Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6080
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O Clube de Leitores da Escola Sesc de Ensino Médio: uma proposta metodológica de incentivo à leitura |
Título(s) alternativo(s): | The Clube de Leitores of Escola Sesc de Ensino Médio: a methodological proposal of reading incentive |
Autor: | Freitas, Fernanda Farias de ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Valente, André Crim |
Segundo membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Luci Ruas |
Quarto membro da banca: | Oliveira, Maria Lilia Simões de |
Resumo: | A tese se originou de uma necessidade particular de garantir espaço para a leitura na escola, uma vez que essa competência é uma ferramenta que oferece ao aluno a possibilidade de transitar por diversas áreas do conhecimento com mais facilidade. Uma escola-residência serviu de contexto para o desenvolvimento de práticas de mediação de leitura aplicadas na oficina Clube de Leitores. Por meio de trocas de impressões e experiências, os alunos percebem a língua portuguesa em uma de suas maiores manifestações: a literatura. No desenvolvimento da pesquisa, verificou-se a progressão em leitura de um grupo de estudantes e como o contato com o texto contribuiu para o aprimoramento do discurso oral e escrito. O trabalho apresenta reflexões a respeito do ensino de língua materna sob a ótica dos gêneros textuais e mostra, ainda, a formação do leitor na escola com base nas orientações curriculares nacionais. Expõe-se a metodologia utilizada no Programa de Leitura da Escola Sesc de Ensino Médio, enfatizando o papel da biblioteca e sua atuação. Observados tais aspectos, propõe-se que outras instituições de ensino sigam passos semelhantes e aproveitem as sugestões citadas para promover a leitura na escola e desfrutar dos benefícios linguísticos que a prática proporciona |
Abstract: | The thesis was brought to light due to a particular necessity of guaranteeing enough space for reading at school, since this competence is a tool which offers the students the possibility of transiting through diverse areas of knowledge in a much easier way. A residential school was used in this context to the development of mediating reading practices applied in the Clube de Leitores workshop. By the exchange of impressions and experiences, the students perceive the Portuguese language in one of its biggest manifestations: the literature. During the research development, it was observed the reading progress of a group of students and how the contact with the text contributed to the improvement of oral and written discourses. The present work sets forth reflections regarding mother tongue teaching under the scope of textual genres. In addition to that, it also shows the training of readers based on the national curricular orientations. The methodology used in the Reading Program of Escola Sesc de Ensino Médio is exposed, emphasizing the role of the library and its performance. Taking these aspects into consideration, it is proposed that other educational institutions follow in its footsteps and make the most of the suggestions mentioned with the purpose of promoting reading at schools and profiting from the linguistic benefits that practice provides |
Palavras-chave: | Reading Textual genre School library Leitura Clube de Leitores Gênero textual Biblioteca escolar Leitura (Ensino médio) Leitura Estudo e ensino Língua portuguesa Estudo e ensino Bibliotecas escolares Clubes de livros Leitores Reação crítica |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | FREITAS, Fernanda Farias de. O Clube de Leitores da Escola Sesc de Ensino Médio: uma proposta metodológica de incentivo à leitura. 2013. 139 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6080 |
Data de defesa: | 27-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Fernanda Farias de Freitas .pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.