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Tipo do documento: Tese
Título: O Barão de Lavos: do belo ao grotesco: uma análise comparativista
Título(s) alternativo(s): The Baron of Lavos: from beautiful to grotesque: a compared analysis
Autor: Escobar, Simone Cristina Manso 
Primeiro orientador: Bruno, Mário
Primeiro membro da banca: Maleval, Maria do Amparo Tavares
Segundo membro da banca: Brito, Iremar Maciel de
Terceiro membro da banca: Maciel Junior, Auterives
Quarto membro da banca: Bittencourt, Roberto Nunes
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo, em perspectiva comparada, analisar o encontro de duas artes: a literatura e a pintura, observado na obra O Barão de Lavos (1891), de Abel Botelho. O romance naturalista, com traços decadentistas, do escritor Abel Botelho que abre a série intiulada Patologia Social (1891) nos mostra, como diz José Carlos Seabra Pereira, um tempo em se convegiam o romantismo,o realismo e pretensões de modernidade baudealiriana (mais ou menos satanistas) (PEREIRA, 1995) e onde as diversas categorias das artes se encontram e se conjugam. Nesse cenário caótico, mas profícuo, temos este romance que estabelece a arte plástica como ponto focal dentro do texto. Analisa, sobretudo, o processo da escrita onde foi possível constatar a deformação do belo em grotesco ao longo do romance. Investiga a questão imagética encontrada no texto botelhiano, caracterizada através da gravura Rapto de Ganimedes; litografia de grande simbologia dentro dessa obra literária, pois representa o ideal estético idealizado pelo próprio Barão, e tudo de significativo que compõe a trajetória e as emoções de D. Sebastião ao longo de sua vida, portanto permeando e atravessando toda narrativa
Abstract: The objective of the research presented is analysing in a compared perspective basis the combination of two types of art: literature and painting, observed in the book "The Baron of Lavos" (1891) by Abel Botelho. The naturalist romance, with decadent traces, of the writer Abel Botelho launches the series entitled Social Patology (1891) showing, as said by José Carlos Pereira (Pereira, 1995), "a time when the romantism, realism and baudealirian modern purpose (a bit satanic) would converge". The various range of art categories are joined as well. In the caotic but fruitful scenary a romance in which plastic art is the focus of the text is set. It is mainly analysed, as the romance unfolds, the writing process where it was possible to observe the deformation of beautiful in to grotesque. The image issue caractherized by the litograph Kdinapping of Ganimedes is investigated. The cited litograph plays an important role in this literary work as it represents not only the esthetic ideal idealized by the Baron himself but also the very meaning of the trajectory and emotions of D. Sebastian during his life
Palavras-chave: Art
Beautiful
Grotesque
Decadence
Arte
Abel Botelho
Belo
Grotesco
Decadência
Botelho, Abel, 1856-1917 Crítica e interpretação
Botelho, Abel, 1856-1917. O Barão de Lavos
Estética
Arte na literatura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ESCOBAR, Simone Cristina Manso. O Barão de Lavos: do belo ao grotesco: uma análise comparativista. 2014. 158 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6102
Data de defesa: 7-Abr-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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