Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6112
Tipo do documento: Tese
Título: Alfabetização & letramento: conceitos fundamentais para uma efetiva prática de leitura
Título(s) alternativo(s): L'alphabétisation d'alphabétisation: concepts clés pour la pratique efficace de la lecture
Autor: Messias, Alessandro da Silva 
Primeiro orientador: Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Terceiro membro da banca: Rondinini, Roberto Botelho
Quarto membro da banca: Francisco, Denis Leandro
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é a análise das práticas de leitura realizadas no processo de aquisição da língua escrita, considerando as denominadas práticas de alfabetização realizadas no 1º segmento do Ensino Fundamental I às práticas de letramento no Ensino Fundamenta lI. Especificamente, será analisado o desempenho dos estudantes da E. M. Sobral Pinto, situada em Jacarepaguá, Zona Oeste, do Município do Rio de Janeiro. Esta escola é matriz naquela região, recebendo estudantes que terminaram o Ensino Fundamental I 1º ao 5º ano de escolaridade. Para fins do objetivo proposto, realiza-se uma análise triangulada, cujos vértices são os seguintes: a) análise da prova de leitura bimestral aplicada pelo SME semestralmente. b) análise das respostas docentes ao questionário aplicado cujo objetivo é discutir sobre os conceitos de leituras, alfabetização e letramento, cerne da pesquisa. c) Os dados referentes às planilhas de resultados das provas bimestrais referentes ao 1º e 4º bimestres de 2013, concernentes a cerca de 300 alunos E. M. Sobral Pinto, do 6º ano de escolaridade. A análise reforça os resultados exarados pela SME que revelam maioria absoluta de estudos com rendimento regular e/ou insuficiente em leitura, contrapondo-se a ínfimo percentual de estudantes com rendimento muito bom ou proficiente em leitura. As razões para os resultados estão centradas em uma abordagem de língua que se distancia das teorias linguísticas em perspectiva sociointeracionista
Abstract: L'objectif de cette recherche est l'analyse des pratiques de lecture effectuées dans le processus d'acquisition de la langue écrite, compte tenu des pratiques soi-disant alphabétisation tenue le 1er secteur des pratiques d'alphabétisation de l'école élémentaire à l'éducation Fundamenta lI. Plus précisément, il a examiné le rendement des élèves de MS Sobral Pinto, situés dans la zone étudiée, Zone Ouest, la ville de Rio de Janeiro. Cette école est la matrice dans la région, l'accueil des étudiants qui ont terminé 1er élémentaire de l'école grâce à la 5e année. Aux fins de l'objectif proposé, nous faisons une analyse triangulée, dont les sommets sont les suivantes: a) l'analyse de la preuve appliquée par les PME bimestriel lecture deux fois par an. b) l'analyse des réponses des enseignants au questionnaire dont le but est de discuter des concepts de la lecture, de l'alphabétisation et de l'alphabétisation, le noyau de la recherche. c) Les données de feuilles de calcul résultats des tests tous les deux mois pour le 1er et le marquage 4e périodes de 2013, concernant environ 300 étudiants à Sobral Pinto, la 6e année. L'analyse renforce les résultats officiellement enregistrés par les PME révèlent que la majorité des études de performance régulière et / ou insuffisants en lecture, en opposant le plus petit pourcentage d'élèves ayant une très bonne maîtrise ou du rendement en lecture. Les raisons de ces résultats sont axés sur une approche de la langue qui s'éloigne de théories linguistiques en perspective interactionniste sociale
Palavras-chave: Les pratiques de lecture
Leitura (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Língua portuguesa Estudo e ensino
Leitores
Alfabetização
Letramento
Práticas de leitura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MESSIAS, Alessandro da Silva. Alfabetização & letramento: conceitos fundamentais para uma efetiva prática de leitura. 2014. 252 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6112
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Alessandro da Silva Messias_tese.pdf6,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.