Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6144
Tipo do documento: Tese
Título: A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa
Título(s) alternativo(s): Image reading as a pedagogical strategy in Portuguese classes
Autor: Rezende, Juliana Vilas Boas de 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Oliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e
Segundo membro da banca: Valente, André Crim
Terceiro membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Quarto membro da banca: Amorim, Marcelo da Silva
Resumo: Com a ampliação do domínio e do alcance que a imagem empreende como linguagem, por meio das novas tecnologias e das demandas do mundo contemporâneo, este trabalho visa a inserir o estudo da imagem dinâmica, em suas múltiplas acepções e possibilidades, nas aulas de Língua Portuguesa, dentro do espaço privilegiado que é a escola. Considera-se tal ambiente propício, já que a expressividade da Língua Portuguesa é muitas vezes viabilizada e representada por meio das figuras de linguagem, estudadas em diversos segmentos do percurso escolar. Além disso, a atividade criativa do ser humano também se vincula à produção de imagens, mentais ou formalizadas, em produção verbal ou visual. A superabundância do código visual indica a possibilidade de modificações na forma de pensar do homem contemporâneo. A preponderância dos estímulos imagéticos em relação ao código verbal atua na leitura de mundo dos indivíduos. A competência para a linguagem inerente ao homem, com os posteriores registros escritos a fim de preservar e postergar os saberes e a cultura de um grupo particular, associam a capacidade de ver à capacidade de relatar, de transmitir
Abstract: This work aims at introducing the study of image dynamics and its multiple meanings and possibilities into Portuguese classes in the privileged context of school, since image magnifies the domain and reach of the language through the new technologies and demands of the contemporary world. The school environment was chosen because the expressiveness of the Portuguese language is frequently made possible and represented through figures of speech, studied in several segments of the schooling process. Moreover, the creative activity is also associated with the production of mental or formal images, and in verbal or visual production. The contemporary overflow of visual coding may suggest modifications in the thinking process. Preponderance of pictorial stimuli if compared with verbal coding influences the way individuals understand the world. Therefore, competence regarding language includes visual skills, besides verbal and written language. Innate competence for language inherent in man as well as the latter written records made to preserve knowledge and culture of singular groups are thus associated with the ability to communicate and transmit
Palavras-chave: Linguistic competence
Visual competence
Dynamic image
Imagem dinâmica
Competência linguística
Competência visual
Língua portuguesa Estudo e ensino
Imagem
Tecnologia educacional
Competência e desempenho (Linguística)
Criatividade (Linguística)
Aprendizagem
Língua portuguesa Figuras de linguagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: REZENDE, Juliana Vilas Boas de. A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa. 2015. 116 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6144
Data de defesa: 16-Nov-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Juliana Vilas Boas de Rezende_Tese.pdf2,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.