Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6176
Tipo do documento: Tese
Título: A intertextualidade nas redações de vestibular: uma reflexão sobre os gêneros que constroem o discurso do vestibulando
Título(s) alternativo(s): Intertextuality in college entrance examination essays: a reflection on the genres that build up candidate s discourse
Autor: Bispo, Maria de Fátima Fernandes 
Primeiro orientador: Valente, André Crim
Primeiro membro da banca: Azeredo, José Carlos Santos de
Segundo membro da banca: Oliveira, Helênio Fonseca de
Terceiro membro da banca: Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
Quarto membro da banca: Carneiro, Agostinho Dias
Resumo: A partir da teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau, considerou-se a prova de redação, no evento vestibular, um ato de linguagem, em que os candidatos visam convencer a banca de correção acerca da qualidade do texto que produziram. Esta pesquisa teve como objetivo investigar os gêneros textuais recorrentes nas produções (realizadas no ano de 2005, na UERJ), adotando a intertextualidade como signo indicial. A tese defendida consistiu em mostrar que os gêneros textuais com os quais os alunos lidam em toda a sua trajetória escolar não se refletem em seus textos, apesar de a situação discursiva representar um momento decisivo na sua história. O percurso do estudo foi o seguinte: análise do evento vestibular como ato de linguagem; reflexões sobre a leitura e a escrita; conceituação de intertextualidade; estudo dos gêneros textuais e análise do corpus. As conclusões inferidas na análise confirmaram a tese perseguida: a maioria das redações não revelou conexão intertextual com os gêneros tradicionalmente priorizados no âmbito escolar, havendo sim um predomínio de gêneros marcados pela oralidade (como, por exemplo, frases de protesto e provérbios). Além de tal investigação, discutiu-se o ensino da intertextualidade, no ensino médio, a partir da análise de alguns livros didáticos, sugerindo-se uma prática de ensino diferente sobre esse tema. Questionou-se também a crença de que cabe tão-somente ao profissional de língua portuguesa a responsabilidade sobre o ideário dos alunos refletido nos textos que realizam. Foi apresentada, por fim, uma proposta interdisciplinar de redação, com vistas a mobilizar os diversos gêneros trabalhados nas diferentes disciplinas escolares
Abstract: Starting from Patrick Charaudeau s Semiolinguistics, the writing task, in the Brazilian college entrance exam (from here on referred to as Vestibular), was considered an act of language (?), in which candidates aim at convincing the examination committee how good the final text was. This research aims at analyzing the textual genres recurring in students productions (all written in the year 2005, at the State University of Rio de Janeiro UERJ). In this investigation, intertextuality is taken as an indicating sign.The thesis defended here consists of showing that the textual genres dealt by students throughout their schooling are not reflected in their writing, even though the discoursive situation represents a turning point in their career. The studies were carried as follows: analysis of the Vestibular event as an act of language; reflections on reading and writing; conceptualization of intertextuality; study of textual genres and corpus analysis.The conclusions inferred in the analysis confirmed the thesis: most essays do not reveal any intertextual connection with the genres traditionally prioritized in the school environment, but a predominance of genres marked by orality (like, for example, protest expressions and proverbs).Besides this investigation, the teaching of intertextuality in Brazilian high schools is discussed through the analysis of some text books, and a different teaching method is suggested. Furthermore, the belief that it is the Portuguese Language teacher s responsibility over the students ideas reflected in their written texts is discussed, thus presenting an interdisciplinary proposal of how an essay should be written, so as to promote the different genres dealt with in the different school subjects
Palavras-chave: Text production
Intertextuality
Textual genres
Produção textual
Intertextualidade
Gêneros textuais
Semiótica
Língua portuguesa - Escrita
Universidades e faculdades - Vestibular
Prosa escolar
Leitura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BISPO, Maria de Fátima Fernandes. A intertextualidade nas redações de vestibular: uma reflexão sobre os gêneros que constroem o discurso do vestibulando. 2009. 185 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6176
Data de defesa: 6-Fev-2009
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Maria de Fatima Fernandes Bispo_Tese.pdf3,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.