Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6069
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Troca do ponto pela vírgula e da vírgula pelo ponto em redações de vestibular |
Título(s) alternativo(s): | Change from final stop to comma and vice versa in university entrance exams |
Autor: | Muniz, Valéria Campos ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Helênio Fonseca de |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Marcia Lisboa Costa de |
Quarto membro da banca: | Bucheb, Marcia Pereira da Veiga |
Resumo: | A presente pesquisa objetiva investigar em que contextos ocorrem a troca do ponto pela vírgula e da vírgula pelo ponto em redações de vestibular. Este estudo foi buscar seu referencial teórico-metodológico numa teoria gramatical cientificamente fundamentada, bem como na Linguística do Texto, Análise do Discurso e Estilística. As perspectivas em relação à linguagem advindas do movimento teórico no interior da linguística tiveram consequências diretas na questão do ensino, motivando a construção deste estudo. Para fins de análise, serviram como corpus duzentas redações do vestibular da UERJ 2007/2008, além de alguns poucos textos de alunos de primeiro período de uma instituição de ensino particular em que a autora trabalha que mostraram-se interessantes para a análise. A pesquisa evidenciou que a troca da vírgula pelo ponto, de maneira geral, acarretou erro, possibilitando a formulação de regras; e a do ponto pela vírgula concentrou-se na esfera do estilisticamente desejável, favorecendo a formulação de conselhos. Os dados da análise serviram como referente básico para sugestões metodológicas com ressonância prática para os docentes em sala de aula |
Abstract: | The following paper aims to search in which contexts there is the change from final stop to comma and vice versa in university entrance exams. As our theoretical methodology we used a grammatical theory scientifically based on the field of Textual Linguistics, Discourse Analysis as well as Stylistics. Perspectives regarding language in relation to the theoretical movement developed from Linguistics had direct consequences on teaching methods. Thus, the data found on this analysis served as basic referent for methodological suggestions with practical results for teachers. In order to reach such results we made use of two hundred compositions written for UERJ (State College of Rio de Janeiro) entrance exams during the years of 207/2008 as well as some compositions from other students, which made clear that the change from comma to final stop usually led to mistakes that made it possible to formulate rules; and the change from final stop to comma focused in the field of what would be stylistic desirable making it possible the formulation of useful advice |
Palavras-chave: | Punctuation marks Grammar Textual linguistics Teaching Sinais de pontuação Gramática Linguística do texto Ensino Língua portuguesa Pontuação Redação Exame vestibular Língua portuguesa - Gramática Língua portuguesa Estudo e ensino Vírgula |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | MUNIZ, Valéria Campos. Troca do ponto pela vírgula e da vírgula pelo ponto em redações de vestibular. 2013. 244 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6069 |
Data de defesa: | 20-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Valeria Campos Muniz_tese.pdf | 779,5 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Valeria Campos Muniz_Anexo 1 p165_172.pdf | 2,66 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Valeria Campos Muniz_Anexo 2 p173_180.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Valeria Campos Muniz_Anexo 3 p181_190.pdf | 3,95 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Valeria Campos Muniz_Anexo 4 p191_198.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Valeria Campos Muniz_Anexo 5 p199_206.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Valeria Campos Muniz_Anexo 6 p207_214.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Valeria Campos Muniz_Anexo 7 p215_222.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Valeria Campos Muniz_Anexo 8 p223_230.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Valeria Campos Muniz_Anexo 9 p231_237.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Valeria Campos Muniz_Anexo 10 p238_244.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.