Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6119
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A gramática na leitura pela leitura da gramática: verificação de desempenho em língua portuguesa do ENEM |
Título(s) alternativo(s): | The grammar in reading by reading the grammar: performance verification in Portuguese Language of the ENEM |
Autor: | Wenceslau, Fábio de Lima ![]() |
Primeiro orientador: | Azeredo, José Carlos Santos de |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Patricia Ferreira Neves |
Segundo membro da banca: | Medeiros, Luiz Claudio Valente Walker de |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Quarto membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Resumo: | Nesta tese, analisamos um corpus formado por questões de Língua Portuguesa do ENEM de 2010, 2011, 2012 e 2013, para observação de como gramática e leitura estão implicadas na compreensão do texto. Consideramos a hipótese de que componentes gramaticais são geralmente negligenciados em descrições e em estudos do processamento da leitura, porque alunos demonstram menor desempenho em questões que implicam a gramática. Com fundamentação em Azeredo (2013a/b, 2007a/b, 2004), Kleiman (2013, 2006, 2004a/b), Marcuschi (2008, 2006, 2003), Travaglia (2013, 2009, 2004, 2002) e em orientações oficiais para o ensino (PCN, PCNLP, OCNEM), descrevemos como conteúdos gramaticais são mobilizados na produção de sentidos pela leitura. A Matriz de Habilidades do SAEB é empregada como referencial para explicitação de habilidades, na análise das questões do ENEM, que são aplicadas em avaliações do Ensino Médio de duas turmas, resultando em percentuais de aproveitamento. Esses resultados constituem índices do nível de desenvolvimento da leitura desses alunos. Propomos, então, uma nova descrição de procedimentos em questões de gramática, considerando noções de compreensão, reconhecimento e aplicação gramatical |
Abstract: | In this thesis, we analyze a corpus composed of Portuguese Language issues of ENEM from the years of 2010, 2011, 2012 and 2013, to note how grammar and reading are involved in understanding the text. We consider the hypothesis that grammatical components are usually neglected in descriptions and reading processing studies, since students have shown less performance on issues involving the grammar. With justification in Azeredo (2013a/b, 2007a/b, 2004), Kleiman (2013, 2006, 2004a/b), Marcuschi (2008, 2006, 2003), Travaglia (2013, 2009, 2004, 2002) and in official guidelines for teaching (NCPS, PCNLP, OCNEM) we describe how grammatical content are deployed in production of senses by reading. The array of Skills from SAEB is employed as a reference for explanation of skills, in the analysis of the issues from the ENEM, which are applied via tests in two different high school classes, resulting in a percentage of utilization. These results constitute the level of development of student s reading. We propose, then, a new description of procedures on issues of grammar, considering notions of understanding, recognition and grammatical application |
Palavras-chave: | Grammar Reading Abilities Gramática Leitura Habilidades ENEM SAEB Língua portuguesa Gramática Compreensão na leitura Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) - Avaliação Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil) - Avaliação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | WENCESLAU, Fábio de Lima. A gramática na leitura pela leitura da gramática: verificação de desempenho em língua portuguesa do ENEM. 2014. 248 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6119 |
Data de defesa: | 31-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Fabio Lima Wenceslau_tese.pdf | 3,8 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.