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Tipo do documento: Tese
Título: Retextualização, formas remissivas e (des)construção de sentidos na produção de textos acadêmicos
Título(s) alternativo(s): Retextualization, remissive forms and (de)construction of senses in the production of academic texts
Autor: Britto, Lília Alves 
Primeiro orientador: Oliveira, Helênio Fonseca de
Primeiro coorientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Barbosa, Flávio de Aguiar
Segundo membro da banca: Monnerat, Rosane Santos Mauro
Terceiro membro da banca: Nóbrega, Adriana Nogueira Accioly
Resumo: Este estudo analisa 52 produções textuais (resenhas críticas e resumos) de estudantes dos períodos iniciais do curso de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O propósito maior do estudo é descrever as dificuldades apresentas pelos alunos na produção de textos desses gêneros, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da produção textual do alunado. A pesquisa fundamenta-se teoricamente na linguística textual e nas abordagens cognitivista e sociointeracionista da linguagem. O foco da análise recai sobre o emprego de formas remissivas responsáveis por realizar retomadas do texto-fonte, destacando não só os novos referentes introduzidos no processo de retextualização, mas também o grau de fidelidade às informações contidas no texto-base. Para tanto, registraram-se categorias de funções das formas remissivas, enfocando num primeiro momento a função de introdutor, a de recategorizador e a de recategorizador avaliativo. A realidade do corpus, contudo, revelou a necessidade da criação de outras duas funções discursivas: a de organizador e a de interlocutor. O resultado do estudo demonstra que grande parte dos obstáculos enfrentados pelos alunos está relacionada a dificuldades nos processos de leitura e compreensão dos textos-base e que a falta de um ensino sistemático e funcional dos gêneros resenha crítica e resumo na vida escolar e/ou na acadêmica gera o processo de (des)construção de sentidos revelado pela pesquisa
Abstract: This study analyses 52 (fifty-two) textual productions (critical reviews and abstracts) of freshmen in the Language Graduation Course at UERJ. The main purpose of this study is to describe the difficulties shown by the graduate studens in the production of texts of these genres, contributing , this way, to the improvement of their textual production. This research is theoretically grounded on the Text Linguistics and in the cognitivistic and sociointeractionist approaches of language. The focus of analysis falls on the use of remissive forms responsible for carrying out retakes of the source code, highlighting not only the new referents introduced in the process of retextualization, but also the degree of fidelity to the pieces of information which are found in the source code. Therefore, categories of functions of remissive forms were registered, initially emphasizing the function of introductor, recategorizor and evaluative recategorizor. The result of this study shows that most of the hindrances faced by the students are related to the difficulties in the process of reading comprehension of the source code and that the lack of a systematic and functional teaching of the critical reviews and abstracts in the school life and academic life generates a process of (de)construction of senses revealed by the reseach
Palavras-chave: Retextualization
Remissive forms
Discursive function
Critical reviews
Abstracts
Retextualização
Formas remissivas
Função discursiva
Resenha crítica
Resumo
Língua portuguesa Português escrito
Redação acadêmica
Resumos Redação
Elaboração de resenhas Técnica
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BRITTO, Lília Alves. Retextualização, formas remissivas e (des)construção de sentidos na produção de textos acadêmicos. 2015. 187 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6143
Data de defesa: 28-Set-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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