Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6098
Tipo do documento: Tese
Título: Performances neo-sirênicas: mitopoética, instinto caraíba e gaia ciência na canção popular
Título(s) alternativo(s): New-sirênicas performances: mythopoetic, caribbean instinct and gay science in popular song
Autor: Oliveira, Leonardo Davino de 
Primeiro orientador: Chiara, Ana Cristina de Rezende
Primeiro membro da banca: Moriconi Júnior, Italo
Segundo membro da banca: Matos, Cláudia Neiva de
Terceiro membro da banca: Coelho, Frederico Oliveira
Quarto membro da banca: Tatit, Luiz Augusto de Moraes
Resumo: A presente tese problematiza a ideia defendida por Walter Benjamin (1892-1940) da perda da aura dos objetos artísticos na modernidade técnica, em sua reprodutibilidade, e defende que os cancionistas são neo-sereias modernas que carregam na performance vocal a gaia ciência nutrida pelo instinto caraíba de nossa cultura brasileira. Para tanto, numa metodologia majoritariamente interpretativa de canções populares, aliada ao método comparatista confrontando W. Benjamin, T. Adorno e Oswald de Andrade, entre outros pensadores , investiga: (1) a aplicação prática do conceito de mitopoética na re-criação e permanência do mito sirênico do mito como fonte de saber, a partir do arquétipo da sereia-mãe Iemanjá e suas derivações; (2) o conceito de metacanção, da canção como produto da neo-sereia e como subjetivação da linguagem; e (3) a distinção entre sujeito cancional e sujeito da canção , como artifícios artísticos neo-sirênicos assentados no Brasil
Abstract: This thesis discusses the idea defended by Walter Benjamin (1892-1940) about the loss of aura of art objects in technical modernity in its reproducibility, and argues that cancionistas are modern neo-sirens bearing in vocal performance at gay science nourished by the caraíba instinct of our Brazilian culture. To this end, a mostly interpretive methodology of popular songs, coupled with the comparative method confronting W. Benjamin, T. Adorno and Oswald de Andrade, among other thinkers investigates: ( 1 ) the practical application of the concept of mythopoetic on the re-creation and permanence of sirênico myth the myth as a source of knowledge, from the archetype of the siren-mother Iemanjá and its derivatives, ( 2 ) the concept of metacanção, the song as a product of neo-sirens and how subjectivity of language, and ( 3 ) the distinction between cancional subject and subject of the song as neo-sirênicos artistic artifices settlers in Brazil
Palavras-chave: Vocal performance
Neo-sirens
Cancional subject
Subject of the song
Performance vocal
Neo-sereias
Metacanção
Sujeito cancional
Sujeito da canção
Música popular Brasil História e crítica
Música e mitologia
Música Filosofia e estética
Sereias
Sujeito (Filosofia)
Iemanjá
Música Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: OLIVEIRA, Leonardo Davino de. Performances neo-sirênicas: mitopoética, instinto caraíba e gaia ciência na canção popular. 2014. 349 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6098
Data de defesa: 27-Mar-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leonardo Davino de Oliveira_tese.pdf2,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.