Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6085
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular |
Título(s) alternativo(s): | Strategies and fails at the construction from the felt textual. |
Autor: | Costa, Acaciamaria de Fátima Oliveira Fernandes da ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Helênio Fonseca de |
Primeiro membro da banca: | Bechara, Evanildo Cavalcante |
Segundo membro da banca: | Silva, Edila Vianna da |
Terceiro membro da banca: | Clare, Nícia de Andrade Verdini |
Quarto membro da banca: | Capuano, Cláudio de Sá |
Resumo: | O presente estudo parte da análise de uma amostra de 100 redações produzidas no exame de Vestibular da UERJ/2002. Tem por objetivo estabelecer critérios para o reconhecimento dos problemas de progressão argumentativa. Com base nas teorias propostas em Lingüística Textual e Análise do Discurso discutiram-se as noções de Cognição, Textualidade, Argumentação e coerência. Apresentou-se uma proposta metodológica de Produção Textual no Ensino Médio e exercícios didáticos. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de que os recentes estudos sobre Cognição, Textualidade, Argumentação, Progressão e Métodos de Produção Textual sejam divulgados, debatidos e absorvidos pelos profissionais que exercem o ensino da disciplina |
Abstract: | The present study results from the analysis of one hundred compositions written by students taking the The Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ entrance examination in 2002. These students were considered to have been above average. The purpose of the present study is to establish criteria to recognize problems in argumentative progression. Notions of Cognition, Textuality, Argumentation and Coherence were analyzed. The analysis was based upon the theories proposed in Textual Linguistics and Discourse Analysis. A methodological proposal of Textual Production and didactic exercises for senior high school students have been presented |
Palavras-chave: | Cognition Argumentative progression Construction from the felt textual Cognição Progressão argumentativa Construção do sentido textual Análise do discurso Redação Vestibular |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | COSTA, Acaciamaria de Fátima Oliveira Fernandes da. Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular. 2006. 247 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6085 |
Data de defesa: | 15-Dez-2006 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Acaciamaria Costa_dissertacao.pdf | 10,18 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.