Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6182
Tipo do documento: Tese
Título: Pontuação: perspectivas e ensino
Título(s) alternativo(s): Punctuation: perspectives and teaching
Autor: Camara, Tania Maria Nunes de Lima 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Henriques, Claudio Cezar
Segundo membro da banca: Oliveira, Helênio Fonseca de
Terceiro membro da banca: Bonfim, Eneida do Rego Monteiro
Quarto membro da banca: Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
Resumo: O importante papel que a pontuação desempenha na produção de sentido determina o cuidado maior que o professor deve ter em relação ao seu uso. A orientação exclusivamente sintática dos livros didáticos, que se restringem à apresentação de regras gramaticais, não permite que o aluno perceba no texto literário, os sinais gráficos como recurso de expressividade. Este trabalho tem como objetivo fazer a leitura crítica de alguns dos materiais adotados com mais freqüência nas escolas de Ensino Médio do município do Rio de Janeiro, bem como discutir a necessidade de uma nova abordagem metodológica no ensino da pontuação.
Abstract: The important role that punctuation plays in the meaning of a text must call much attention from teacher who are using it. The orientation exclusively synthatic of didactic books, which limit itselves to he Grammar's rules presentation, do not permit the student to realize, in the literary text, the signals of punctuation as an expressive resource. The objective of this work is the critical analysis of some of the most used materials in the high school of Rio de Janeiro Municipality as well as discussing the necessity of a new methodological presentation in the punctuation teaching.
Palavras-chave: Punctuation
Teaching
Língua portuguesa - Pontuação
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Pontuação
Ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CAMARA, Tania Maria Nunes de Lima. Pontuação: perspectivas e ensino. 2006. 197 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeirio, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6182
Data de defesa: 27-Mar-2006
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.