Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6144
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | Image reading as a pedagogical strategy in Portuguese classes |
Autor: | Rezende, Juliana Vilas Boas de ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e |
Segundo membro da banca: | Valente, André Crim |
Terceiro membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Quarto membro da banca: | Amorim, Marcelo da Silva |
Resumo: | Com a ampliação do domínio e do alcance que a imagem empreende como linguagem, por meio das novas tecnologias e das demandas do mundo contemporâneo, este trabalho visa a inserir o estudo da imagem dinâmica, em suas múltiplas acepções e possibilidades, nas aulas de Língua Portuguesa, dentro do espaço privilegiado que é a escola. Considera-se tal ambiente propício, já que a expressividade da Língua Portuguesa é muitas vezes viabilizada e representada por meio das figuras de linguagem, estudadas em diversos segmentos do percurso escolar. Além disso, a atividade criativa do ser humano também se vincula à produção de imagens, mentais ou formalizadas, em produção verbal ou visual. A superabundância do código visual indica a possibilidade de modificações na forma de pensar do homem contemporâneo. A preponderância dos estímulos imagéticos em relação ao código verbal atua na leitura de mundo dos indivíduos. A competência para a linguagem inerente ao homem, com os posteriores registros escritos a fim de preservar e postergar os saberes e a cultura de um grupo particular, associam a capacidade de ver à capacidade de relatar, de transmitir |
Abstract: | This work aims at introducing the study of image dynamics and its multiple meanings and possibilities into Portuguese classes in the privileged context of school, since image magnifies the domain and reach of the language through the new technologies and demands of the contemporary world. The school environment was chosen because the expressiveness of the Portuguese language is frequently made possible and represented through figures of speech, studied in several segments of the schooling process. Moreover, the creative activity is also associated with the production of mental or formal images, and in verbal or visual production. The contemporary overflow of visual coding may suggest modifications in the thinking process. Preponderance of pictorial stimuli if compared with verbal coding influences the way individuals understand the world. Therefore, competence regarding language includes visual skills, besides verbal and written language. Innate competence for language inherent in man as well as the latter written records made to preserve knowledge and culture of singular groups are thus associated with the ability to communicate and transmit |
Palavras-chave: | Linguistic competence Visual competence Dynamic image Imagem dinâmica Competência linguística Competência visual Língua portuguesa Estudo e ensino Imagem Tecnologia educacional Competência e desempenho (Linguística) Criatividade (Linguística) Aprendizagem Língua portuguesa Figuras de linguagem |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | REZENDE, Juliana Vilas Boas de. A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa. 2015. 116 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6144 |
Data de defesa: | 16-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Juliana Vilas Boas de Rezende_Tese.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.