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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6104
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Os cavaleiros imaginários de Terry Gilliam: uma análise da transição da figura do cavaleiro medieval da literatura para o cinema |
Título(s) alternativo(s): | The imaginary knights of Terry Gilliam: an analysis of the transition from the medieval knight figure of Literature to Film |
Autor: | Reis, Caroline Moreira ![]() |
Primeiro orientador: | Maleval, Maria do Amparo Tavares |
Primeiro membro da banca: | Batalha, Maria Cristina |
Segundo membro da banca: | Brito, Iremar Maciel de |
Terceiro membro da banca: | Silva, Leila Rodrigues da |
Quarto membro da banca: | Bragança Júnior, álvaro Alfredo |
Resumo: | As narrativas em torno da busca do Graal tiveram origem no século XI e foram de grande importância para fixar a imagem de um personagem típico da sociedade medieval, o cavaleiro, como um novo modelo heroico. Nesse sentido, os cavaleiros que encontraram o Graal nessas narrativas, especialmente no ciclo literário conhecido como Matéria da Bretanha, representam a configuração máxima desse paradigma. Esta pesquisa visa analisar a permanência de tal imagem no cinema, que é igualmente uma arte narrativa, como o eram as novelas de cavalaria que originaram o modelo. O corpus a ser analisado são três significativas obras do cineasta norte-americano Terry Gilliam que direta ou indiretamente retomam a questão do Graal: Monty Python em busca do Cálice sagrado (Monty Phyton and The Holy Grail, 1974), O pescador de ilusões (The Fisher King, 1991) e Os doze macacos (Twelve Monkeys, 1995). Assim, procura-se com esta tese traçar um panorama das retomadas da imagem literária e medieval dos cavaleiros no cinema, assim como observar as mudanças no padrão dessas imagens descritas literariamente para sua representação óptico-sonora |
Abstract: | The narratives around the quest for the Grail originated in the XI century and were of great importance to fix the image of a typical character of medieval society , the knight , as a new heroic style. In this sense, the knights who found the Grail in these narratives, especially in the literary cycle known as the Matter of Britain, represent the maximum configuration of this paradigm . This research aims to examine the permanence of such an image on film , it is also a narrative art , as were the novels of chivalry which originated the style. The corpus to be analyzed are three significant works of American filmmaker Terry Gilliam who directly or indirectly reproduce the issue Grail : Monty Python and The Holy Grail , 1974; The Fisher King, 1991 and Twelve Monkeys, 1995. Thus, looking to give an overview of thesis resumed literary image and medieval knights in film, as well as observe the changes in the pattern of these images described literarily to optical - sound representation |
Palavras-chave: | Archetypes Film Intertextuality Arquétipos Cinema Intertextualidade Gilliam, Terry - Crítica e interpretação Arquétipos na literatura Cavaleiros e cavalaria na literatura Cinema e literatura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | REIS, Caroline Moreira. Os cavaleiros imaginários de Terry Gilliam: uma análise da transição da figura do cavaleiro medieval da literatura para o cinema. 2014. 153 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6104 |
Data de defesa: | 31-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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