Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6076
Tipo do documento: Tese
Título: Se(r) um leitor em um ambiente virtual e aprendizagem: a utilização do insólito como estratégia de leitura e escrita no ensino superior
Título(s) alternativo(s): If (to be) a reader in a virtual environment and learning: the use of unusual as a strategy for reading and writing in higher education
Autor: Pinto, Carmem Lúcia Quintana 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Valente, André Crim
Segundo membro da banca: Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Terceiro membro da banca: Oliveira, Maria Lilia Simões de
Quarto membro da banca: Zaccur, Edwiges Guiomar dos Santos
Resumo: Este trabalho relata as estratégias e atividades realizadas em disciplinas semipresenciais desenvolvidas durante os períodos letivos de 2008 a 2012 com alunos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis, no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. As disciplinas foram desenvolvidas segundo os princípios das abordagens colaborativas de aprendizagem com o objetivo de examinar as possibilidades de uso dos insólitos como estratégia de leitura e escrita. Buscou-se ainda apontar a aplicabilidade das estratégias didáticas descritas como forma de aprimorar as competências de leitura e escrita em alunos ingressantes no ensino superior e fornecer subsídios para a continuação da pesquisa. O trabalho mantém uma relação interdiscursiva com a obra Se um Viajante numa Noite de Inverno, de ítalo Calvino (1982), o que lhe possibilita não somente a titulação dos capítulos, mas também a construção sutil de uma presença que os perpassa. Do autor, retira também seis propostas ( leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência) capazes de aprimorar a qualidade da comunicação em ambientes informáticos. Busca, ainda, na produção teórica de Michael Serres, um conceito singular de comunicação, algo capaz de transcender a substancialidade e de compreender e estimular a construção da presencialidade por meio de trocas e relações em ambientes virtuais de aprendizagem. Em vista disso, a pesquisa apoia-se na construção -reflexão- reconstrução de oficinas on-line que utilizam o insólito - concebido como algo surpreendente e propiciador de desestabilização - na construção de estratégias propiciadoras de aprimoramento da leitura e da produção textual de estudantes universitários. Recorre também às pesquisas desenvolvidas por Mikhail Bakhtin, Ângela Kleiman, Carla Coscarelli e Vilson Leffa, contribuições decisivas tanto na elaboração das oficinas on-line, quanto na reflexão que se tece ao longo da pesquisa. Por fim, busca apoio nos estudos sobre Estilos de Aprendizagem e na aplicação do Teste de Cloze para o aprimoramento das reflexões construídas
Abstract: This study reports the strategies and activities performed in semi- attending subjects during the school periods of 2009 to 2012 with students from Business and Accountancy Courses in the Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment-MOODLE. The subjects were developed based on principles of cooperative learning approaches and their purpose was to test the possibilities of using insolits as a reading and writing strategy. The intention was even to show how those strategies described above could be applied as a way to improve reading and writing skills in college students and provide ways to keep the research on. The study keeps a connection with the book Se um Viajante numa Noite de Inverno from Ítalo Calvino (1982), which allows not only giving chapters names but even a subtle building of presence that pervades them. Six proposals are also taken from this writer (light, speed, accuracy, visibility, multiplicity and solidity), which are capable of improving the communication quality in cyber environments. It even searches, in Michael Serres theoretical production, a singular concept of communication, something possible to transcend the substantiality and to understand and stimulate the building of presentiality through exchanging and relation means in virtual learning environment. By that, the research relies on construction-reflexion-reconstruction of online workshops that use the insolits- designed as something surprising and propitiator of destabilization- in the building of strategies that provide reading and writing headway between university students. This study uses some research developed by Mikhail Bakhtin, Ângela Kleiman, Carla Coscarelli and Vilson Leffa, being great contributions not only for the online workshops development but even for the reflection that develops through this study. Lastly, it seeks the support at studies about learning ways and by giving students the Cloze test to the improvement of built reflections
Palavras-chave: Reading and Writing Strategies
Insolits
Distance Education
Cloze Test
Ways of Learning
Higher Education
Estratégias de Leitura e Escrita
Insólitos
Educação a Distância
Teste de Cloze
Estilos de Aprendizagem
Ensino Superior
Leitura (Ensino superior)
Redação acadêmica
Educação à distância
Aprendizagem
Técnica cloze
Realidade virtual no ensino superior
Calvino, Italo, 1923-1925 Crítica e interpretação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PINTO, Carmem Lúcia Quintana. Se(r) um leitor em um ambiente virtual e aprendizagem: a utilização do insólito como estratégia de leitura e escrita no ensino superior. 2013. 227 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6076
Data de defesa: 15-Mai-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TESE QUNTANA, Carmem LP.pdf2,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.