Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6190
Tipo do documento: Tese
Título: (Meta) linguagem no ensino de língua materna: reflexões, atividades e propostas para educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): (Meta) lenguaje en la enseñanza de lengua materns: reflejos, actividades y propuestas para educación de jóvenes y adultos.
Autor: Porte, Daniela 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Azeredo, José Carlos Santos de
Segundo membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Terceiro membro da banca: Bittencourt, Terezinha Maria da Fonseca Passos
Quarto membro da banca: Uchoa, Carlos Eduardo Falcão
Resumo: A discussão sobre o ensino da língua portuguesa é antiga, contudo ainda necessária. As mudanças tecnológicas, culturais e histórico-políticas exigem sempre revisitação à pedagogia da língua. Na Educação de Jovens e Adultos, refletir a respeito da prática da língua materna em séries mais avançadas é premente, uma vez que grande parte das pesquisas na área se debruçam sobre questões de alfabetização e de letramento, especialmente na Educação. O presente estudo tem como objetivo discutir, à luz da Linguística Teórica e Aplicada, o ensino da linguagem e da metalinguagem para turmas do Ensino Médio da EJA, a partir de referenciais teóricos da tradição e da modernidade, dentre os quais se destaca, pelos fundamentos linguísticos, Eugenio Coseriu. O corpus de pesquisa concentra-se em turmas do Noturno do Colégio Santo Inácio (RJ) e a investigação conduziu-se pelo método da pesquisa-ação, uma vez que o estudo não se esgota em reflexões, atividades e propostas sobre o ensino de língua materna, mas almeja transformações da realidade investigada.
Abstract: La discusión sobre la enseñanza de la lengua portuguesa es antigua, pero todavía es necesaria. Los cambios tecnológicos, culturales y histórico-políticos exigen siempre volver a la pedagogía de la lengua. En la Educación de Jóvenes y Adultos, reflexionar sobre la práctica de la lengua materna en series más avanzadas es urgente, ya que gran parte de las investigaciones en el área se centra en cuestiones de alfabetización y de literacidad, especialmente en la Educación. El presente estudio tiene como objetivo discutir, a la luz de la Lingüística Teórica y Aplicada, la enseñanza del lenguaje y del metalenguaje para las clases de la Enseñanza Media de la EJA, a partir de referenciales teóricos de la tradición y de la modernidad, entre los cuales se destacan, por los fundamentos lingüísticos, Eugenio Coseriu. El corpus de investigación se concentra en las clases del Nocturno del Colégio Santo Inácio (RJ) y la investigación se llevó a cabo por el método de la investigación-acción, ya que el estudio no se agota en reflexiones, actividades y propuestas sobre la enseñanza de lengua materna, sino también anhela transformaciones de la realidad investigada.
Palavras-chave: EJA
Enseñanza de lengua materna
(Meta) lenguaje
EJA
Ensino de língua materna
(Meta) linguagem
Língua portuguesa Estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Metalinguagem
Linguagem e línguas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PORTE, Daniela. (Meta) linguagem no ensino de língua materna: reflexões, atividades e propostas para educação de jovens e adultos. 2017. 188 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6190
Data de defesa: 11-Out-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Daniela Porte_Tese.pdf917,12 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.