Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6089
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Modos de ler e ser: a poética dos livros ilustrados |
Título(s) alternativo(s): | Modes of reading and being: the poetics of picture books |
Autor: | Leite, Luiza Ferreira de Souza ![]() |
Primeiro orientador: | Krause, Gustavo Bernardo Galvão |
Primeiro membro da banca: | Lessa, Washington Dias |
Segundo membro da banca: | Monteiro, Gabriela Lirio Gurgel |
Terceiro membro da banca: | Maffei, Luís Cláudio de Sant'anna |
Quarto membro da banca: | Lemos, Maria José Cardoso |
Resumo: | Esta tese propõe uma abordagem do livro ilustrado (em geral associado ao público infanto-juvenil) que considera as diferentes modalidades de relação entre a imagem e o texto verbal, bem como sua conexão indissociável com o suporte. O livro ilustrado é entendido como objeto estético, polissêmico, capaz de convocar a capacidade sensível do leitor, expandindo tanto sua noção de si como sua visão de mundo. Busca-se problematizar a especificidade desse gênero literário por meio da imbricação de categorias como as de visibilidade e legibilidade, pensadas a partir da reflexão de Vilém Flusser sobre o conflito entre a imagem e a palavra escrita ao longo do tempo. Discute-se também a linguagem do livro ilustrado à luz do pensamento de Giorgio Agamben e Gilles Deleuze, que preferem a noção de intensidade em vez de etapa cronológica para compreender a infância. O livro ilustrado é considerado um devir-criança (ou devir-outro) do autor e/ou ilustrador capaz de desestabilizar o leitor, fazendo aflorar sensações que reconfiguram modos de sentir e estar no mundo |
Abstract: | This thesis proposes an approach to the picture book (that is usually associated with young readers) which considers the different modalities of relationship between the image and the written text as well as their non-dissociable connection with the support itself. The picture book is understood as an aesthetic and polysemic object that is able to engage the reader s capacity for sensation, expanding his or her notion of self and worldview. There is an intention to problematize the specificity of this literary genre through the imbrication of categories such as visibility and legibility and Vilém Flusser s reflection on the conflict between the image and the written word throughout time. This thesis also presents a discussion about the picture book s way of communicating in light of the thinking of Giorgio Agamben and Gilles Deleuze, both of whom prefer the notion of intensity instead of chronological stage in order to comprehend childhood. The picture book is considered a process of becoming-child (or becoming-other) of the author and/or illustrator, which can destabilize the reader, making sensations surface and reshaping modes of feeling and being in the world |
Palavras-chave: | Picture Book Childhood Visibility Legibility Children s Literature Image Livro Ilustrado. Infância Visibilidade Legibilidade Literatura Infanto-juvenil Imagem. Livros ilustrados para crianças Literatura infantojuvenil Ilustração de livros Sentidos e sensações em crianças Percepção nas crianças |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | LEITE, Luiza Ferreira de Souza. Modos de ler e ser: a poética dos livros ilustrados. 2013. 219 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6089 |
Data de defesa: | 30-Abr-2013 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Luiza Leite_Tese.pdf | 4,99 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.