Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6085
Tipo do documento: Tese
Título: Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular
Título(s) alternativo(s): Strategies and fails at the construction from the felt textual.
Autor: Costa, Acaciamaria de Fátima Oliveira Fernandes da 
Primeiro orientador: Oliveira, Helênio Fonseca de
Primeiro membro da banca: Bechara, Evanildo Cavalcante
Segundo membro da banca: Silva, Edila Vianna da
Terceiro membro da banca: Clare, Nícia de Andrade Verdini
Quarto membro da banca: Capuano, Cláudio de Sá
Resumo: O presente estudo parte da análise de uma amostra de 100 redações produzidas no exame de Vestibular da UERJ/2002. Tem por objetivo estabelecer critérios para o reconhecimento dos problemas de progressão argumentativa. Com base nas teorias propostas em Lingüística Textual e Análise do Discurso discutiram-se as noções de Cognição, Textualidade, Argumentação e coerência. Apresentou-se uma proposta metodológica de Produção Textual no Ensino Médio e exercícios didáticos. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de que os recentes estudos sobre Cognição, Textualidade, Argumentação, Progressão e Métodos de Produção Textual sejam divulgados, debatidos e absorvidos pelos profissionais que exercem o ensino da disciplina
Abstract: The present study results from the analysis of one hundred compositions written by students taking the The Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ entrance examination in 2002. These students were considered to have been above average. The purpose of the present study is to establish criteria to recognize problems in argumentative progression. Notions of Cognition, Textuality, Argumentation and Coherence were analyzed. The analysis was based upon the theories proposed in Textual Linguistics and Discourse Analysis. A methodological proposal of Textual Production and didactic exercises for senior high school students have been presented
Palavras-chave: Cognition
Argumentative progression
Construction from the felt textual
Cognição
Progressão argumentativa
Construção do sentido textual
Análise do discurso
Redação
Vestibular
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: COSTA, Acaciamaria de Fátima Oliveira Fernandes da. Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular. 2006. 247 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6085
Data de defesa: 15-Dez-2006
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Acaciamaria Costa_dissertacao.pdf10,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.