Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6150
Tipo do documento: Tese
Título: Dom Quixote em Nova York: uma trilogia peripatética
Título(s) alternativo(s): Don Quixote in New York: a peripatetic trilogy
Autor: Amaral, Gloria Regina Alves de Carvalho 
Primeiro orientador: Motta, Marcus Alexandre
Primeiro membro da banca: Krause, Gustavo Bernardo Galvão
Segundo membro da banca: Pereira, Victor Hugo Adler
Terceiro membro da banca: Faria, Maria Lucia Guimarães de
Quarto membro da banca: Lima Neto, Manoel Ricardo de
Resumo: Nesta tese foi apresentada uma questão literária suscitada pela aproximação das leituras das obras A trilogia de Nova York de Paul Auster e Dom Quixote . Partindo da constatação de que a presença de Dom Quixote ao longo da trilogia, entre outras obras, demarca o terreno da enunciação literária propriamente dita (a perniciosa influência dos livros, fábulas, mitos etc.), a proposta foi dimensionar nas obras estudadas a própria instabilidade literária, reconhecida como uma questão de palavras e voz anônima (ou seja, a enunciação). Para tanto, foi aproveitada a noção de khôra (terceiro gênero, apresentado por Platão, entre o Inteligível e o Sensível), retomada como teatro tipográfico (cf. "apropriação" de leitura do ensaio Tipografia de Philippe Lacoue-Labarthe). A partir do entendimento de que as obras estudadas apresentam em primeiro plano artifícios e recursos narrativos como uma maneira de revelação da linguagem em sua radicalidade fabulosa, literária, poética, a tese perseguiu a questão respeitando o teatro proposto nas obras. A teoria de apoio também foi apresentada de forma a participar ativamente, como parte mesmo do texto. Todas as questões suscitadas foram trabalhadas a partir da encenação narrativa e do que se chamou de palavras-figuras (recoletadas) das obras: loucura, mentira e herança. A escrita se pretendeu uma leitura ensaística de aproximação dos termos e situações artísticas encontradas e que põem as obras estudadas em movimento de giros e retornos em volta das palavras-figuras que sustentaram a apresentação das ideias. Em um estilo que pretendeu refletir a metodologia de leitura e de pesquisa, as nuances da questão foram encaminhadas como temas e desdobradas em três partes. No primeiro capítulo, foi tratada a primeira palavra-figura, mentira, entendendo que a questão da verdade como mentira ou mentira como verdade remonta ao arcaico da gênese humana, mas que trabalhados no teatro tipográfico dos textos corrobora para a não fixação de conceitos, a efemeridade das certezas e a relativização das leituras. A linguagem mítica e a aparência dos discursos filosófico, teórico, histórico encontrando-se e desencontrando-se na escrita literária como artifícios para a desestabilização. A segunda palavra-figura, loucura, foi trabalhada no capítulo 2 que perseguiu o caminho mesmo da desestabilização na própria forma da escrita, tanto em Dom Quixote como em A trilogia de Nova York e, por conseguinte, no teatro desta leitura ensaística, de forma a abordar a loucura como coisa da mimese, como coisa da leitura também. No capitulo 3, foi tratada a palavra-figura herança, buscando ensaiar a trajetória do texto de Auster ao encontro do que seja essa literatura nova, do novo continente que bebe da origem europeia (Cervantes), mas que escreve sua própria sorte. A tese apresentou uma desconclusão que buscou dar conta da trajetória de sua própria escritura
Abstract: This thesis presented a literary question raised by the approximation of the readings of the works "The New York trilogy " by Paul Auster and "Don Quixote". Starting from the attestation that the presence of "Don Quixote" throughout the trilogy, among other works, marks the site of the actual literary enunciation (the pernicious influence of books, fables, myths, etc.), the proposal was to scale in the works studied the very literary instability, recognized as a matter of words and anonymous voice (ie the enunciation). Therefore, the notion of "Khora" (third gender, presented by Plato, between the Intelligible and Sensitive) was used, taken as "typographical theater" (as an "appropriation" of reading the essay "Typography" by Philippe Lacoue-Labarthe). Originating from the understanding that the works studied present in the foreground devices and narrative resources as a way of revealing language in its fabulous, literary, poetic radicalism, the thesis pursued the question respecting the "theater" proposed in the works.The supporting theory of was also presented so as to actively participate as part of the text itself. All the issues raised were worked from the narrative dramatization of what was conveyed as three word-figures (recollected) from the works: madness, lies and heritage. The writing was intended to be an essayistic reading seeking to approximate the terms and artistic situations found, which put the works studied in circular motion, spinning around and returning to the word-figures that supported the presentation of ideas. In a style intended to reflect the methodology of the reading and the research, the nuances of the issue were addressed as themes and unfolded into three parts. In the first chapter, the first word-figure was addressed, lies, understanding that the question of truth as a lie or falsehood as truth goes back to the archaic human genesis, but that in the manner they were worked inside the typographic theater of the texts, they corroborate to the non-fixing of concepts, the transience of certainties and the relativization of the readings.The mythical language and the appearance of philosophical, theoretical, historical speeches" meeting and losing themselves in the literary writing as devices for destabilization.The second word-figure, madness, was developed in Chapter 2, which pursued the same path of destabilization in the very form of writing, both in "Don Quixote" as in "The New York trilogy " and therefore in the "theater" of this essayistic reading, so as to address madness as something proper of the mimesis, as something pertaining to the act of reading as well. In chapter 3, the word-picture "heritage" was addressed, seeking to rehearse the trajectory of Auster s text in face of whatever is this new literature may be, the literature of the "new continent" which drinks of its European origin (Cervantes), but which writes its own fortune. The thesis presented a disconclusion that sought to account for the trajectory of its own writing
Palavras-chave: Don Quixote
Comparative literature
Mimesis
Enunciation
Auster, Paul, 1947- - Crítica e interpretação
Auster, Paul, 1947-. A trilogia de Nova York
Cervantes Saavedra, Miguel de, 1547-1616 - Crítica e interpretação
Cervantes Saavedra, Miguel de, 1547-1616. Dom Quixote
Literatura comparada - Americana e espanhola
Literatura comparada - Espanhola e americana
Mimese na literatura
Paul Auster
Enunciação
Dom Quixote
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6150
Data de defesa: 24-Jun-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gloria Regina Alves de Carvalho Amaral_tese.pdf6,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.