Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6157
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A ninfa do leque: uma história da coquete na literatura inglesa da Restauração à Bèlle Époque |
Título(s) alternativo(s): | The nymph with the fan: a history of the coquette in English Literature from the Restoration to the Belle Époque |
Autor: | Rosa, Débora Souza da ![]() |
Primeiro orientador: | Monteiro, Maria Conceição |
Primeiro membro da banca: | Pinho, Davi Ferreira de |
Segundo membro da banca: | Almeida, Claudia Maria Pereira de |
Terceiro membro da banca: | Cardoso, Andre Cabral de Almeida |
Quarto membro da banca: | Besner, Neil |
Resumo: | A tese visa a construir uma genealogia do coquetismo na literatura inglesa a partir da década de 1660, em que o termo coquette foi importado da França pela monarquia inglesa restaurada, até a Belle Époque anterior à Primeira Grande Guerra que decretaria o fim dos impérios e da preponderância ideológica da cultura aristocrática na Europa. O estereótipo da coquete, sua relevância e funcionalidades narrativas são analisados historicamente à luz de seus três símbolos mais característicos: o leque, o espelho e a máscara. Construo uma trajetória alegórica que se inicia com seu début no teatro da Restauração, segue para sua queda dos palcos para o romance cuja primazia caberia, pelo menos desde Pamela, à mulher doméstica que instruiria a nova moral sentimental. Passando pelas reviravoltas de tragédias ou reformas morais entre os séculos XVIII e XIX, a coquete chega à sua decadente embora apoteótica despedida durante as últimas décadas da Época do Belo. Entre as peças The Way of the World e Lady Windermere s Fan, passando pelos romances Pamela, Moll Flanders e Vanity Fair e Zuleika Dobson, faço um estudo da coquete enquanto figura dúbia e representação da vontade de potência nietzscheana das narrativas no período transicional entre a retórica aristocrática do modelo unitário de sexualidade e a retórica burguesa do modelo binário. |
Abstract: | The purpose of the thesis is to build a genealogy of coquetry in English literature from the 1660 s, decade in which the term coquette was imported from France by the restored English monarchy, until the Belle Époque right before the First World War which would bring the end of the empires and the end of an ideological preponderance of the aristocratic culture in Europe. The coquette stereotype, its relevance and uses in the narratives are analyzed historically through its three most characteristic symbols: the fan, the mirror and the mask. I endeavor to construct an allegorical trajectory which begins with the coquette s début in the Restoration drama, goes to its fall from the stage to the novel whose dominium belonged, at least since Pamela, to the domestic woman who would instruct the readers in the new sentimental morality. Through its upheavals in tragedies or moral reforms between the eighteenth and the nineteenth centuries, the coquette comes to its decadent although remarkable farewell during the last decades of the Age of Beauty. Between the plays The Way of the World (1700) and Lady Windermere s Fan (1893), and the novels Pamela, Moll Flanders, Vanity Fair and Zuleika Dobson, I study the coquette as a dubious figure and as the representation of the Nietzschean will to power within the narratives in the transitional period between the aristocratic rhetoric founded on the one-sex model and the bourgeois rhetoric founded on the two-sex model. |
Palavras-chave: | Coquette One-sex/Two-sex model Restoration Sentimental novel Bourgeois morality Coquete Modelo sexual unitário/binário Restauração Belle Époque Romance sentimental Moralidade burguesa Mulheres e literatura Mulheres na literatura Literatura e sociedade Literatura inglesa História e crítica Feminilidade na literatura Mulheres Conduta Inglaterra História Grã-Bretanha - História - Restauração, 1640-1668 Classe média |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | ROSA, Débora Souza da. A ninfa do leque: uma história da coquete na literatura inglesa da Restauração à Bèlle Époque. 2016. 229 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6157 |
Data de defesa: | 30-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Debora Souza da Rosa_Tese.pdf | 3,39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.