Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6069
Tipo do documento: Tese
Título: Troca do ponto pela vírgula e da vírgula pelo ponto em redações de vestibular
Título(s) alternativo(s): Change from final stop to comma and vice versa in university entrance exams
Autor: Muniz, Valéria Campos 
Primeiro orientador: Oliveira, Helênio Fonseca de
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Terceiro membro da banca: Oliveira, Marcia Lisboa Costa de
Quarto membro da banca: Bucheb, Marcia Pereira da Veiga
Resumo: A presente pesquisa objetiva investigar em que contextos ocorrem a troca do ponto pela vírgula e da vírgula pelo ponto em redações de vestibular. Este estudo foi buscar seu referencial teórico-metodológico numa teoria gramatical cientificamente fundamentada, bem como na Linguística do Texto, Análise do Discurso e Estilística. As perspectivas em relação à linguagem advindas do movimento teórico no interior da linguística tiveram consequências diretas na questão do ensino, motivando a construção deste estudo. Para fins de análise, serviram como corpus duzentas redações do vestibular da UERJ 2007/2008, além de alguns poucos textos de alunos de primeiro período de uma instituição de ensino particular em que a autora trabalha que mostraram-se interessantes para a análise. A pesquisa evidenciou que a troca da vírgula pelo ponto, de maneira geral, acarretou erro, possibilitando a formulação de regras; e a do ponto pela vírgula concentrou-se na esfera do estilisticamente desejável, favorecendo a formulação de conselhos. Os dados da análise serviram como referente básico para sugestões metodológicas com ressonância prática para os docentes em sala de aula
Abstract: The following paper aims to search in which contexts there is the change from final stop to comma and vice versa in university entrance exams. As our theoretical methodology we used a grammatical theory scientifically based on the field of Textual Linguistics, Discourse Analysis as well as Stylistics. Perspectives regarding language in relation to the theoretical movement developed from Linguistics had direct consequences on teaching methods. Thus, the data found on this analysis served as basic referent for methodological suggestions with practical results for teachers. In order to reach such results we made use of two hundred compositions written for UERJ (State College of Rio de Janeiro) entrance exams during the years of 207/2008 as well as some compositions from other students, which made clear that the change from comma to final stop usually led to mistakes that made it possible to formulate rules; and the change from final stop to comma focused in the field of what would be stylistic desirable making it possible the formulation of useful advice
Palavras-chave: Punctuation marks
Grammar
Textual linguistics
Teaching
Sinais de pontuação
Gramática
Linguística do texto
Ensino
Língua portuguesa Pontuação
Redação
Exame vestibular
Língua portuguesa - Gramática
Língua portuguesa Estudo e ensino
Vírgula
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MUNIZ, Valéria Campos. Troca do ponto pela vírgula e da vírgula pelo ponto em redações de vestibular. 2013. 244 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6069
Data de defesa: 20-Mar-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.