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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6098
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Performances neo-sirênicas: mitopoética, instinto caraíba e gaia ciência na canção popular |
Título(s) alternativo(s): | New-sirênicas performances: mythopoetic, caribbean instinct and gay science in popular song |
Autor: | Oliveira, Leonardo Davino de |
Primeiro orientador: | Chiara, Ana Cristina de Rezende |
Primeiro membro da banca: | Moriconi Júnior, Italo |
Segundo membro da banca: | Matos, Cláudia Neiva de |
Terceiro membro da banca: | Coelho, Frederico Oliveira |
Quarto membro da banca: | Tatit, Luiz Augusto de Moraes |
Resumo: | A presente tese problematiza a ideia defendida por Walter Benjamin (1892-1940) da perda da aura dos objetos artísticos na modernidade técnica, em sua reprodutibilidade, e defende que os cancionistas são neo-sereias modernas que carregam na performance vocal a gaia ciência nutrida pelo instinto caraíba de nossa cultura brasileira. Para tanto, numa metodologia majoritariamente interpretativa de canções populares, aliada ao método comparatista confrontando W. Benjamin, T. Adorno e Oswald de Andrade, entre outros pensadores , investiga: (1) a aplicação prática do conceito de mitopoética na re-criação e permanência do mito sirênico do mito como fonte de saber, a partir do arquétipo da sereia-mãe Iemanjá e suas derivações; (2) o conceito de metacanção, da canção como produto da neo-sereia e como subjetivação da linguagem; e (3) a distinção entre sujeito cancional e sujeito da canção , como artifícios artísticos neo-sirênicos assentados no Brasil |
Abstract: | This thesis discusses the idea defended by Walter Benjamin (1892-1940) about the loss of aura of art objects in technical modernity in its reproducibility, and argues that cancionistas are modern neo-sirens bearing in vocal performance at gay science nourished by the caraíba instinct of our Brazilian culture. To this end, a mostly interpretive methodology of popular songs, coupled with the comparative method confronting W. Benjamin, T. Adorno and Oswald de Andrade, among other thinkers investigates: ( 1 ) the practical application of the concept of mythopoetic on the re-creation and permanence of sirênico myth the myth as a source of knowledge, from the archetype of the siren-mother Iemanjá and its derivatives, ( 2 ) the concept of metacanção, the song as a product of neo-sirens and how subjectivity of language, and ( 3 ) the distinction between cancional subject and subject of the song as neo-sirênicos artistic artifices settlers in Brazil |
Palavras-chave: | Vocal performance Neo-sirens Cancional subject Subject of the song Performance vocal Neo-sereias Metacanção Sujeito cancional Sujeito da canção Música popular Brasil História e crítica Música e mitologia Música Filosofia e estética Sereias Sujeito (Filosofia) Iemanjá Música Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | OLIVEIRA, Leonardo Davino de. Performances neo-sirênicas: mitopoética, instinto caraíba e gaia ciência na canção popular. 2014. 349 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6098 |
Data de defesa: | 27-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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