Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6151
Tipo do documento: Tese
Título: Slogans de jornais: as várias faces do discurso da mídia em um signo de autorreferência e afirmação identitária
Título(s) alternativo(s): Newspaper slogans: the multiple selves of information discourse on a self-referent sign of identity expression
Autor: Martins, Beatriz Pelosi 
Primeiro orientador: Oliveira, Helênio Fonseca de
Primeiro membro da banca: Valente, André Crim
Segundo membro da banca: Barbosa, Flávio de Aguiar
Terceiro membro da banca: Bucheb, Marcia Pereira da Veiga
Quarto membro da banca: Silva, Cristiane Brasileiro Mazocoli
Resumo: Esta tese relata uma investigação sobre o discurso publicitário autorreferente dos jornais brasileiros, especialmente por meio de uma manifestação textual específica: os slogans comerciais, usados por esses órgãos de informação como signos de expressão da identidade de suas marcas. Para tanto, foram descritas as características discursivas (formais, situacionais e comunicacionais) relativas ao discurso publicitário, em especial ao slogan comercial, que é uma forma textual típica desse discurso. Em seguida, foi explorado o universo das publicidades das marcas de jornais uma grande encruzilhada em que as várias faces das empresas jornalísticas se imbricam: veículo de informação; produto de consumo em mercado de livre concorrência; empresa que vende espaços publicitários; e instituição inserida no corpo político e social, propagadora de discursos. Por fim, com base nos fundamentos teóricos da análise semiolinguística do discurso, foi analisado um corpus composto por 155 slogans das diversas marcas de jornais brasileiros, em que se descreveram os sujeitos envolvidos, as estratégias e efeitos visados, os recursos de estilo empregados, e, finalmente, os imaginários sociodiscursivos percebidos nesses discursos
Abstract: This thesis reports a research on slogans used by Brazilian newspapers as an expression of their brand identity. That is, therefore, a communicative context in which those newspapers promote themselves. The aim of the research is to describe not only such discourse phenomenon and the context in which it occurs, but also the universe of newspaper brands advertisement a great crossroad in which the different selves of journalistic companies get embedded. The newspaper is then seen as a consuming product in open market competition: a company that sells advertising spaces and an institution inserted in the social and political body that perpetuates discourses. Finally, based on the theoretical foundations of Charaudeau s Semiolinguistic Discourse Analysis, a corpus with 155 slogans from different Brazilian newspaper brands has been analyzed, describing the subjects involved, the targeted strategies and effects, the linguistic resources used and, eventually, the socio-discursive imageries perceived in these discourses
Palavras-chave: Advertising discourse
Analysis of discourse
Newspaper
Self-reference
Information discourse
Media discourse
Slogan
Discurso publicitário
Análise do discurso
Jornal
Autorreferência
Discurso da informação
Discurso da mídia
Mídia (Publicidade)
Anúncios em jornais
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MARTINS, Beatriz Pelosi. Slogans de jornais: as várias faces do discurso da mídia em um signo de autorreferência e afirmação identitária. 2016. 201 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6151
Data de defesa: 21-Mar-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Beatriz Pelosi Martins Tese.pdf2,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.