Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6061
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Ionicidade, dialogismo e gêneros do discurso: análise dos textos docente e discente em questões discursivas |
Título(s) alternativo(s): | Iconicity, dialogism and discourse genres: analysis of the teaching and students texts in discursive questions |
Autor: | Bomfim, Vera Costa Pereira |
Primeiro orientador: | Simões, Darcilia Marindir Pinto |
Primeiro membro da banca: | Zaccur, Edwiges Guiomar dos Santos |
Segundo membro da banca: | Dutra, Vania Lúcia Rodrigues |
Terceiro membro da banca: | Souza, Cláudia Nivia Roncarati de |
Quarto membro da banca: | Rosa, Paulo César Costa da |
Resumo: | A presente tese desenvolve uma análise do conjunto formado por texto-comando e texto-resposta, em questões discursivas de História e Geografia aplicadas no Ensino Médio, visando à depreensão de marcas lingüísticas que definam esse tipo de interação verbal como um gênero discursivo, participante do conjunto de gêneros escolares. Propõe uma metodologia cruzada de que participam a Semiótica de Peirce, a teoria sobre interação verbal, dialogismo e gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin, a proposição de Inez Sautchuk a respeito dos papéis de escritor ativo, leitor interno e leitor externo no diálogo professor-aluno e a Lingüística Textual, em busca de obter um enfoque pragmático do texto de prova. Apresenta análises quantitativa e qualitativa de dois conjuntos de questões, comprovando a interação de texto-comando e texto-resposta nas práticas sociodiscursivas da escola |
Abstract: | This thesis develops an analysis of the set formed by text-command and text-answer, in History and Geography discourse questions applied in high school, with the purpose of inferring the linguistic marks that define such verbal interaction as a discourse genre, part of the set of scholar genres. It proposes a cross methodology in which participate the Semiotics of Peirce, the theory of verbal interaction dialogism and the discourse genres of Mikhail Bakhtin, the proposition of Inez Sautchuk with respect to the roles of active writer, inner reader and outer reader on the teacher-student dialog and the Textual Linguistics, in order to obtain a pragmatic approach to the exam text. It presents quantitative and qualitative analysis of two sets of questions, proving the text-command and text-answer interaction in the school s socio-discourse practices |
Palavras-chave: | Text-command Text-answer Discourse genres Dialogism Semiotic Texto-comando Texto-resposta Gêneros do discurso Dialogismo Semiótica Semiologia Análise do discurso Sociolinguística Língua portuguesa Português escrito Língua portuguesa Estudo e ensino Análise de interação em educação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | BOMFIM, Vera Costa Pereira. Ionicidade, dialogismo e gêneros do discurso: análise dos textos docente e discente em questões discursivas. 2008. 159 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6061 |
Data de defesa: | 14-Mar-2008 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Vera Bomfim_tese.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.