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Tipo do documento: Tese
Título: Os atos de fala nos textos instrucionais: uma proposta de leitura a partir da perspectiva interlocutiva
Título(s) alternativo(s): Speach acts in instructional texts: a reading proposal from the interlocutive perspective
Autor: Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça 
Primeiro orientador: Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Primeiro membro da banca: Castro, Onireves Monteiro de
Segundo membro da banca: Santos, Leonor Werneck dos
Terceiro membro da banca: Azeredo, José Carlos Santos de
Quarto membro da banca: Henriques, Claudio Cezar
Resumo: Os textos de caráter instrucional apresentam como fator comum a estipulação de procedimentos, feitos por um locutor com vistas a levar os interlocutores a determinado objetivo relacionado ao seu uso. A execução de tarefas, por parte dos indivíduos, é fator condicional para o atingimento das finalidades de uso dos mesmos. Entretanto, ao predispor os procedimentos, na superfície textual, ocorrem discrepâncias acerca da forma como as tarefas são informadas, de modo a evidenciar uma maior ou menor rigidez quanto ao nível impositivo dos procedimentos. A fim de analisar como essas especificidades afetarão a produção dos sentidos na leitura, escolheram-se quatro gêneros de caráter instrucional, a saber: a receita, a bula, o manual técnico e o contrato para verificar como se dá a predisposição dos procedimentos feitos, essencialmente, por meio de frases imperativas e declarativas. A pesquisa se propõe a cotejar as marcas linguísticas de cada um dos textos, inerentes às frases de procedimentos com fatores interlocutivos pressupostos pela teoria dos atos de fala. Para tanto, verifica-se o enfoque teórico dado, sobretudo pelos seguintes autores: Austin (1962), Searle (2002), Said Ali(1964), Bechara (1977), Cunha (1978), Rocha Lima(1976) e Azeredo (2011), de modo a mostrar uma análise dos elementos textuais e interlocutivos na composição discursiva dos enunciados escolhidos. A pesquisa mostrou a existência da relação entre a forma como sentidos são assumidos e as atitudes de instruir e acatar dos indivíduos, a partir das frases usadas nos textos para instruir
Abstract: Texts of instructional character have as common feature the settlement of specific procedures, determined by the speaker, who intends to bring his/her counterpart to a determined purpose related to the use of the genres approached by both of them. The task execution by the involved individuals is a determining issue to the achievement of their usage purposes. However, while predisposing these procedures in the textual level, discrepancies concerning the way the tasks are informed arise, evidencing a greater or lesser rigidity concerning the imposing level of procedures. In the interest of analyzing the ways these specificities affect reading meaning-making, four instructional-character texts were selected, namely: recipe, bulla, user s guide and contract. Through the study of the mentioned genres we verify the predisposition of the related procedures, proposed essentially by imperative and declarative sentences. This dissertation intends to assemble the linguistic markers of the examined texts, inherent to procedure sentences with conversational factors assumed by the theory of speech acts. In order to do so, it is verified the theoretical approach given by the following authors: Austin (1962), Searle (2002), Said Ali (1964), Bechara (1977), Cunha (1978), Rocha Lima(1976) e Azeredo (2011) . Therefore, this investigation intends to portray an analysis of textual and conversational elements within the discursive composition of the chosen statements. The research has shown the existence of a relationship between how meanings are made and the attitudes of instructing and obey by the individuals, from the phrases used in the texts to instruct
Palavras-chave: Instructional texts
Speach acts
Reading
Textos instrucionais
Atos de fala
Leitura
Língua portuguesa Português escrito
Língua portuguesa - Análise do discurso
Atos de fala (Linguística)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FERREIRA, Hilma Ribeiro de Mendonça. Os atos de fala nos textos instrucionais: uma proposta de leitura a partir da perspectiva interlocutiva. 2013. 296 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6091
Data de defesa: 27-Mar-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras



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