Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6157
Tipo do documento: Tese
Título: A ninfa do leque: uma história da coquete na literatura inglesa da Restauração à Bèlle Époque
Título(s) alternativo(s): The nymph with the fan: a history of the coquette in English Literature from the Restoration to the Belle Époque
Autor: Rosa, Débora Souza da 
Primeiro orientador: Monteiro, Maria Conceição
Primeiro membro da banca: Pinho, Davi Ferreira de
Segundo membro da banca: Almeida, Claudia Maria Pereira de
Terceiro membro da banca: Cardoso, Andre Cabral de Almeida
Quarto membro da banca: Besner, Neil
Resumo: A tese visa a construir uma genealogia do coquetismo na literatura inglesa a partir da década de 1660, em que o termo coquette foi importado da França pela monarquia inglesa restaurada, até a Belle Époque anterior à Primeira Grande Guerra que decretaria o fim dos impérios e da preponderância ideológica da cultura aristocrática na Europa. O estereótipo da coquete, sua relevância e funcionalidades narrativas são analisados historicamente à luz de seus três símbolos mais característicos: o leque, o espelho e a máscara. Construo uma trajetória alegórica que se inicia com seu début no teatro da Restauração, segue para sua queda dos palcos para o romance cuja primazia caberia, pelo menos desde Pamela, à mulher doméstica que instruiria a nova moral sentimental. Passando pelas reviravoltas de tragédias ou reformas morais entre os séculos XVIII e XIX, a coquete chega à sua decadente embora apoteótica despedida durante as últimas décadas da Época do Belo. Entre as peças The Way of the World e Lady Windermere s Fan, passando pelos romances Pamela, Moll Flanders e Vanity Fair e Zuleika Dobson, faço um estudo da coquete enquanto figura dúbia e representação da vontade de potência nietzscheana das narrativas no período transicional entre a retórica aristocrática do modelo unitário de sexualidade e a retórica burguesa do modelo binário.
Abstract: The purpose of the thesis is to build a genealogy of coquetry in English literature from the 1660 s, decade in which the term coquette was imported from France by the restored English monarchy, until the Belle Époque right before the First World War which would bring the end of the empires and the end of an ideological preponderance of the aristocratic culture in Europe. The coquette stereotype, its relevance and uses in the narratives are analyzed historically through its three most characteristic symbols: the fan, the mirror and the mask. I endeavor to construct an allegorical trajectory which begins with the coquette s début in the Restoration drama, goes to its fall from the stage to the novel whose dominium belonged, at least since Pamela, to the domestic woman who would instruct the readers in the new sentimental morality. Through its upheavals in tragedies or moral reforms between the eighteenth and the nineteenth centuries, the coquette comes to its decadent although remarkable farewell during the last decades of the Age of Beauty. Between the plays The Way of the World (1700) and Lady Windermere s Fan (1893), and the novels Pamela, Moll Flanders, Vanity Fair and Zuleika Dobson, I study the coquette as a dubious figure and as the representation of the Nietzschean will to power within the narratives in the transitional period between the aristocratic rhetoric founded on the one-sex model and the bourgeois rhetoric founded on the two-sex model.
Palavras-chave: Coquette
One-sex/Two-sex model
Restoration
Sentimental novel
Bourgeois morality
Coquete
Modelo sexual unitário/binário
Restauração
Belle Époque
Romance sentimental
Moralidade burguesa
Mulheres e literatura
Mulheres na literatura
Literatura e sociedade
Literatura inglesa História e crítica
Feminilidade na literatura
Mulheres Conduta Inglaterra História
Grã-Bretanha - História - Restauração, 1640-1668
Classe média
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ROSA, Débora Souza da. A ninfa do leque: uma história da coquete na literatura inglesa da Restauração à Bèlle Époque. 2016. 229 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6157
Data de defesa: 30-Mar-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Debora Souza da Rosa_Tese.pdf3,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.