Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6055
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Era uma vez um casal diferente: a temática homossexual na educação literária infanto-juvenil |
Autor: | Facco, Lúcia |
Primeiro orientador: | Carneiro, Flávio Martins |
Primeiro membro da banca: | Krause, Gustavo Bernardo Galvão |
Segundo membro da banca: | Moriconi Júnior, Italo |
Terceiro membro da banca: | Leahy-dios, Cyana Maria |
Quarto membro da banca: | Santos, Ricardo José |
Resumo: | Nesta tese discuto até que ponto a educação literária de crianças e adolescentes pode ajudar a diminuir os diversos tipos de preconceito e discriminação em relação aos variados estigmas sociais, que marcam determinados indivíduos como diferentes . Faço um recorte específico na questão da orientação sexual, pois considero que a mesma é especialmente delicada, por uma série de especificidades. O sexo sempre foi um aspecto privilegiado na questão do controle social. A manutenção do sexo dentro do que a sociedade considera como normalidade (heterossexualidade) garante o status quo do qual a mesma não deseja abrir mão. Demonstro que, pelo motivo citado, a escola, que é responsável por uma parte importante da formação de crianças e jovens, prefere manter-se indiferente diante de tal questão, contribuindo, assim, para a manutenção de todos os preconceitos. Discuto ainda as infinitas possibilidades que o ensino da literatura apresenta para tal discussão, concluindo que tal ensino não apenas pode como deve ser aproveitado para ajudar no processo de formação de seres críticos, pensantes e, principalmente, solidários |
Abstract: | This thesis examines to what extent children s and adolescents literary education can contribute to reduce the various kinds of prejudice and discrimination towards several social stigmas, which label certain individuals as different . The study focuses on the children s sexual orientation as I consider it to be especially sensitive due to its peculiarities. Sex has always been a privileged category for social control. The maintenance of the concept of normal sex (heterosexuality), reinforces the status quo, which society is unwilling to renounce. For this same reason, schools, which play an important role in children s and adolescents upbringing, assume a position of indifference to the matter, which contributes to the maintenance of all prejudices. This study also shows the numerous contributions that the teaching of literature can bring to the discussion. Literature at school can and should be used to help the development of critical, mindful and, above all, supportive human beings |
Palavras-chave: | Education Literature Homosexuality Educação Literatura Homossexualidade Homossexualismo e literatura Educação sexual para crianças Educação sexual para adolescentes |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | FACCO, Lúcia. Era uma vez um casal diferente: a temática homossexual na educação literária infanto-juvenil. 2008. 277 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6055 |
Data de defesa: | 19-Mar-2008 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
pre-textual, introducao, cap 1-4.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Cap5-7 e referencias.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.