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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6170
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A memória do grito mudo e a dialética das vozes inaudíveis à luz de Aby Warburg e Walter Benjamin |
Título(s) alternativo(s): | La memoria del grido muto e la dialetica delle voci inaudibili alla luce di Aby Warburg e Walter Benjamin |
Autor: | Caminha Neto, José Guimarães |
Primeiro orientador: | Nuñez, Carlinda Fragale Pate |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Ana Lúcia Machado de |
Segundo membro da banca: | Diogo, Rita de Cássia Miranda |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, Martha de Mello |
Quarto membro da banca: | Lins, Vera Lúcia de Oliveira |
Resumo: | Esta tese parte da imagem do grito mudo para propor uma constelação intermidial que inclui o teatro, o cinema, as artes plásticas e a literatura. A equação comparativa desta pesquisa se articula com base na sobrevivência das formas e no conceito de Pathosformel, com os quais Aby Warburg buscava contar a História cultural da humanidade, e no emprego teórico que Benjamin dá à noção de montagem. Entre as obras que figuram no corpus analítico estão o filme Grido (Pippo Delbono, 2006), a peça Mãe Coragem e seus filhos (Bertolt Brecht, 1939), e a gravura Morte de Orfeu (Dürer, 1494), que demandam abordagens distintas no trato da gestualidade. A epistemologia da complexidade permite percorrer a teoria da linguagem e os escritos sobre o teatro épico de Walter Benjamin para abordar a fórmula do páthos per se e sua semelhança com o gestus brechtiano. Nesse exercício de alteridade sobre as vozes do recalcado e do excluído a escuta se aguça e permite o olhar sobre os sintomas gestuais e discursivos que causam o estranhamento. Na conclusão, reconhecemos um outro tipo de familiaridade entre o pensamento de Benjamin e Warburg: a subversão da tradição judaica e uma noção do tempo histórico que se revela por meio da montagem, entre saltos temporais e confrontos entre eventos distintos, procedimentos que dialogam com o método do Talmude |
Abstract: | Questa tesi parte dall'immagine del grido muto per proporre una costellazione multimediale che comprende teatro, cinema, arti plastiche e letteratura. L'equazione comparativa di questa ricerca è articolata sulla base della sopravvivenza delle forme e del concetto di Pathosformel, con i qualli Aby Warburg cercò di raccontare la storia culturale dell'umanità, e con l'occupazione teorica che Walter Benjamin dà alla nozione di montaggio. Tra le opere che compaiono nel corpus analitico si trovano il film Grido (Pippo Delbono, 2006), il lavoro teatrale Madre coraggio e dei suoi figli (Bertolt Brecht, 1939), e l incisione Morte di Orfeo (Albrecht Dürer, 1494), che esigono approcci distinti nella dimensione gestuale. L'epistemologia della complessità permette di attraversare la teoria del linguaggio e gli scritti sul teatro epico di Walter Benjamin per affrontare la formula del páthos per sé e la sua somiglianza con il gestus brechtiano. In questo esercizio di alterità sulle voci del represso e dell escluso la potenza dell ascoltatore è più nitida e permette lo sguardo sul segno e sintomi discorsivi che causano la stranezza. In conclusione, riconosciamo un altro tipo di famigliarità tra il pensiero di Benjamin e Warburg: la sovversione della tradizione ebraica ed una nozione di tempo storico che si rivela attraverso il montaggio, tra salti temporali e scontri tra eventi distinti, procedure che dialogano con il metodo talmudico |
Palavras-chave: | Montaggio Literatura Filosofia Arte História Intermidialidade Warburg, Aby, 1866-1929 Benjamin, Walter, 1892-1940 Gestos na arte Delbono, Pippo, 1959-. Grido (Filme) Brecht, Bertolt, 1898-1956. Mãe coragem e seus filhos Gravura Alemanha Aby Warburg Walter Benjamin Pippo Delbono Gestus Pathosformel |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | CAMINHA NETO, José Guimarães. A memória do grito mudo e a dialética das vozes inaudíveis à luz de Aby Warburg e Walter Benjamin. 2017. 187 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6170 |
Data de defesa: | 29-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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