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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6179
Tipo do documento: Tese
Título: Realidades, desejos, crimes e ficções: as cidades de Camilo Castelo Branco e Gervásio Lobato
Título(s) alternativo(s): Realities, desires, crimes and fictions: the cities of Camilo Castelo Branco and Gervásio Lobato
Autor: Castro, Andreia Alves Monteiro de 
Primeiro orientador: David, Sérgio Nazar
Primeiro membro da banca: Oliveira, Paulo Fernando da Motta de
Segundo membro da banca: Silva, Dalva Maria Calvão da
Terceiro membro da banca: Ferreira, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz
Quarto membro da banca: Batalha, Maria Cristina
Resumo: O objetivo desta tese é analisar, em perspectiva comparada, como Camilo Castelo Branco (1825-1890) e Gervásio Lobato (1850-1895) representaram e discutiram as transformações do conceito de crime e as estratégias de combate à criminalidade na segunda metade do século XIX em Portugal. O grande aumento populacional, a defesa da propriedade privada, as novas relações de trabalho e a concentração de renda acirraram os conflitos entre as elites e as classes populares nos dois maiores centros urbanos: Lisboa e Porto. O medo e a sensação de insegurança fizeram com que a pobreza fosse criminalizada, marginalizada e impelida para as periferias das cidades. A força policial e o aparato jurídico reforçam esse processo estigmatizante, restringindo a mobilidade e os direitos das chamadas classes perigosas . Através dos romances Mistérios de Lisboa (1854) e Memórias do Cárcere (1862), Camilo mostra que fidalgos e burgueses endinheirados, longe de precisarem transgredir para garantir a sua subsistência, se valiam das mais variadas formas de violência para manter a sua honra e realizar os seus mais sórdidos anseios. A cadeia era então o destino apenas dos delinquentes mais pobres. Os relatos das vidas de seus companheiros de cadeia e das de outros dois criminosos que pretendeu ajudar revelam que o escritor também defendia que todos os que sofrem por um erro cometido mereciam uma segunda chance. No final do oitocentos, investigadores, médicos e peritos contam com um novo aparato científico para comprovar a ocorrência e descobrir a autoria de um crime. Os periódicos e os romances passaram a retratar e registrar tais procedimentos em detalhes. Gervásio Lobato, atento às inovações da ciência, trazidas para a literatura, abordou, em Os Mysterios do Porto (1890-1891), os sofrimentos e as aspirações dos que não podiam ou não conseguiam se encaixar no senso comum, por isso mesmo mais sujeitos à delinquência. Em Camilo, está em primeiro plano certa compaixão por tudo que é humano. Em Gervásio, desponta a acusação endereçada ao social.
Abstract: The goal for this thesis is to analyse, using compared perspectives, how Camilo Castelo Branco (1825-1890) and Gervásio Lobato (1850-1895) represented and discussed the transformations of the concept of crime and strategies of criminality combat on the second half of the XIX century in Portugal. The great population increase, the defence of private property, the new work relations and the income concentration heightened the conflict between the elite and the popular class of the two larger urban centres: Lisbon and Porto. The fear and the feeling of insecurity made poverty become a crime, marginalised and pushed to the cities outskirts. The police force and the judicial array reinforced such stigmatising process, restricting the mobility and rights for the so-called dangerous classes . Through the novels Mistérios de Lisboa (1854) and Memórias do Cárcere (1862), Camilo displays that the wealthy gentry and bourgeoisie, far from needing to commit transgressions to guarantee their subsistence, used all sorts of violence to keep their honour and realise their dirtiest desires. Jail, back then, was a destiny for only the poorest felons. The life accounts from his fellow cellmates and from other two criminals that he intended to help reveal that the writer also defended that all of those who suffer for mistakes they made deserved a second chance. At the end of the eighteenth century, investigators, physicians and experts relief on a new scientific apparatus to prove the occurrence and find out the authorship of a crime. The periodicals and the romances began to depict and register such procedures in detail. Gervásio Lobato, who paid close attention to the science innovations translated to literature, approached, in Os Mysterios do Porto (1890-1891), the sufferings and aspirations of those who couldn t or who didn t manage to fit in the common sense, and because of that more susceptible to delinquency. In Camilo, there is a certain compassion for all that is human on the foreground. In Gervásio, the accusation addressed to society shines
Palavras-chave: Criminal literature
Eighteenth-century novels
Serial novels
Literatura criminal
Romance oitocentista
Romance folhetim
Eugène Sue
Camilo Castelo Branco
Gervásio Lobato
Castelo Branco, Camilo, 1825-1890 Crítica e interpretação
Lobato, Gervásio, 1850-1895 Crítica e interpretação
Castelo Branco, Camilo, 1825-1890. Mistérios de Lisboa
Castelo Branco, Camilo, 1825-1890. Memórias do cárcere
Lobato, Gervásio, 1850-1895. Os mistérios do Porto
Crime na literatura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CASTRO, Andreia Alves Monteiro de. Realidades, desejos, crimes e ficções: as cidades de Camilo Castelo Branco e Gervásio Lobato. 2017. 79 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6179
Data de defesa: 29-Mar-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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