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Tipo do documento: Tese
Título: O ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro: prescritivo ou produtivo?
Título(s) alternativo(s): The teaching of Portuguese Language at state public schools of Rio de Janeiro: prescriptive or productive?
Autor: Silva, Vanessa Souza da 
Primeiro orientador: Oliveira, Helênio Fonseca de
Primeiro membro da banca: Valente, André Crim
Segundo membro da banca: Barbosa, Flávio de Aguiar
Terceiro membro da banca: Silva, Cristiane Brasileiro Mazocoli
Quarto membro da banca: Cyranka, Lúcia Furtado de Mendonça
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar como tem sido o ensino de Língua Portuguesa na Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, no século XXI, a partir das orientações curriculares prescritas pela Secretaria de Estado de Educação, buscando investigar se se trata de um ensino prescritivo ou produtivo. Para tanto, toma-se como objeto de análise a proposta curricular para o ensino de Língua Portuguesa, produzida no documento de Reorientação Curricular entregue às escolas em 2006 e no documento atual conhecido como Currículo Mínimo. Nessa proposta, é objeto de análise o discurso do documento oficial no que tange à concepção de linguagem priorizada e ao objetivo do ensino da língua materializado através do que ele apresenta como objeto de ensino das aulas de Língua Portuguesa. Esta pesquisa toma como estratégia metodológica a análise documental, utilizando a abordagem sócio-histórica na pesquisa qualitativa de inspiração bakhtiniana. A base teórica que sustenta, principalmente, esta pesquisa é a teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin e postulados de Halliday, McIntosh e Strevens (1974) acerca do ensino prescritivo e produtivo da língua
Abstract: The present research aims at investigating how has been the teaching of Portuguese Language at state public schools of Rio de Janeiro, in the 21st century, through the curricular orientations prescribed by the Secretaria Estadual de Educação, in order to investigate whether this is a prescriptive or productive teaching. To do so, it is taken as the object of analysis the proposed curriculum for the teaching of Portuguese, produced in the document of Curricular Reorientation given to schools in 2006, and the current document known as Minimum Curriculum. In this investigation, is the object of the discourse analysis of official document regarding the design of prioritized language and purpose of language teaching materialized through what it presents as the object of teaching of Portuguese Language classes. This study takes as methodological strategy the documental analysis, using the socio-historical approach in the qualitative research of bathkinian inspiration. The theoretical basis that supports mainly this research is Mikhail Bakhtin s theory of enunciation and the postulates Halliday, McIntosh and Strevens s (1974) about the prescriptive and productive language teaching
Palavras-chave: Curricular Proposal
Portuguese Language
Minimum Curriculum
Conception of language
Prescriptive and productive language teaching.
Proposta Curricular
Língua Portuguesa
Currículo Mínimo
Concepção de linguagem
Ensino Produtivo e Prescritivo da língua
Língua portuguesa Estudo e ensino - Rio de Janeiro (RJ)
Currículo Avaliação Rio de Janeiro (RJ)
Língua portuguesa - Análise do discurso
Escolas públicas Rio de Janeiro (RJ)
Educação e Estado - Rio de Janeiro (RJ)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Vanessa Souza da. O ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro: prescritivo ou produtivo?. 2014. 350 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6106
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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