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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6092
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Intertextualidade e interdiscursividade no ensino fundamental: uma perspectiva dialógica para o livro didático de português |
Título(s) alternativo(s): | Intertextuality e interdiscursivity in Junior High School: a dialogical perspective to the Portuguese textbook |
Autor: | Castro, ângela Cristina Rodrigues de ![]() |
Primeiro orientador: | Valente, André Crim |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Azeredo, José Carlos Santos de |
Terceiro membro da banca: | Feres, Beatriz dos Santos |
Quarto membro da banca: | Trouche, Lygia Maria Gonçalves |
Resumo: | O estudo ora desenvolvido parte do pressuposto segundo o qual o texto é entendido como o lugar de constituição e de interação de sujeitos sociais, como um evento no qual convergem ações linguísticas, cognitivas e sociais, segundo uma concepção dialógica do texto (BAKHTIN, 1992). Nos dias atuais, os livros didáticos continuam, em muitas das salas de aula brasileiras, a ditar os procedimentos de ensino (MESERANI, 2001 e MARCUSCHI apud DIONÍSIO; BEZERRA, 2005) e entende-se que a articulação das atividades de trabalho com textos, encontradas em tais materiais para o Ensino Fundamental (EF), a recursos como a intertextualidade e a interdiscursividade, importantes para a construção da textualidade e para a produção de sentidos, configura-se como um tema de pesquisa relevante. Assim, nessa investigação analisam-se a) as instruções metodológicas presentes no Manual do Professor e b) as atividades de produção e recepção textual retiradas de duas coleções de livro didático de Ensino Fundamental (6º ao 9º anos). Tal investigação prioriza o aspecto qualitativo, a natureza analítico-descritiva e o caráter interpretativista de pesquisa e visa a trazer novas referências para pesquisas em Língua Portuguesa no nível estudado, estabelecendo um diálogo com as práticas de ensino de leitura e escrita na escola, além de permitir uma análise crítica da forma como o livro didático é utilizado em sala. A análise apoia-se, principalmente, na Semiolinguística, uma vertente da Análise de Discurso Francesa (ADF), que constitui um olhar sobre o discurso, entendido como um processo interativo em uma determinada situação, resultante de um contrato (CHARAUDEAU, 2008) atribuído por um determinado grupo social, em uma dada situação sociointerativa. Considerando-se a análise dos LDP, observa-se a pouca ênfase que os autores dão ao papel da intertextualidade como recurso coesivo, tendo em vista a coerência textual, e como modo de manifestação da argumentatividade inerente a qualquer texto; da mesma forma, em relação à interdiscursividade, ressalta-se a falta de menção aos pressupostos discursivos e aos outros índices de polifonia, assim como à ironia, nas atividades de leitura e de produção escrita |
Abstract: | It is an assumption herein that any text is the place of constitution and interaction of social subjects, an event in which converge linguistic, cognitive and social actions, according to a dialogical conception of text (BAKHTIN, 1992). Nowadays, textbooks still prescribe teaching procedures in many Brazilian classrooms (MESERANI, 2001; MARCUSCHI apud DIONÍSIO; BEZERRA, 2005) and it is understood herein that the articulation of activities related to texts, found in those materials designed for Junior High students, to linguistic-discursive resources such as intertextuality and interdiscursivity, is necessary to the construction of textuality and meaning and it can be considered a relevant research topic. Thus, we analyze: a) the methodological instructions present in the Teacher's Manual and b) reading and writing activities extracted from two collections of textbooks, designed for Junior High school (6th to 9th grades). This investigation highlights the qualitative aspect, the analytical-descriptive nature and the interpretive character of research and aims to bring new references to descriptive research on Portuguese language, in the studied school level, establishing a dialogue with the teaching approaches of reading and writing in school, besides enabling a critical analysis of how Portuguese textbooks are used in class. The analysis is theoretically supported by Semiolinguistic, a development of the French Discourse Analysis (FDA), which focuses on discourse as an interactive process, existing in a specific context, resulting from a contract (CHARAUDEAU, 2008), assumed by a particular social group, in a given social-interactive situation. Considering the analysis of the textbooks, it is highlighted the little emphasis given to the role of intertextuality as a cohesive resource, also helping in the construction of textual coherence, and as a way of manifesting the argumentative dimension in any text; in the same way, in relation to the interdiscursivity, it is highlighted the lack of reference to the discursive presuppositions and other markers of polyphony, as well as to irony, in reading and writing activities, in the textbooks investigated |
Palavras-chave: | Interdiscursivity Intertextuality Portuguese Textbooks Junior High School Reading Writing Língua portuguesa (Ensino fundamental) Analise do discurso Livros didáticos Língua portuguesa Escrita Análise do discurso Análise linguística (Linguística) Interdiscursividade Intertextualidade Livro Didático de Português Ensino Fundamental Leitura Produção escrita |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | CASTRO, ângela Cristina Rodrigues de. Intertextualidade e interdiscursividade no ensino fundamental: uma perspectiva dialógica para o livro didático de português. 2013. 260 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6092 |
Data de defesa: | 11-Nov-2013 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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