Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6132
Tipo do documento: Tese
Título: Aula de leitura: um jogo de restrição dos sentidos
Título(s) alternativo(s): Reading lessons: a game of restricting the senses
Autor: Silva, Regina Elena da 
Primeiro orientador: Oliveira, Helênio Fonseca de
Primeiro membro da banca: Henriques, Claudio Cezar
Segundo membro da banca: Barbosa, Flávio de Aguiar
Terceiro membro da banca: Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
Quarto membro da banca: Gouvêa, Lúcia Helena Martins
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é analisar os procedimentos didáticos relativos à leitura, no livro didático, Português Contexto, Interlocução e Sentido , destinado ao Ensino Médio, da Editora Moderna, de autoria de Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, em sua seção de Produção de Texto , principalmente. A análise visa configurar o percurso teórico-metodológico desse livro didático, com o intuito de observar em que consiste a abordagem discursiva de leitura pretendida por esse livro. Para tanto, busquei contrapor os conceitos e procedimentos desenvolvidos no livro didático com aquilo que, em Análise do Discurso, se concebe como uma abordagem discursiva de leitura. Parto do princípio de que uma abordagem discursiva de leitura pressupõe a consideração das condições de produção de um texto, isto é, a relação de posições histórica e socialmente determinadas em que o simbólico (linguístico) e o imaginário (ideológico) se juntam (ORLANDI, 2008, p.11). A análise do corpus demonstrou que, a despeito de anunciar uma abordagem discursiva, o livro didático não realiza esse intento. As propostas didáticas de leitura repetem o tradicional modelo de interpretação de texto , sem considerar os pressupostos elementares de uma análise discursiva, isto é, que o sentido não está inscrito na superficialidade do texto, mas é produto da complexa relação entre leitor, autor e contexto sócio-histórico-ideológico
Abstract: The main objective of this research lies in examining the didactic procedures related to reading in the textbook Portuguese Language - Context, Interlocution and Meaning" (Moderna Publishing House), recommended for use in High Schools, mainly in its section "Text Production". This analysis aims to set the theoretical and methodological path followed by the textbook in terms of observing what "discourse-based approach to reading , proposed by the book, means. To this end, I have opposed the concepts and procedures developed in the textbook to what is known as discourse-based approach to reading in Discourse Analysis. I assume that a discourse-based approach to reading implies considering text production conditions, i.e., the relationship of historical and socially determined positions - in which the symbolic (linguistic) and the imaginary (ideological) meet" (ORLANDI, 2008, p.11). The corpus analysis has shown that, despite claiming to have a discourse-based approach, the aforementioned textbook does not accomplish its intent. The didactic purpose of reading repeats the traditional model of "reading comprehension", without considering basic assumptions of Discourse Analysis, namely, that the meaning is not a product of a text s shallow reading, but it is the consequence of a complex relationship between reader, author and socio-historical and ideological context
Palavras-chave: Discourse Analysis
Discourse
Education
Ideology
Reading Comprehension
Reading
Textbook
Text
Análise do discurso
Discurso
Ensino
Ideologia
Interpretação de texto
Leitura
Livro didático
Texto
Língua portuguesa Estudo e ensino
Leitura (Ensino médio)
Livros didáticos Avaliação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Regina Elena da. Aula de leitura: um jogo de restrição dos sentidos. 2014. 167 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6132
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regina Elena da Silva_Tese.pdf518,04 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Regina Elena da Silva_ANEXOS A e B.pdf2,85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.