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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6181
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O escritor como objeto de si: uma vertente na literatura contemporânea |
Título(s) alternativo(s): | The writer as an object of himself: a strand in contemporary literature |
Autor: | Silva, Vera Lopes da ![]() |
Primeiro orientador: | Carneiro, Flávio Martins |
Primeiro membro da banca: | Viegas, Ana Claudia Coutinho |
Segundo membro da banca: | Rocha, Fátima Cristina Dias |
Terceiro membro da banca: | Walty, Ivete Lara Camargos |
Quarto membro da banca: | Salgueiro, Wilberth Claython Ferreira |
Resumo: | Esta tese de doutorado apresenta um estudo das vozes discursivas presentes em 10 obras literárias brasileiras contemporâneas que manifestam certa desconfiança quanto ao próprio trabalho de escritor de literatura, desconfiança evidenciada por meio de um recurso estético relativo ao elemento composicional da narrativa: o espaço. Inquietas, as vozes discursivas, que se encarnam, de alguma forma, no narrador, não se fixam, sempre em deslocamentos físicos ou mentais, como se fossem impulsionadas para o entendimento de si. Sendo assim, pela impermanência em que se colocam, é revelado um embaraço, um dilema, um mal-estar quanto à sua existência, problema que se apresenta sob certa aura de fascínio, cuja resolução se dá na e pela construção da escrita, revelando o tempo em que se inscrevem. Como têm em seu bojo esses atributos comuns, embora cada uma delas com sua marca autoral, duplo movimento instigante à pesquisa e passível de estudos comparativos, essas obras são tomadas como componentes de uma vertente reveladora dessa contemporaneidade. São elas A história dos ossos, de Alberto Martins; A passagem tensa dos corpos, de Carlos de Brito e Mello; A vendedora de fósforos, de Adriana Lunardi; Antiterapias, de Jacques Fux; Berkeley em Bellagio, de João Gilberto Noll; Budapeste,de Chico Buarque; Diário da queda,de Michel Laub;Divórcio, de Ricardo Lísias;; Procura do romance, de Julián Fuks; Ribamar, de José Castello. |
Abstract: | This work presents a study of the discursive voices present in 10 contemporaryBrazilian literary works that manifest a certain distrust regarding the work of theliterature writer. Such distrust is evidenced by means of an aesthetic resource relative tothe compositional element of the narrative: space. Restless, the discursive voices that insome way embody the narrator do not settle down. They are always in physical ormental dislocations, as if driven towards their own understanding. Thus, due to theirimpermanence, an embarrassment, a dilemma, a malaise regarding their existence isrevealed, a problem that presents itself with a certain aura of fascination, and whoseresolution occurs in and through the construction of writing,revealing the time in whichthey are inscribed.As they have these common attributes in their core, although each of them with its ownauthorial mark, that is, a double movement instigating to the research and capable ofcomparative studies, these works are taken as components of a revealing aspect of thiscontemporaneity. Namely: A história dos ossos, by Alberto Martins; A passagemtensa dos corpos, by Carlos de Brito e Mello; A vendedora de fósforos, by Adriana Lunardi; Antiterapias,by Jacques Fux; Berkeley em Bellagio, by João Gilberto Noll; Budapeste, by ChicoBuarque; Diário da queda, by Michel Laub; Divórcio, by Ricardo Lísias; Procura do romance, by Julián Fuks; Ribamar, by José Castello. |
Palavras-chave: | Discursive voices Narrator Literature writer Spaciality Contemporaneity fiction Metafiction Vozes discursivas Narrador Escritor Espacialidade Ficção contemporânea Metaficção Escritores brasileiros Espaço e tempo na literatura Literatura moderna Séc. XXI |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SILVA, Vera Lopes da. O escritor como objeto de si: uma vertente na literatura contemporânea. 2017. 287 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6181 |
Data de defesa: | 30-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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