Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6149
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Leitura e compreensão na EJA: subsídios teóricos e práticos para reflexão |
Título(s) alternativo(s): | Reading and comprehension at education of young and adults: theoretical and practical subsidies for reflection. |
Autor: | Machado, Terezinha Costa da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Segundo membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Terceiro membro da banca: | Amorim, Marcelo da Silva |
Quarto membro da banca: | Oliveira, Maria Lilia Simões de |
Resumo: | O objetivo geral desta tese é identificar e encaminhar possíveis soluções para as dificuldades na leitura dos alunos. Durante os vinte e cinco anos dedicados ao magistério na Educação de Jovens e Adultos (EJA), agregaram-se experiência, leituras e trocas com outros professores. Elaborou-se um Projeto de Leitura que levasse os alunos da EJA ao sucesso. A cada semestre, replanejava-se, corrigindo as falhas e adequando-o às novas turmas. Desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, percebeu-se que as dificuldades na leitura não ficaram no passado. Muitas dúvidas e lacunas dos universitários, egressos das salas de EJA, permaneciam ainda sem solução, fato deflagrador na busca das causas do fracasso na questão da leitura. Com as hipóteses formuladas sobre as dificuldades na leitura, decidiu-se voltar ao campo de pesquisa e verificar outras, em escola pública de EJA, buscando as respostas que contribuíssem para o ensino de Língua Portuguesa, com a inclusão proativa de mais alunos. As principais questões focaram-se na adequação de vocabulário e interpretação (compreensão), além de fatos linguísticos. Com a pesquisa realizada, foi possível ratificar as hipóteses levantadas no anteprojeto do Doutorado, a saber, que o vocabulário desconhecido interfere na compreensão dos textos e que a falta de conhecimento prévio do assunto desenvolvido causa desinteresse. Diferenciar o uso das linguagens denotativa e conotativa contribui para maior facilidade em apreender o sentido do texto. Notou-se crescimento dos alunos pela orientação da professora com apresentação de textos de gêneros variados. |
Abstract: | The main goal of this thesis is to identify and forward the possible solutions to the difficulties in reading by students from the Education of Young and Adults program. During the twenty-five years dedicated to the teaching at the Education of Young and Adults program, there were experiences, reading and information exchange with other teachers. Then, a Reading Project was elaborated, that could lead the students from the Education of Young and Adults program to success. Each semester, there would occur its replanning, correcting its flaws and adapting it to new classes. From Primary Education until Higher Education, it was possible to realize that the reading difficulties performed by the students from this segment were not something from the past, many of those doubts and gaps from undergraduate students that came from the Education of Young and Adults classrooms would remain unsolved, a fact that was the driving force for the searching of causes of students failure related to reading. With the formulated hypothesis related to the difficulties in reading, the decision to come back to the field search and verify new hypothesis emerged at an Education of Young and Adults school, trying to reach the answers that could contribute to the Portuguese Language teaching, with the positive inclusion of more students. The main concerns were focused on vocabulary adequacy and text interpretation (comprehension), beyond the linguistics facts. With the research done, it was possible to confirm the hypothesis made on the draft of this Doctorate, that is, the vocabulary that was unknown interferes in the text comprehension, and that the lack of previous knowledge related to the subject may cause disinterest. Differentiating the use of denotative and connotative languages contributes to a bigger facility in catching the meaning of the text. It was noted the students' development through teacher's orientation, with the presentation of different texts of variable genres. |
Palavras-chave: | Education of young and adults Reading Teacher training Linguistic facts Comprehension and interpretation Língua portuguesa - Estudo e ensino Leitura - Estudo e ensino Compreensão na leitura Educação de jovens e adultos Professores - Formação Sociolinguística Leitura Formação do professor Fatos linguísticos Compreensão e interpretação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | MACHADO, Terezinha Costa da Silva. Leitura e compreensão na EJA: subsídios teóricos e práticos para reflexão. 2016. 174 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6149 |
Data de defesa: | 31-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Terezinha Costa da Silva Machado_Tese pt1.pdf | 11,43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Terezinha Costa da Silva Machado_Tese pt2.pdf | 5,68 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.