Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6186
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Ensino de literatura e multiletramentos |
Título(s) alternativo(s): | Teaching literature and multi-literacies |
Autor: | Messeder, Luciana da Silva Dias |
Primeiro orientador: | Souza, Roberto Acízelo Quelha de |
Primeiro membro da banca: | David, Sérgio Nazar |
Segundo membro da banca: | Correia, éverton Barbosa |
Terceiro membro da banca: | Pasche, Marcos Estevão Gomes |
Quarto membro da banca: | Peloggio, Marcelo Almeida |
Resumo: | A escola do século XXI não pode ficar alheia às inovações tecnológicas das últimas quatro décadas. A interatividade proporcionada pelo advento das novas tecnologias de informação e comunicação permitiu que deixássemos de ser apenas consumidores passivos para sermos produtores de sentido. Neste contexto, o presente trabalho, tendo como foco o ensino de literatura nos últimos anos da educação básica (ensino médio), ressaltará a importância da apropriação dos novos multiletramentos característicos do terceiro milênio para o ensino e a aprendizagem de nossa disciplina. Nossa hipótese de trabalho se fundamenta na utilização do blog como uma nova perspectiva para o ensino de literatura, o que exemplificamos com nossa experiência com o blog educacional Algumas palavras, a fim de demonstrar que essas novas ferramentas digitais podem se tornar grandes aliadas para o trabalho com a literatura |
Abstract: | The 21st century schools can not be oblivious to the technological innovations of the last four decades. All the interactivity brought by the advent of new information and communication technologies have helped us to cope with the challenge of not being just passive consumers any longer and become producers of meaning. In this context, the present study focuses on the teaching of literature in the last years of secondary education (high school) and highlights the importance of acquiring all the new multi-literacies, typical of the third millennium, regarding the teaching and learning of our subject. Our working hypothesis is based on the use of blogs as a new perspective for the teaching of literature. The experience with the educational blog Algumas Palavras (In Few Words) will demonstrate that these new digital tools can become great allies for the teaching of literature |
Palavras-chave: | Secondary education. Literature literacy. Digital literacy. Blog. Interactivity Ensino médio Letramento literário Blog Interatividade Literatura (ensino médio) Estudo e ensino Literatura Blogs Letramento digital Literatura Tecnologia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | MESSEDER, Luciana da Silva Dias. Ensino de literatura e multiletramentos. 2017. 178 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6186 |
Data de defesa: | 25-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Luciana da Silva Dias Messeder_Tese.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.