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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6056
Tipo do documento: Tese
Título: Poéticas da visualidade em João Cabral de Melo Neto e Joan Miró: a poesia como crítica de arte
Título(s) alternativo(s): Poetics of visuality in João Cabral de Melo Neto and Joan Miró: poetry as art critic
Autor: Costa, Ricardo Ramos 
Primeiro orientador: Nuñez, Carlinda Fragale Pate
Primeiro membro da banca: Henriques, Ana Lucia de Souza
Segundo membro da banca: Lima, Luiz Carlos do Rego
Terceiro membro da banca: Losso, Eduardo Guerreiro Brito
Quarto membro da banca: Machado, Lino
Resumo: A tese focaliza alguns dos principais poemas de João Cabral de Melo Neto desenvolvidos como crítica poética. O mote da investigação é a construção de uma lírica crítico-discursiva, uma produção artística que avalia a arte com os termos, os instrumentos da própria arte. Esta perspectiva analítica é deflagrada pelos primeiros românticos (Schlegel e Novalis) e expande-se em duas direções: tanto o poema escrito a partir de uma reflexão sobre a arte ou a natureza (crítico em sua gênese), quanto a crítica, transmutada em poesia. A abordagem comparativa de estâncias do poeta com obras picturais nelas referenciadas evidencia o constante diálogo do poeta com as poéticas da visualidade e com as concepções estéticas da modernidade, mormente com a poética de Joan Miró. Através da abordagem comparativa, materializam-se dois caminhos privilegiados de experimentação estética: o percurso do poético ao plástico, em João Cabral; o caminho inverso, na obra do pintor catalão do plástico ao poético. Para ambos os artistas, os processos de exploração das linguagens artísticas ocasionam, como consequência extrema, a dissolução do plástico e do poético, rumo ao inefável na pintura e na poesia. Para Miró, os signos plásticos são poéticos, porque guardam em si um universo de possibilidades significativas que transcendem a ordem da própria coisa em si. E o alcance das transformações que a sua poética empreende afetará a poesia de modo análogo: os signos poéticos mostram-se plenamente poéticos, ao transcenderem a forma e o sentido, no âmbito da plasticidade da palavra. Se a palavra pode se tornar matéria (passar da abstração para a concreção), a matéria pintada pode ser poesia. Integram a constelação teórica desta investigação os principais filósofos que discutem o caráter crítico da poesia, desde os filósofos do primeiro romantismo (Schlegel e Novalis), até aqueles cujo pensamento está relacionado à modernidade ou à pós-modernidade (Benjamin, Adorno, Lyotard, Blumenberg e Agamben).
Abstract: This thesis focuses on some major poems João Cabral de Melo Neto developed as poetic criticism. The theme of this research is the construction of a critical-discursive lyric, an artistic production that evaluates art with the terms, the very instruments of art. This analytical perspective is triggered by the early Romantics (Schlegel and Novalis) and expands itself torwards two directions: the poem written from a reflection on art or nature (critical in its genesis), as far as the criticism, transmuted into poetry. The comparative approach of the poet s stanzas with pictorial works referenced therein demonstrates the poet's constant dialogue with the visuality poetics and the aesthetic conceptions of modernity, particularly with Joan Miró s poetics. Through comparative approach, two paths full of experimental aesthetics materialize: the route of the poetic to the plastic in João Cabral, and the opposite way, the work of the Catalan painter from the plastic to the poetic. For both artists, the artistic languages exploration processes cause as extreme consequence, the plastic and poetic dissolving, toward the ineffable in painting and poetry. For Miró, plastic signs are poetic because they keep into themselves a universe of possible meanings that transcend the order of the thing itself. And the scope of the changes that his poetic reaches endeavor the poetry analogously: poetic signs show up fully poetic by transcending the form and the meaning within the plasticity of the word. If the word may become matter (moving from abstraction to concreteness), the matter painted can be poetry. Integrate the theoretical of this research the main philosophers who discuss the critical nature of poetry, from the romanticism of the first philosophers (Schlegel and Novalis), even those whose thinking is related to modernity or postmodernity (Benjamin, Adorno, Lyotard, Blumenberg and Agamben).
Palavras-chave: Poetry
Painting
Criticism
Visual poetics
Melo Neto, João Cabral de, 1920-1999- Crítica e interpretação
Poesia
Pintura
Joan Miró
Crítica
Poética visual
Miró, Joan, 1893-1983 - Crítica e interpretação
Poesia - História e crítica
Poética
Poesia visual
Visualização
Pintura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: COSTA, Ricardo Ramos. Poéticas da visualidade em João Cabral de Melo Neto e Joan Miró: a poesia como crítica de arte. 2012. 174 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6056
Data de defesa: 20-Set-2012
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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