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Tipo do documento: Tese
Título: Hipérbole e discurso: contribuições para o ensino
Título(s) alternativo(s): Hyperbole and discourse: contributions for educating
Autor: Canônico, Joana D'arc de Oliveira 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Henriques, Claudio Cezar
Segundo membro da banca: Gurgel, Maria Cristina Lírio
Terceiro membro da banca: Zaccur, Edwiges Guiomar dos Santos
Quarto membro da banca: Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
Resumo: Esta tese propõe uma reflexão sobre o ensino da hipérbole na escola, adequada às exigências do ensino de língua materna, consoante ao papel que língua e linguagem exercem na interação verbal. Inicia-se com a investigação de disciplinas lingüísticas que entendem o texto como prática discursiva alternada entre interlocutores mutuamente influenciados, e se estende à análise produtiva da hipérbole na construção argumentativa do enunciador. Aproveita a (quase) consolidada presença do texto jornalístico em sala de aula, como veículo de informação, e acrescenta o estudo discursivo das hipérboles como estratégia do enunciador das colunas políticas e editoriais jornalísticos, no diálogo textual. Busca a identificação das pistas deixadas pelo enunciador, em marcas formais, com a intenção de (inter)agir sobre o leitor. Oferece possíveis leituras das palavras utilizadas pelo jornalista, considerando os vários elementos constitutivos da cena enunciativa ; apresenta a possibilidade de aplicação de alguns conteúdos gramaticais em estrutura discursiva textual e sugere exercícios de compreensão e produção de texto
Abstract: This work proposes a reflection upon the teaching of hyperbole in secondary schools in Brazil, adapted to the demands of the teaching of a mother tongue, accordingly to the role that language plays in verbal interaction. It begins by investigating linguistic disciplines that understand the text as the practice of a written discourse alternated between mutually influenced interlocutors and extends itself to a useful analysis of the hyperbole in the construction of the argument by the speaker. It benefits from the (almost) consolidated presence of journalistic texts in classrooms as a vehicle for information and adds the discursive study of hyperbole as a strategy of politics columnists and editorial writers in textual dialogue. It searches for the clues left by the writer, in formal marks, aiming to interact with the reader. It offers possible readings for the words used by the journalist, taking in consideration the different elements that compose the so-called "enunciation scene"; it presents the possibility of applying grammatical subjects to a discursive text structure and suggests comprehension and text production exercises
Palavras-chave: Hyperbole
Discourse
Journalistic text
Teaching
Hipérbole
Discurso
Texto jornalístico
Ensino
Língua portuguesa Figuras de linguagem
Língua portuguesa Estudo e ensino
Análise do discurso narrativo
Jornalismo e linguagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CANÔNICO, Joana D'arc de Oliveira. Hipérbole e discurso: contribuições para o ensino. 2007. 172 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6048
Data de defesa: 26-Mar-2007
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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