Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6072
Tipo do documento: Tese
Título: Dissertações de vestibular e ensino da argumentação escrita
Título(s) alternativo(s): Dissertation of vestibular exam and teaching of writen argumentation
Autor: Alves, Renata Calheiros 
Primeiro orientador: Oliveira, Helênio Fonseca de
Primeiro membro da banca: Valente, André Crim
Segundo membro da banca: Azeredo, José Carlos Santos de
Terceiro membro da banca: Freitas, Luciana Maria Almeida de
Quarto membro da banca: Bucheb, Marcia Pereira da Veiga
Resumo: A tese analisa redações produzidas por candidatos ao vestibular de 2008 da UERJ, nas quais são investigados aspectos concernentes à superestrutura do gênero dissertação de vestibular e às categorias do modo argumentativo de organização do texto, a saber: a tomada de posição, a presença de argumentos orientados para a tese do argumentador, a presença de contra-argumentos e as estratégias argumentativas que se destacam. Busca-se entender a relação entre as falhas redacionais e o ensino desse modo argumentativo do texto, apontando-se os estudos recentes em teoria da argumentação, semântica argumentativa, linguística textual e análise do discurso, que podem oferecer subsídios ao ensino da argumentação escrita, sobretudo os de Oliveira (2010), Charaudeau (2008) e Bernardo (2007 e 2010). Este trabalho interessa-se particularmente pelas contribuições passíveis de aplicação no ensino de redação em nível médio. Tanto os aspectos textuais, quanto os situacionais são analisados com vistas a que as conclusões advindas de tal análise possam convergir para contribuições ao ensino de produção de textos, o que se materializa no capítulo em que se apresentam sugestões de atividades
Abstract: The thesis examines candidates essays produced by the vestibular, 2008 UERJ, where are investigated aspects related to the superstructure of the genre dissertation of vestibular and the categories of argumentative mode of organization of the text, namely the position, the presence of arguments oriented theory of the arguer, the presence of counter-arguments and argumentative strategies that stand out. We seek to understand the relationship between education on this mode of organization and failures in argumentative texts, as well as point recent studies in argumentation theory, argumentative semantics, text linguistics, discourse analysis, that may offer subsidies to teaching of written argumentation, mainly Oliveira (2010), Charaudeau (2008) e Bernardo (2007 e 2010). This work is particularly interested in the contributions that can be applied in the teaching of writing in high school. Both the textual and situational aspects will be analyzed, aiming to the conclusions arising from this analysis may converge for contributions to teaching text production, wich is demonstrated in the chapter were are offered suggestions of didactic activities
Palavras-chave: Teaching writing
Argumentation
Dissertation of vestibular exam
Ensino de redação
Argumentação
Dissertação de vestibular
Redação Exames, questões, etc.
Língua portuguesa Português escrito
Língua portuguesa Estudo e ensino
Língua portuguesa Análise do discurso
Exame vestibular
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ALVES, Renata Calheiros. Dissertações de vestibular e ensino da argumentação escrita. 2013. 163 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6072
Data de defesa: 15-Abr-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Renata Calheiros Alves_Tese.pdf4,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.