Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6110
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Falhas redacionais no uso de relatores lógicos em dissertações argumentativas de vestibular |
Título(s) alternativo(s): | Failure in composition in the use of logical relators in argumentatives dissertations to college entrance examination |
Autor: | Lima, Wagner Luiz Ferreira ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Helênio Fonseca de |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Monnerat, Rosane Santos Mauro |
Terceiro membro da banca: | Valente, André Crim |
Quarto membro da banca: | Gouvêa, Lúcia Helena Martins |
Resumo: | Visando ao aprimoramento do ensino de produção de textos no curso médio, examina-se nesta tese em dissertações argumentativas de vestibulandos o uso equivocado (ou o equivocado não-uso) de conjunções e equivalentes como introdutores de teses, argumentos, concessões e restrições. A análise do corpus revelou um elevado índice de correlações sindéticas mal formuladas, entre esses constituintes textuais, bem como do assindetismo inadequado, características que comprometem, ora localmente, ora globalmente, a coerência do texto. Na análise, levou-se em conta o contrato de comunicação da dissertação escolar na situação comunicativa específica do exame de seleção para ingresso na universidade. |
Abstract: | Aiming at to the improvement of the education of production of texts in the high school course, it is examined in this thesis in argumentative dissertations of students the mistaken (or the erroneous no-use) of conjunctions and equivalents as introductory of theses, arguments, concessions and restrictions. The analysis of corpus disclosed a high index of syndetic correlations badly formulated, between these textual constituents, as well as of inadequate asyndeticism , characteristics that compromise, one moment local, the next globally, the coherence of the text. In the analysis, it was taken into consideration the contract of communication of the school dissertation in the specific communicative situation of the university entrance examination |
Palavras-chave: | Textual production Argumentation Communication contract Conjunction Análise do discurso Linguagem e lógica Redação Vestibular produção textual argumentação contrato de comunicação conjunção |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | LIMA, Wagner Luiz Ferreira. Falhas redacionais no uso de relatores lógicos em dissertações argumentativas de vestibular. 2006. 246 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6110 |
Data de defesa: | 9-Ago-2006 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Wagner Lima.pdf | 913,51 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.