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Tipo do documento: Tese
Título: Antônio Nóbrega: a expressão linguístico-poético-musical de um brincante pernambucano
Título(s) alternativo(s): Antonio Nobrega: the musical-poetical-linguistic expression of a popular artist from Pernambuco, Brazil
Autor: Lima, Jorge Luís Moutinho 
Primeiro orientador: Valente, André Crim
Primeiro membro da banca: Azeredo, José Carlos Santos de
Segundo membro da banca: Diniz, Julio Cesar Valladão
Terceiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Quarto membro da banca: Martelotta, Mario Eduardo Toscano
Resumo: Esta tese tem por objetivo abordar o universo lingüístico-poético-musical em que se expressa o cantor, compositor, ator, dançarino, violinista e rabequeiro pernambucano Antonio Nóbrega, tomando como base três campos da língua portuguesa: estilística, semântica e dialetologia. O estudo tem como ponto de partida o repertório dos cinco CDs gravados por ele no período de 1996 a 2002 (Na pancada do ganzá, Madeira que cupim não rói, Pernambuco falando para o mundo, O marco do meio-dia e Lunário perpétuo), discos que resultam de espetáculos homônimos. Com base no corpus aqui analisado, serão feitas aproximações entre os pressupostos teóricos referentes aos campos de estudo indicados e o que se verifica nas letras que fazem parte desse universo lingüístico, realçando-se a presença dos parceiros Bráulio Tavares e Wilson Freire e levando-se em conta aspectos relativos à importância da cultura popular brasileira na formação desse brincante nordestino que tem como referenciais preponderantes em seu trabalho o escritor Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. As reflexões sobre o trabalho de Antonio Nóbrega são contribuições desta tese no sentido de mostrar como se pode analisar uma obra literário-musical utilizando elementos teóricos da língua portuguesa, estabelecendo diálogos entre mais de um campo de estudo.
Abstract: This doctorate dissertation has as its aim to deal with the musical-poetic- linguistic universe in which Antonio Nóbrega, an artist from the state of Pernambuco, Brazil, expresses himself as singer, composer, actor, dancer, violinist, and rebec player, taking as its basis three fields of the Portuguese language: stylistics, semantics and dialectology. The study has as its starting point the repertoire of the five CDs recorded by him in the period from 1996 to 2002 (Na pancada do ganzá, Madeira que cupim não rói, Pernambuco falando para o mundo, O marco do meio-dia e Lunário perpétuo), records which result from the homonymous spectacles. Having as basis the corpus which was analyzed here, approximations will be accomplished among the theoretical presuppositions related to the fields of study mentioned before, and the one which is verified in the lyrics which are part of this linguistic universe, giving prominence to the presence of his partners Bráulio Tavares and Wilson Freire, and taking into consideration aspects concerning the importance of Brazilian popular culture in the formation of this northeastern artist who has the writer Ariano Suassuna and the cultural movement known as Movimento Armorial as prominent referentials in his work. The reflections on the work of Antonio Nóbrega are the contributions of this doctorate dissertation in the sense of showing how it is possible to analyze a musical-literary work by using theoretical elements of the Portuguese language, establishing dialogues among more than one field of study.
Palavras-chave: Stylistics
Semantics
Dialectology
Brazilian popular culture
Brazilian music
Nóbrega, Antonio, 1952 - Crítica e interpretação
Linguística
Música popular - Brasil
Língua portuguesa - Estilo
Estilística
Semântica
Dialetologia
Cultura popular brasileira
Música brasileira
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: LIMA, Jorge Luís Moutinho. Antônio Nóbrega : a expressão linguístico-poético-musical de um brincante pernambucano. 2006. 187 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6177
Data de defesa: 3-Abr-2006
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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