Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6133
Tipo do documento: Tese
Título: Rio, cenas decisivas: teatro entre televisão, patrocínio e política
Título(s) alternativo(s): Rio, scènes décisives: le théâtre entre la télévision, le sponsoring et la politique
Autor: Guenzburger, Gustavo 
Primeiro orientador: Pereira, Victor Hugo Adler
Primeiro membro da banca: Reis, Angela de Castro
Segundo membro da banca: Alcure, Adriana Schneider
Terceiro membro da banca: Werneck, Maria Helena Vicente
Quarto membro da banca: Gomes, Renato Cordeiro
Resumo: Baseado em estudos de casos e em discussões teóricas, este trabalho analisa as relações entre a estética, a produção e a recepção de uma vertente do teatro produzido no Rio de Janeiro que se propõe manter-se além do entretenimento. O critério para a escolha dos casos estudados é o da inteligibilidade das relações entre estética e contexto sócio-econômico, a partir das próprias referências e vivências do pesquisador enquanto também artista e produtor teatral. A abordagem do teatro como fenômeno estético e cultural que interage com o meio sócio-econômico vale neste trabalho tanto para o teatro da contemporaneidade quanto em suas discussões históricas. A universalização da TV, a falta de público pagante para a arte e a ainda recente resposta do Estado como financiador universal da cultura aparecem aqui intimamente ligadas à proliferação e transformação de poéticas teatrais, principalmente no que concerne ao trabalho do ator em cena, sua formação, e a concepção que ele tem de sociedade e de seu papel dentro dela. Esta mirada a partir do fazer teatral questiona o valor de limites fixos entre arte e indústria cultural, ao sugerir como problemática a definição de arte e cultura na contemporaneidade. As relações de mútua legitimação entre a indústria da televisão e o teatro na cidade são acompanhadas desde a sua descoberta pelo Teatro dos Sete, seu apogeu nos anos 70 e 80, e sua subsequente crise no final da década de 80, quando a simbiose se transformou em competição e a TV passou a ditar as regras do mercado de atores. Os espetáculos escolhidos para análise nesta ótica são justamente O Mambembe de 1959 e A Maldição do Vale Negro, de 1988. Em seguida o texto apresenta um resumo de observações e pesquisas sobre sociologia da cultura, a sócio-economia do teatro e as políticas públicas na França. The Flash and Crash Days, de Gerald Thomas, é o espetáculo escolhido para abordar o início da era dos patrocínios no teatro carioca. A última parte da tese procura juntar os resultados obtidos nos estudos e algumas análises a discussões atuais sobre o teatro no Rio de Janeiro, ao comentar possíveis relações entre a estética e o contexto na cena experimental da zona sul da cidade, e a mudança ideológica e de valores que acompanha a ainda recente mudança de modos de produção. O olhar do teatro como negócio é confrontado por uma alternativa que sugere a abertura de novas perspectivas, através da inclusão de novos sujeitos, como oportunidade de renovação da cena carioca
Abstract: Basé sur des études de cas et sur des discussions théoriques, cette thèse analyse les rapports entre l'esthétique, la production et la réception d'une partie du théâtre que l on fait à Rio de Janeiro, qui vise à s affirmer au-delà du divertissement. Le critère pour le choix des cas étudiés est l'intelligibilité de la relation entre l esthétique et les contextes socio-économiques, à partir des références et des expériences du chercheur en tant qu'artiste et producteur de théâtre lui-même. L'approche du théâtre comme un phénomène esthétique et culturel qui interagit avec l'environnement socio-économique vaut à la fois pour le théâtre de la contemporanéité et dans ses discussions historiques. L'universalisation de la télévision, l´absence de public payant pour les manifestations artistiques et les récentes initiatives de l'État en tant que sponsor de la culture sont envisagées dans ses relations avec la prolifération et la transformation des poétiques théâtrales ; en particulier en ce qui concerne le travail de l'acteur sur la scène, sa formation, sa conception de société et de son propre rôle à son intérieur. Le biais adopté pour aborder ces questions tient à ce qu il soit possible de discuter l instabilité actuelle de limites entre l´art, la culture et l´industrie culturelle. Les rapports de légitimation réciproque entre l'industrie de la télévision et le théâtre à Rio sont accompagnés depuis sa découverte par le Teatro dos Sete, son apogée dans les années 70 et 80, et dans sa crise subséquente à la fin des années 80, lorsque la symbiose est devenu la concurrence, et la télé a commencé à dicter les règles du marché pour les comédiens. Les performances choisis pour l'analyse dans cette perspective sont précisément O Mambembe, de 1959 et A Maldição do Vale Negro, de 1988. Puis la thèse présente un résumé des observations et des recherches sur la sociologie de la culture, la socio-économie du théâtre et sur les politiques publiques en France. The Flash et Crash Days, de Gerald Thomas, c est le spectacle choisi pour aborder le début de l'ère du sponsoring dans le théâtre à Rio. La dernière partie de la thèse vise à recueillir les résultats obtenus dans les études et dans certaines analyses des discussions en cours sur le théâtre à Rio de Janeiro, en commentant sur les relations possibles entre l'esthétique et le contexte dans la scène expérimentale de la partie sud de la ville, et le changement idéologique, aussi bien que de valeurs, accompagnant la modification encore récente des modes de production. La perspective du théâtre comme entreprise est confrontée à une alternative qui suggère l'ouverture de nouveaux points de vue, par l'inclusion de nouveaux sujets, en tant q une opportunité de rénovation de la scène à Rio
Palavras-chave: Théâtre à Rio
Mécénat
Télévision
Politiques publiques
Sociologie de la culture
Teatro Aspectos políticos Rio de Janeiro (Estado)
Teatro História Rio de Janeiro (Estado)
Teatro e Estado Rio de Janeiro (Estado)
Rio de Janeiro (Estado) - Política cultural
França - Política cultural
Teatro carioca
Patrocínio
Televisão
Políticas públicas
Sociologia da cultura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: GUENZBURGER, Gustavo. Rio, cenas decisivas: teatro entre televisão, patrocínio e política. 2015. 288 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6133
Data de defesa: 31-Mar-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gustavo Guenzburger_tese.pdf823,13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.