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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6176
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A intertextualidade nas redações de vestibular: uma reflexão sobre os gêneros que constroem o discurso do vestibulando |
Título(s) alternativo(s): | Intertextuality in college entrance examination essays: a reflection on the genres that build up candidate s discourse |
Autor: | Bispo, Maria de Fátima Fernandes ![]() |
Primeiro orientador: | Valente, André Crim |
Primeiro membro da banca: | Azeredo, José Carlos Santos de |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Helênio Fonseca de |
Terceiro membro da banca: | Pauliukonis, Maria Aparecida Lino |
Quarto membro da banca: | Carneiro, Agostinho Dias |
Resumo: | A partir da teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau, considerou-se a prova de redação, no evento vestibular, um ato de linguagem, em que os candidatos visam convencer a banca de correção acerca da qualidade do texto que produziram. Esta pesquisa teve como objetivo investigar os gêneros textuais recorrentes nas produções (realizadas no ano de 2005, na UERJ), adotando a intertextualidade como signo indicial. A tese defendida consistiu em mostrar que os gêneros textuais com os quais os alunos lidam em toda a sua trajetória escolar não se refletem em seus textos, apesar de a situação discursiva representar um momento decisivo na sua história. O percurso do estudo foi o seguinte: análise do evento vestibular como ato de linguagem; reflexões sobre a leitura e a escrita; conceituação de intertextualidade; estudo dos gêneros textuais e análise do corpus. As conclusões inferidas na análise confirmaram a tese perseguida: a maioria das redações não revelou conexão intertextual com os gêneros tradicionalmente priorizados no âmbito escolar, havendo sim um predomínio de gêneros marcados pela oralidade (como, por exemplo, frases de protesto e provérbios). Além de tal investigação, discutiu-se o ensino da intertextualidade, no ensino médio, a partir da análise de alguns livros didáticos, sugerindo-se uma prática de ensino diferente sobre esse tema. Questionou-se também a crença de que cabe tão-somente ao profissional de língua portuguesa a responsabilidade sobre o ideário dos alunos refletido nos textos que realizam. Foi apresentada, por fim, uma proposta interdisciplinar de redação, com vistas a mobilizar os diversos gêneros trabalhados nas diferentes disciplinas escolares |
Abstract: | Starting from Patrick Charaudeau s Semiolinguistics, the writing task, in the Brazilian college entrance exam (from here on referred to as Vestibular), was considered an act of language (?), in which candidates aim at convincing the examination committee how good the final text was. This research aims at analyzing the textual genres recurring in students productions (all written in the year 2005, at the State University of Rio de Janeiro UERJ). In this investigation, intertextuality is taken as an indicating sign.The thesis defended here consists of showing that the textual genres dealt by students throughout their schooling are not reflected in their writing, even though the discoursive situation represents a turning point in their career. The studies were carried as follows: analysis of the Vestibular event as an act of language; reflections on reading and writing; conceptualization of intertextuality; study of textual genres and corpus analysis.The conclusions inferred in the analysis confirmed the thesis: most essays do not reveal any intertextual connection with the genres traditionally prioritized in the school environment, but a predominance of genres marked by orality (like, for example, protest expressions and proverbs).Besides this investigation, the teaching of intertextuality in Brazilian high schools is discussed through the analysis of some text books, and a different teaching method is suggested. Furthermore, the belief that it is the Portuguese Language teacher s responsibility over the students ideas reflected in their written texts is discussed, thus presenting an interdisciplinary proposal of how an essay should be written, so as to promote the different genres dealt with in the different school subjects |
Palavras-chave: | Text production Intertextuality Textual genres Produção textual Intertextualidade Gêneros textuais Semiótica Língua portuguesa - Escrita Universidades e faculdades - Vestibular Prosa escolar Leitura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | BISPO, Maria de Fátima Fernandes. A intertextualidade nas redações de vestibular: uma reflexão sobre os gêneros que constroem o discurso do vestibulando. 2009. 185 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6176 |
Data de defesa: | 6-Fev-2009 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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