Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6186
Tipo do documento: Tese
Título: Ensino de literatura e multiletramentos
Título(s) alternativo(s): Teaching literature and multi-literacies
Autor: Messeder, Luciana da Silva Dias 
Primeiro orientador: Souza, Roberto Acízelo Quelha de
Primeiro membro da banca: David, Sérgio Nazar
Segundo membro da banca: Correia, éverton Barbosa
Terceiro membro da banca: Pasche, Marcos Estevão Gomes
Quarto membro da banca: Peloggio, Marcelo Almeida
Resumo: A escola do século XXI não pode ficar alheia às inovações tecnológicas das últimas quatro décadas. A interatividade proporcionada pelo advento das novas tecnologias de informação e comunicação permitiu que deixássemos de ser apenas consumidores passivos para sermos produtores de sentido. Neste contexto, o presente trabalho, tendo como foco o ensino de literatura nos últimos anos da educação básica (ensino médio), ressaltará a importância da apropriação dos novos multiletramentos característicos do terceiro milênio para o ensino e a aprendizagem de nossa disciplina. Nossa hipótese de trabalho se fundamenta na utilização do blog como uma nova perspectiva para o ensino de literatura, o que exemplificamos com nossa experiência com o blog educacional Algumas palavras, a fim de demonstrar que essas novas ferramentas digitais podem se tornar grandes aliadas para o trabalho com a literatura
Abstract: The 21st century schools can not be oblivious to the technological innovations of the last four decades. All the interactivity brought by the advent of new information and communication technologies have helped us to cope with the challenge of not being just passive consumers any longer and become producers of meaning. In this context, the present study focuses on the teaching of literature in the last years of secondary education (high school) and highlights the importance of acquiring all the new multi-literacies, typical of the third millennium, regarding the teaching and learning of our subject. Our working hypothesis is based on the use of blogs as a new perspective for the teaching of literature. The experience with the educational blog Algumas Palavras (In Few Words) will demonstrate that these new digital tools can become great allies for the teaching of literature
Palavras-chave: Secondary education. Literature literacy. Digital literacy. Blog. Interactivity
Ensino médio
Letramento literário
Blog
Interatividade
Literatura (ensino médio) Estudo e ensino
Literatura Blogs
Letramento digital
Literatura Tecnologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MESSEDER, Luciana da Silva Dias. Ensino de literatura e multiletramentos. 2017. 178 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6186
Data de defesa: 25-Set-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luciana da Silva Dias Messeder_Tese.pdf1,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.