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Tipo do documento: Tese
Título: Modos de ler e ser: a poética dos livros ilustrados
Título(s) alternativo(s): Modes of reading and being: the poetics of picture books
Autor: Leite, Luiza Ferreira de Souza 
Primeiro orientador: Krause, Gustavo Bernardo Galvão
Primeiro membro da banca: Lessa, Washington Dias
Segundo membro da banca: Monteiro, Gabriela Lirio Gurgel
Terceiro membro da banca: Maffei, Luís Cláudio de Sant'anna
Quarto membro da banca: Lemos, Maria José Cardoso
Resumo: Esta tese propõe uma abordagem do livro ilustrado (em geral associado ao público infanto-juvenil) que considera as diferentes modalidades de relação entre a imagem e o texto verbal, bem como sua conexão indissociável com o suporte. O livro ilustrado é entendido como objeto estético, polissêmico, capaz de convocar a capacidade sensível do leitor, expandindo tanto sua noção de si como sua visão de mundo. Busca-se problematizar a especificidade desse gênero literário por meio da imbricação de categorias como as de visibilidade e legibilidade, pensadas a partir da reflexão de Vilém Flusser sobre o conflito entre a imagem e a palavra escrita ao longo do tempo. Discute-se também a linguagem do livro ilustrado à luz do pensamento de Giorgio Agamben e Gilles Deleuze, que preferem a noção de intensidade em vez de etapa cronológica para compreender a infância. O livro ilustrado é considerado um devir-criança (ou devir-outro) do autor e/ou ilustrador capaz de desestabilizar o leitor, fazendo aflorar sensações que reconfiguram modos de sentir e estar no mundo
Abstract: This thesis proposes an approach to the picture book (that is usually associated with young readers) which considers the different modalities of relationship between the image and the written text as well as their non-dissociable connection with the support itself. The picture book is understood as an aesthetic and polysemic object that is able to engage the reader s capacity for sensation, expanding his or her notion of self and worldview. There is an intention to problematize the specificity of this literary genre through the imbrication of categories such as visibility and legibility and Vilém Flusser s reflection on the conflict between the image and the written word throughout time. This thesis also presents a discussion about the picture book s way of communicating in light of the thinking of Giorgio Agamben and Gilles Deleuze, both of whom prefer the notion of intensity instead of chronological stage in order to comprehend childhood. The picture book is considered a process of becoming-child (or becoming-other) of the author and/or illustrator, which can destabilize the reader, making sensations surface and reshaping modes of feeling and being in the world
Palavras-chave: Picture Book
Childhood
Visibility
Legibility
Children s Literature
Image
Livro Ilustrado.
Infância
Visibilidade
Legibilidade
Literatura Infanto-juvenil
Imagem.
Livros ilustrados para crianças
Literatura infantojuvenil Ilustração de livros
Sentidos e sensações em crianças
Percepção nas crianças
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: LEITE, Luiza Ferreira de Souza. Modos de ler e ser: a poética dos livros ilustrados. 2013. 219 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6089
Data de defesa: 30-Abr-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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