Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6079
Tipo do documento: Tese
Título: Sambas que dão aulas : a expressividade linguística nas canções de Nei Lopes e Arlindo Cruz
Título(s) alternativo(s): "Sambas that Teatch" - The Linguistic Expressiveness in Nei Lopes' and Arlindo Cruz's songs.
Autor: Coelho, Fábio André Cardoso 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Valente, André Crim
Segundo membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Terceiro membro da banca: Meyer, Rosa Marina de Brito
Quarto membro da banca: Corado, Patricia Ribeiro
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo central estabelecer uma visão crítica do ensino de Língua Portuguesa, em dias atuais, apontando aspectos teóricos e práticos importantes, no processo de ensino/aprendizagem, e propostas de análises estilísticas das canções de Nei Lopes e Arlindo Cruz. Reiteram-se alguns aspectos funcionais do idioma, associando-os às situações comunicativas, com vistas à formação do cidadão linguístico. Investigam-se os recursos expressivos presentes em 10 letras de cada compositor, constituindo-se, assim, o corpus da pesquisa. Para as análises teóricas, revisitam-se os princípios da Estilística propostos por Nilce Sant Anna Martins, Manuel Rodrigues Lapa, dentre outros, descrevendo o conceito de estilo, a representação da afetividade na linguagem, o valor da expressão, as marcas da subjetividade. Indicam-se o percurso do samba na cidade do Rio de Janeiro e as raízes do gênero musical. Destacam-se a identidade cultural do povo carioca e a importância dos compositores estudados, quanto às representações linguístico-culturais. No decorrer das análises, consideram-se as composições como Sambas que dão aulas , material produtivo para se aprender vários conteúdos da língua materna
Abstract: The present work aims at establishing a critical view of the teaching of the Portuguese language, indicating the important theoretical and practical aspects, in the teaching/learning process, and the proposals of stylistic analyses of Nei Lopes and Arlindo Cruz s songs. Some functional aspects of the language are reiterated in association with communicative situations, aiming at the formation of the linguistic citizen. Expressive resources present in ten songs of each composer are investigated, building, thus, the corpus of the research. For the theoretical analyses, the Stylistics principles proposed by Nilce Sant Anna Martins, Manuel Rodrigues lapa, Marcel Cressot, among others, are revisited, describing the concept of style, the representation of affectiveness in the language, the value of the expression, the marks of subjectivity. The trajectory of the samba in Rio de Janeiro city and the roots of the musical genre are indicated. The cultural identity of the carioca people and the importance of the composers studied, concerning the linguistic-cultural representations, are highlighted. Throughout the analyses, the compositions such as Sambas that Teach are considerece productive and pleasant material to approach the mother tongue
Palavras-chave: The teaching of the Portuguese language
Expressiveness
Style
Ensino de Língua Portuguesa
Expressividade Linguística
Estilo
Samba
Nei Lopes
Arlindo Cruz
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6079
Data de defesa: 19-Abr-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fabio Andre Cardoso Coelho_Tese.pdf1,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.