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Tipo do documento: Tese
Título: Era uma vez um casal diferente: a temática homossexual na educação literária infanto-juvenil
Autor: Facco, Lúcia 
Primeiro orientador: Carneiro, Flávio Martins
Primeiro membro da banca: Krause, Gustavo Bernardo Galvão
Segundo membro da banca: Moriconi Júnior, Italo
Terceiro membro da banca: Leahy-dios, Cyana Maria
Quarto membro da banca: Santos, Ricardo José
Resumo: Nesta tese discuto até que ponto a educação literária de crianças e adolescentes pode ajudar a diminuir os diversos tipos de preconceito e discriminação em relação aos variados estigmas sociais, que marcam determinados indivíduos como diferentes . Faço um recorte específico na questão da orientação sexual, pois considero que a mesma é especialmente delicada, por uma série de especificidades. O sexo sempre foi um aspecto privilegiado na questão do controle social. A manutenção do sexo dentro do que a sociedade considera como normalidade (heterossexualidade) garante o status quo do qual a mesma não deseja abrir mão. Demonstro que, pelo motivo citado, a escola, que é responsável por uma parte importante da formação de crianças e jovens, prefere manter-se indiferente diante de tal questão, contribuindo, assim, para a manutenção de todos os preconceitos. Discuto ainda as infinitas possibilidades que o ensino da literatura apresenta para tal discussão, concluindo que tal ensino não apenas pode como deve ser aproveitado para ajudar no processo de formação de seres críticos, pensantes e, principalmente, solidários
Abstract: This thesis examines to what extent children s and adolescents literary education can contribute to reduce the various kinds of prejudice and discrimination towards several social stigmas, which label certain individuals as different . The study focuses on the children s sexual orientation as I consider it to be especially sensitive due to its peculiarities. Sex has always been a privileged category for social control. The maintenance of the concept of normal sex (heterosexuality), reinforces the status quo, which society is unwilling to renounce. For this same reason, schools, which play an important role in children s and adolescents upbringing, assume a position of indifference to the matter, which contributes to the maintenance of all prejudices. This study also shows the numerous contributions that the teaching of literature can bring to the discussion. Literature at school can and should be used to help the development of critical, mindful and, above all, supportive human beings
Palavras-chave: Education
Literature
Homosexuality
Educação
Literatura
Homossexualidade
Homossexualismo e literatura
Educação sexual para crianças
Educação sexual para adolescentes
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FACCO, Lúcia. Era uma vez um casal diferente: a temática homossexual na educação literária infanto-juvenil. 2008. 277 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6055
Data de defesa: 19-Mar-2008
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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