Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6036
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A língua portuguesa no vestibular: ensino, leitura e conhecimento prévio |
Título(s) alternativo(s): | The portuguese language in admission testes: teaching, reading and previous knowledge |
Autor: | Ponciano, Marcos Rogério Ribeiro ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Henriques, Claudio Cezar |
Segundo membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Terceiro membro da banca: | Azeredo, José Carlos Santos de |
Quarto membro da banca: | Júdice, Norimar Pasini Mesquita |
Resumo: | Esta tese objetiva a análise de provas discursivas de Língua Portuguesa de vestibulares, na perspectiva da leitura, focando a compreensão de texto, suas estratégias e os conhecimentos prévios necessários ao egresso do Ensino Médio. São analisadas as provas discursivas de Língua Portuguesa da UERJ, UNIRIO, UFF e UFRJ, realizadas nos vestibulares 2006, 2007 e 2008. Parte-se das seguintes hipóteses: as provas solicitam conhecimentos prévios baseados nos programas, habilidades e competências a serem desenvolvidos no nível médio; a dificuldade apresentada na realização das questões está relacionada não só ao conhecimento disciplinar de língua portuguesa, mas também à capacidade/estratégia de leitura dos enunciados e à dificuldade de seleção e interação de diferentes conhecimentos específicos relacionados ao seu uso pragmático. A partir de tais hipóteses, propõem-se os seguintes objetivos: levantar os conhecimentos específicos relativos ao ensino de língua portuguesa; compreender a relação do processo de leitura na ativação do conhecimento prévio; relacionar o processo de avaliação do vestibular ao contexto da educação básica; buscar explicação para as questões com nota média baixa. Para atingir os objetivos, contextualiza-se o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio; aborda-se a leitura, no viés da compreensão de texto, focalizando principalmente conhecimentos prévios e inferências; faz-se uma breve história do vestibular, seus objetivos e seu papel; a seguir, analisam-se as provas indicadas, levantando-se conhecimento prévio, habilidades e competências envolvidas no processo de compreensão de texto. As principais conclusões são: as questões das provas analisadas estão de acordo com os programas publicados pelas universidades e com os PCNs; o nível de exigência é graduado, conforme as competências e habilidades variadas; o conhecimento prévio organizado e esquematizado é fundamental para a realização de inferências adequadas |
Abstract: | This dissertation aims the discursive exam analysis of Portuguese language in admission tests on a reading perspective focusing the text comprehension, its strategies and previous knowledge needed to High School graduation. The analysis is made out on UERJ, UNIRIO, UFF and UFRJ universities discursive exams in Portuguese language performed in admission tests of 2006, 2007 and 2008. We start from the following hypothesis: exams require previous knowledge based in programs, skills and competences to be developed at medium level; the difficulty presented when performing questions is not only related to the disciplinary knowledge of Portuguese language, but also to the reading capacity/strategy of the enunciated and to the selection and interaction difficulty of different specific knowledge related to its pragmatic use. Starting from these hypotheses, the following objectives are proposed: to raise specific knowledge related to Portuguese language teaching; to understand the reading process relationship in the activation of previous knowledge; to relate the evaluation process of the admission exam to the basic educational context; to look for explanations to questions with low average mark. In order to meet the objectives, Portuguese language teaching is put in the same context as high school; the reading approach in the sense of text comprehension focuses mainly previous knowledge and inferences; a brief history of the admission exam is made, its objectives and its role are followed by indicated exam analysis, raising previous knowledge, skills and competences involved in the text comprehension process. The main conclusions are: questions of analyzed exams are according to programs published by universities and with PCNs (National Curricular Parameters); the demand level is graduated according to varied competences and skills; the organized and schematized previous knowledge is fundamental when performing adequate inferences |
Palavras-chave: | Portuguese language Admission tests Teaching Reading Previous knowledge Ensino Leitura Conhecimento prévio Língua portuguesa Estudo e ensino Redação Vestibular Compreensão na leitura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | PONCIANO, Marcos Rogério Ribeiro. A língua portuguesa no vestibular: ensino, leitura e conhecimento prévio. 2009. 225 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6036 |
Data de defesa: | 31-Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcos Ponciano_tese Anexo H_I.pdf | 3,81 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Marcos Ponciano tese.pdf | 480,79 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Marcos Ponciano_tese Referencias Anexos A_E.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Marcos Ponciano_tese Anexo F_G.pdf | 3,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.