Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6119
Tipo do documento: Tese
Título: A gramática na leitura pela leitura da gramática: verificação de desempenho em língua portuguesa do ENEM
Título(s) alternativo(s): The grammar in reading by reading the grammar: performance verification in Portuguese Language of the ENEM
Autor: Wenceslau, Fábio de Lima 
Primeiro orientador: Azeredo, José Carlos Santos de
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
Segundo membro da banca: Medeiros, Luiz Claudio Valente Walker de
Terceiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Quarto membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Resumo: Nesta tese, analisamos um corpus formado por questões de Língua Portuguesa do ENEM de 2010, 2011, 2012 e 2013, para observação de como gramática e leitura estão implicadas na compreensão do texto. Consideramos a hipótese de que componentes gramaticais são geralmente negligenciados em descrições e em estudos do processamento da leitura, porque alunos demonstram menor desempenho em questões que implicam a gramática. Com fundamentação em Azeredo (2013a/b, 2007a/b, 2004), Kleiman (2013, 2006, 2004a/b), Marcuschi (2008, 2006, 2003), Travaglia (2013, 2009, 2004, 2002) e em orientações oficiais para o ensino (PCN, PCNLP, OCNEM), descrevemos como conteúdos gramaticais são mobilizados na produção de sentidos pela leitura. A Matriz de Habilidades do SAEB é empregada como referencial para explicitação de habilidades, na análise das questões do ENEM, que são aplicadas em avaliações do Ensino Médio de duas turmas, resultando em percentuais de aproveitamento. Esses resultados constituem índices do nível de desenvolvimento da leitura desses alunos. Propomos, então, uma nova descrição de procedimentos em questões de gramática, considerando noções de compreensão, reconhecimento e aplicação gramatical
Abstract: In this thesis, we analyze a corpus composed of Portuguese Language issues of ENEM from the years of 2010, 2011, 2012 and 2013, to note how grammar and reading are involved in understanding the text. We consider the hypothesis that grammatical components are usually neglected in descriptions and reading processing studies, since students have shown less performance on issues involving the grammar. With justification in Azeredo (2013a/b, 2007a/b, 2004), Kleiman (2013, 2006, 2004a/b), Marcuschi (2008, 2006, 2003), Travaglia (2013, 2009, 2004, 2002) and in official guidelines for teaching (NCPS, PCNLP, OCNEM) we describe how grammatical content are deployed in production of senses by reading. The array of Skills from SAEB is employed as a reference for explanation of skills, in the analysis of the issues from the ENEM, which are applied via tests in two different high school classes, resulting in a percentage of utilization. These results constitute the level of development of student s reading. We propose, then, a new description of procedures on issues of grammar, considering notions of understanding, recognition and grammatical application
Palavras-chave: Grammar
Reading
Abilities
Gramática
Leitura
Habilidades
ENEM
SAEB
Língua portuguesa Gramática
Compreensão na leitura
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) - Avaliação
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil) - Avaliação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: WENCESLAU, Fábio de Lima. A gramática na leitura pela leitura da gramática: verificação de desempenho em língua portuguesa do ENEM. 2014. 248 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6119
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fabio Lima Wenceslau_tese.pdf3,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.