Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6061
Tipo do documento: Tese
Título: Ionicidade, dialogismo e gêneros do discurso: análise dos textos docente e discente em questões discursivas
Título(s) alternativo(s): Iconicity, dialogism and discourse genres: analysis of the teaching and students texts in discursive questions
Autor: Bomfim, Vera Costa Pereira 
Primeiro orientador: Simões, Darcilia Marindir Pinto
Primeiro membro da banca: Zaccur, Edwiges Guiomar dos Santos
Segundo membro da banca: Dutra, Vania Lúcia Rodrigues
Terceiro membro da banca: Souza, Cláudia Nivia Roncarati de
Quarto membro da banca: Rosa, Paulo César Costa da
Resumo: A presente tese desenvolve uma análise do conjunto formado por texto-comando e texto-resposta, em questões discursivas de História e Geografia aplicadas no Ensino Médio, visando à depreensão de marcas lingüísticas que definam esse tipo de interação verbal como um gênero discursivo, participante do conjunto de gêneros escolares. Propõe uma metodologia cruzada de que participam a Semiótica de Peirce, a teoria sobre interação verbal, dialogismo e gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin, a proposição de Inez Sautchuk a respeito dos papéis de escritor ativo, leitor interno e leitor externo no diálogo professor-aluno e a Lingüística Textual, em busca de obter um enfoque pragmático do texto de prova. Apresenta análises quantitativa e qualitativa de dois conjuntos de questões, comprovando a interação de texto-comando e texto-resposta nas práticas sociodiscursivas da escola
Abstract: This thesis develops an analysis of the set formed by text-command and text-answer, in History and Geography discourse questions applied in high school, with the purpose of inferring the linguistic marks that define such verbal interaction as a discourse genre, part of the set of scholar genres. It proposes a cross methodology in which participate the Semiotics of Peirce, the theory of verbal interaction dialogism and the discourse genres of Mikhail Bakhtin, the proposition of Inez Sautchuk with respect to the roles of active writer, inner reader and outer reader on the teacher-student dialog and the Textual Linguistics, in order to obtain a pragmatic approach to the exam text. It presents quantitative and qualitative analysis of two sets of questions, proving the text-command and text-answer interaction in the school s socio-discourse practices
Palavras-chave: Text-command
Text-answer
Discourse genres
Dialogism
Semiotic
Texto-comando
Texto-resposta
Gêneros do discurso
Dialogismo
Semiótica
Semiologia
Análise do discurso
Sociolinguística
Língua portuguesa Português escrito
Língua portuguesa Estudo e ensino
Análise de interação em educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BOMFIM, Vera Costa Pereira. Ionicidade, dialogismo e gêneros do discurso: análise dos textos docente e discente em questões discursivas. 2008. 159 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6061
Data de defesa: 14-Mar-2008
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Vera Bomfim_tese.pdf1,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.