursos linguísticos e discursivos que persuadissem o público subliminarmente, já que as manifestações explícitas eram alvos da censura. Esta pesquisa objetiva analisar o ethos discursivo dos compositores da Música Popular Brasileira nesse período histórico, identificando as marcas discursivas e as estratégias persuasivas utilizadas nas canções. Dessa forma, pretendemos comprovar que a construção do ethos se materializa nas escolhas linguísticas e discursivas e nas relações intertextuais e interdiscursivas utilizadas pelos compositores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que considera a realidade histórico-cultural da época e trabalha com um corpus composto por vinte e três canções. No estudo, foram utilizados pressupostos teóricos, históricos, culturais e linguístico-discursivos, principalmente da Análise do Discurso Francesa de Maingueneau e Charaudeau. Conclui-se que, no período, além das estratégias referentes ao domínio artístico, os compositores utilizaram estratégias específicas para driblar a censura e preservar suas faces, construindo ethe que marcaram a memória brasileira e os tornaram reconhecidos como símbolos de resistência ao regime militar
Abstract: During the military dictatorship in Brazil 1964 to 1985, the arts, especially the music produced in this country, did not agree on the military regime. To engender opposition to such regime, composers had to use linguistic, discursive and stylistic resources that subliminally persuade the public, since explicit manifestations against the regime were targets of censorship. This works aims at analyzing the discursive ethos of Brazilian Popular Music composers in this historical period, trying to identify the discursive marks and persuasive strategies used in these songs. Thus, it is our intent to prove that the construction of ethos is embodied through linguistic and discursive choices and through the interdiscursive and intertextual relations constructed by the composers. The research is based on a literature review, drawing on a qualitative methodology, which takes into account the historical and cultural reality of such period, and its corpus consists of twenty-three songs. In this study, historical, cultural and linguistic-discursive principles were considered, especially the ones offered by the French Approach to Discourse Analysis. It is concluded that during the Brazilian military regime, besides strategies attributed to the artistic domain, composers have used specific strategies to eschew the censorship and to preserve their faces, constructing, then, ethe that have survived in the Brazilian memory and have been recognized as symbols of resistance to the military regime
Palavras-chave: Music
Military dictatorship
Ethos
Música
Ditadura militar
Análise do discurso Aspectos políticos
Música popular - Brasil História
Compositores Brasil História
Intertextualidade
Brasil História 1964-1985
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: GOUVÊA, Maria Aparecida Rocha. O ethos do compositor da música popular brasileira no contexto da ditadura militar. 2012. 198 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6033
Data de defesa: 22-Ago-2012
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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