Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6182
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Pontuação: perspectivas e ensino |
Título(s) alternativo(s): | Punctuation: perspectives and teaching |
Autor: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Henriques, Claudio Cezar |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Helênio Fonseca de |
Terceiro membro da banca: | Bonfim, Eneida do Rego Monteiro |
Quarto membro da banca: | Pauliukonis, Maria Aparecida Lino |
Resumo: | O importante papel que a pontuação desempenha na produção de sentido determina o cuidado maior que o professor deve ter em relação ao seu uso. A orientação exclusivamente sintática dos livros didáticos, que se restringem à apresentação de regras gramaticais, não permite que o aluno perceba no texto literário, os sinais gráficos como recurso de expressividade. Este trabalho tem como objetivo fazer a leitura crítica de alguns dos materiais adotados com mais freqüência nas escolas de Ensino Médio do município do Rio de Janeiro, bem como discutir a necessidade de uma nova abordagem metodológica no ensino da pontuação. |
Abstract: | The important role that punctuation plays in the meaning of a text must call much attention from teacher who are using it. The orientation exclusively synthatic of didactic books, which limit itselves to he Grammar's rules presentation, do not permit the student to realize, in the literary text, the signals of punctuation as an expressive resource. The objective of this work is the critical analysis of some of the most used materials in the high school of Rio de Janeiro Municipality as well as discussing the necessity of a new methodological presentation in the punctuation teaching. |
Palavras-chave: | Punctuation Teaching Língua portuguesa - Pontuação Língua portuguesa - Estudo e ensino Pontuação Ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | CAMARA, Tania Maria Nunes de Lima. Pontuação: perspectivas e ensino. 2006. 197 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeirio, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6182 |
Data de defesa: | 27-Mar-2006 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tania Maria Nunes de Lima Camara_texto.pdf | 829,94 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Tania Maria Nunes de Lima Camara_capa.pdf | 63,14 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Tania Maria Nunes de Lima Camara_anexos.pdf | 325,12 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.